Marlon Rei da Falésia (Surf – Circuito do Algarve)

Marlon Lipke (na foto, na sua meia-final) venceu na Praia da Falésia três dias antes de partir para a Austrália
(foto:PauloMarcelino)

Marlon Lipke (Clube de Surf de Faro) venceu hoje o Open na 2ª Etapa do Circuito de Surf do Algarve 2014, na Praia da Falésia,  em Vilamoura, assumindo a liderança do circuito depois do segundo lugar obtido na 1ª Etapa, em Faro. A prova foi organizada pelo Quarteira Surf Project (QSP) e disputada em duas praias diferentes, com Guilherme Ribeiro (Caparica Surfing Clube) a dominar o primeiro dia, ontem, ao vencer as categorias Sub-12 e Sub-14 na Praia do Forte Novo, em Quarteira.

Na final Open disputada esta tarde na Falésia, Marlon Lipke fez valer toda a sua experiência competitiva ao optar por se isolar afastado do pico principal, onde a onda já com a maré cheia fechava e quase nunca permitia mais que uma manobra. Com ondas pequenas mas abertas, Marlon conseguiu mais manobras, pontuou mais e venceu, sobretudo, pela estratégia, numa final de luxo contra Eduardo Fernandes (Carcavelos – CRCQL), Miguel Mouzinho (Lagos – Algarve Surf Clube) e Francisco Canelas (Portimão – Clube Naval de Portimão).

A competição Open contou com a presença do exuberante Filipe Jervis (Surfing Clube Costa do Sol e 11º do ranking nacional 2013), que deu espectáculo nos oitavos-de-final mas acabou por ser eliminado nos quartos-de-final, terceiro classificado atrás de Miguel Mouzinho numa bateria onde Paulo Almeida (Portimão) esteve superior e soube escolher as melhores ondas. Destaque ainda no Open para a participação de António Duarte (de São Torpes, Sines), protagonista de um ‘tubaço’ nos oitavos-de-final, numa altura em que o mar estava mais generoso. O atleta alentejano foi eliminado por Eduardo Fernandes e Francisco Canelas nas meias-finais. Paulo Almeida perdeu na outra meia-final para Marlon Lipke e Miguel Mouzinho.

Este foi o último grande treino de competição para Marlon Lipke antes de iniciar a sua assumida campanha internacional para tentar voltar ao WCT, onde competiu em 2009. O atleta natural de Lagos viaja para a Austrália daqui a três dias, para disputar duas provas WQS ASP de 6 estrelas: Hurley Australian Open (10 a 16 de Fevereiro) e Burton Toyota Pro (16 a 23 de Fevereiro). No discurso final, Marlon agradeceu aos surfistas locais terem cedido o pico para a realização da prova, mostrando elegância face ao incidente que obrigou a interromper a prova a meio da tarde quando um bodyboarder local entrou deliberadamente na zona principal de competição.

Na Praia da Falésia, hoje, foram também disputadas as categorias Longboard e Sub-16. A competição nas ‘pranchas’ grandes foi dominada por atletas do Clube de Surf de Faro, com Luís Esteves a repetir a vitória alcançada na 1ª Etapa em duelo apertado com Manuel Mestre (CSFaro). Registo para o 3º lugar de João Veríssimo (CSFaro), de regresso à competição após um longo período lesionado.

A categoria Sub-16 foi toda ela disputada num pico secundário e ganha por Gaspar Teixeira (Costa da Caparica), que no discurso de vitória lamentou que a sua categoria não tivesse tido hipótese de surfar no pico principal, junto ao molhe colado à Marina de Vilamoura. A final Sub-16 foi mal servida de ondas mas teve luta intensa, com António Silveira (Portimão) a terminar em segundo, depois de ter chegado às meias-finais no Open. 

Ontem, no primeiro dia desta 2ª Etapa CSA 2014, a competição decorreu na Praia do Forte Novo, em Quarteira, com mar pequeno para as categorias Sub-12, Sub-14 e Feminino. O jovem prodígio Guilherme Ribeiro venceu em Sub-12 e Sub-14, categorias nas quais foi campeão do circuito em 2013. Na final Sub-14 estiveram três atletas treinados por Francisco Canelas: Bruno Gregório, Ricardo Augusto e Henrique Poucochinho.

Guilherme Ribeiro venceu em Sub-12 e Sub-14


Yolanda Sequeira Hopkins (Quarteira, mas a treinar com a com a Future Surfing em Portimão), campeã 2013, vingou-se da eliminação precoce nas meias-finais da 1ª Etapa e venceu esta 2ª Etapa em Feminino.

Esta 2ª Etapa do Circuito de Surf do Algarve 2014 teve cerca de 65 competidores e foi organizada pelo Quarteira Surf Project, com o patrocínio da Ericeira Surf & Skate e os apoios da Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé, Hotel Dom José e Federação Portuguesa de Surf, que este ano está a envolver-se directamente no circuito, com a presença de Tiago Matos, coordenador FPS para os eventos regionais, a imprimir nova dinâmica ao julgamento e a elevar a qualidade das provas.

A 3ª Etapa do Circuito de Surf do Algarve 2014 vai ser disputada na Praia da Rocha (Portimão), nos dias 1 e 2 de Março, organizada pela escola de surf Playsurf.


Finais 2ª Etapa (Quarteira-Vilamoura) – Circuito de Surf do Algarve 2014

Open (Vilamoura – Praia da Falésia)
1. Marlon Lipke (Lagos – CSFaro)
2. Eduardo Fernandes (Carcavelos – CRCQL)
3. Miguel Mouzinho (Lagos – ASC)

4. Francisco Canelas (Portimão – CNP)

Sub-16 (Vilamoura – Praia da Falésia)
1. Gaspar Teixeira (Costa de Caparica)
2. António Silveira (Portimão)
3. Tomás Ribeiro (Costa de Caparica)
4. António Dionísio (Portimão)

Sub-14 (Quarteira – Praia do Forte Novo)
1. Guilherme Ribeiro (Costa de Caparica – CSC)
2. Bruno Gregório (Quarteira – QSP)
3. Ricardo Augusto (Portimão)
4. Henrique Poucochinho (Portimão)

Sub-12 (Quarteira – Praia do Forte Novo)
1. Guilherme Ribeiro (Costa de Caparica – CSC)
2. Diogo Pereira (Portimão – ICMP)
3. Ricardo Costa (Vilamoura)
4. André Dias (CSFaro)

Feminino (Quarteira – Praia do Forte Novo)
1. Yolanda Sequeira-Hopkins (Quarteira – CNP)
2. Nádia ‘Cachuxa’ Reis (Portimão – CNP)
3. Marta Theriaga Gonçalves (Portimão – CNP)
4. Madalena Cabral (Quarteira)

Longboard (Vilamoura – Praia da Falésia)
1. Luís Esteves (CSFaro)
2. Manuel Mestre, Necas (CSFaro)
3. João Veríssimo (CSFaro)
4. Brice Jacinto (Quarteira – QSP)


Links:
Galeria de Imagens – 2ª Etapa CSA 2014
Video Highlights – autoria QSP
1ª Etapa CSA 2014 – Praia de Faro (Janeiro)
Marlon Lipke na Austrália em Fevereiro

///

Surf – Algarve Circuit 2014
MARLON WINS AT FALÉSIA BEACH


Marlon Lipke won today the Open in Event 2 of the Algarve Surf Circuit 2014 in Falésia Beach (Vilamoura), just three days before he starts his journey to Australia where he will be competing in two 6 Stars ASP WQS this month: Hurley Australian Open (10th-16th) and Burton Toyota Pro (16th-23rd). 

The event was organised by the Quarteira Surf Project (QSP) in two different beaches in two consecutive days. Today’s competition was held in Falésia Beach for Open, Under-16 and Longboard. The Open competiton was very strong, with top Portuguese national contenders. Longboard was dominated by the ‘Clube de Surf de Faro’, with Luís Esteves repeating his victory in Event 1 of this circuit. Gaspar Teixeira (from Costa de Caparica, near Lisbon) won in the age group Under-16.

Yesterday the competition was held in Forte Novo Beach, in Quarteira, for Under-12, Under-14 and Girls. The fabulous Guilherme Ribeiro, 11 years old (from Costa de Caparica) won the age groups U-12 and U-14. The local Yolanda Sequeira Hopkins won the Girls competition.

Event 3 of the Algarve Surf Circuit 2014 will be held in Portimão (Rocha Beach), on March 1st and 2nd.

Comentários