pub

Covil-19 | Desconfinamento também para escolas

Vela de Competição Recomeça a 20 de Junho

Federação Portuguesa de Vela desconfinou a modalidade para competição e escolas (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

A Federação Portuguesa de Vela desconfinou a modalidade, reabrindo o Calendário Oficial de Provas a partir de amanhã, sábado 20 de junho. A primeira prova confirmada é a XXXXI Semana de Vela de Lagos, organizada pelo Clube de Vela de Lagos, para a Classe Cruzeiro e prevista decorrer já este fim de semana, 20 e 21 de junho.

O desconfinamento da modalidade foi anunciado pela FPV na terça-feira 16 de junho, entra em vigor dia 20 de junho e autoriza também as Escolas de Vela a “abrir as suas atividades, mesmo para praticantes sem autonomia técnica, inclusive principiantes”. O comunicado divulgado pela federação estabelece uma série de regras para a realização de provas e prevê que a situação seja reavaliada no próximo dia 28 de junho.

De uma forma geral, as provas de Vela deverão cumprir as regras gerais de higiene e distanciamento social decretadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Conselho de Ministros. Todos os organizadores ficam obrigados a elaborar previamente um Manual de Competição, “descritivo e específico da competição, visando a especificação de medidas de prevenção , proteção e controlo adoptadas para a competição”. O manual deve ser distribuído até três dias antes da prova.

A logística de prevenção poderá causar alguns constrangimentos em espaços abertos mais pequenos, uma vez que a distância entre barcos em terra nunca poderá ser inferior a 1,5 metros e também em terra devem ser definidas áreas limitadas para agrupar até 20 barcos, ou pranchas.

Não está autorizada a presença de público e deverão ser evitadas as cerimónias sociais e as reuniões presenciais de treinadores/team leaders/ atletas. Quando necessárias, estas reuniões devem ser feitas ao ar livre, tal como as audiências de protestos. Deve também ser evitado o tradicional quadro físico de avisos, privilegiando-se a comunicação digital.

Comentários