José Ferreira Vence em Faro (Surf – Circuito do Algarve)

José Ferreira num ‘aerial reverse’ falhado por pouco na recepção durante a final Open
(foto:PauloMarcelino)

O Circuito de Surf do Algarve 2014 começou hoje na Praia de Faro, com 66 atletas inscritos e um swell de tal forma forte que levou ao cancelamento do escalão Sub-12. José Ferreira, número 3 do ‘ranking’ nacional 2013, venceu o Open de forma categórica, numa prova que proporcionou mais de 8 horas de surf de alta intensidade a largas dezenas de pessoas que este domingo se juntaram no ‘quintal’ do Clube de Surf de Faro para assistir ao Four Oceans 2014.

O Four Oceans 2014 – Etapa 1 do Circuito de Surf do Algarve 2014 –  inaugurou a nova postura da Federação Portuguesa de Surf (FPS) de apoio concreto aos circuitos regionais. Na Praia de Faro, a colaboração federativa agilizou o julgamento em dois palanques simultâneos e materializou-se num sistema informático que permitiu dar ao público na praia informação quase instantânea sobre as pontuações das ondas.



Juízes com computadores e a visita do edil de Faro
(foto:PauloMarcelino

 A FPS está a ponderar colocar os circuitos regionais num patamar de qualificação para circuitos nacionais, o que poderá levar a alterações nos calendários no futuro. No cenário projectado pela FPS, o circuito regional do Algarve passará a ser um autêntico circuito do Sul, abrangendo uma linha costeira desde Tróia até Vila Real de Santo António. O Circuito de Surf do Algarve antecipou este ano o futuro e adaptou já o seu calendário, começando e acabando mais cedo: a Etapa 2 é já nos dias 1 e 2 de Fevereiro, em Quarteira; a Etapa 3 vai ser disputada nos dias 1 e 2 de Março, na Praia da Rocha; e a Etapa 4 (última) será na Praia do Amado, em Maio.


O Four Oceans 2014 foi disputado nas categorias Sub-14, Sub-16, Open, Feminino e Longboard. As condições do mar na Praia de Faro, com picos múltiplos e ondas de dois metros, exigiram muito esforço físico aos atletas só para passar a rebentação, sobretudo aos mais novos, mas proporcionaram um bom palco para os competidores mais experientes, entre os quais Marlon Lipke, quase de partida para a Austrália, onde em Fevereiro vai disputar provas internacionais de 6 estrelas, à procura dos primeiros pontos para alcançar o objectivo de regressar ao WCT.

Marlon Lipke foi 2º classificado no Open
(foto:PauloMarcelino)


José Ferreira esteve imparável
(foto:PauloMarcelino)


José Ferreira, que em 2013 conquistou um segundo lugar numa prova do Circuito Europeu, foi hoje superior a toda a concorrência em Faro. O surfista do Guincho adaptou-se bem às condições difíceis do mar e apresentou um surf de excelente nível técnico. Atleta do Surfing Clube da Costa do Sol (SCCS), José Ferreira estreou-se no circuito algarvio com uma vitória e afirmou ter ficado surpreendido com a boa organização e com o nível competitivo. O algarvio Miguel Mouzinho foi o melhor exemplo de concorrência, sobretudo, pela luta que deu na final Open, onde também esteve presente o campeão do circuito em 2013, Francisco Canelas.


Guilherme Ribeiro venceu em Sub-14
(foto:PauloMarcelino)


A competição em Sub-14 foi ganha por Guilherme Ribeiro, da Costa de Caparica e campeão Sub-12 e Sub-14 do Circuito de Surf do Algarve 2013. Henrique Poucochinho, de Portimão, conquistou um brilhante segundo lugar em duelo com Bruno Gregório, de Quarteira. No quadro Feminino a vitória ficou em ‘casa’, com Inês Martins (Faro) a impor-se a Nádia Reis (Portimão) numa final sem a presença de Yolanda Hopkins, campeã 2013, eliminada nas meias-finais.





Inês Martins conquistou em casa o 1º lugar Feminino
(foto:PauloMarcelino)


António Dionísio superior na final Sub-16
(foto:PauloMarcelino)

António Dionísio (Portimão) venceu a prova em Sub-16, numa final em que estiveram presentes os gémeos Gaspar da Costa de Caparica. A competição nesta categoria perdeu este ano competidores importantes – Francisco Duarte, Frederico ‘Martim’ Magalhães e José Montez – por terem atingido o limite de idade. Francisco Duarte, campeão CSA 2013, não esteve em Faro. ‘Martim’ Magalhães e José Montez disputaram o Open: o primeiro foi eliminado nos quartos-de-final e o segundo chegou às meias-finais, também disputadas pelo ainda Sub-16 António Silveira.



Luís Esteves impôs-se numa impressionante final de Longboard
(foto:PauloMarcelino)





Manobra radical de Manuel Dantas na final Longboard
(foto:PauloMarcelino)


O dia de surf na Praia de Faro terminou com o atleta da ‘casa’ Luís Esteves a vencer a final de Longboard. Campeão CSA 2013, o atleta de farense resistiu ao desafio de Manuel Dantas, numa troca de manobras críticas mais habituais nas pranchas pequenas. Uma final intensa, à qual assistiu na praia do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau.








O Four Oceans 2014 foi organizado pelo Clube de Surf de Faro (CSF) com o apoio da Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Faro e Junta de Freguesia de Montenegro e os patrocínios Hotel Ibis-Faro, Komunity, PipeLine, Wax, Plancton, Decathlon e Quiksilver.

O Circuito de Surf do Algarve 2014 continua no próximo dia 1 de Fevereiro, na praia do Forte Novo, em Quarteira.



Finais Four Oceans 2014 – Praia de Faro

Open
1. José Ferreira (SCCS – Guincho)
2. Marlon Lipke (CSF – Lagos)
3. Miguel Mouzinho (ASC – Lagos) 
4. Francisco Canelas (CNP – Portimão)

Sub-16
1. António Dionísio (CNP – Portimão)
2. Simão Teixeira (Costa de Caparica)
3. Gaspar Teixeira (Costa de Caparica)
4. Ricardo Augusto (CNP – Portimão)

Sub-14
1. Guilherne Ribeiro (Costa de Caparica) – campeão 2013
2. Henrique Poucochinho (Portimão)
3. Bruno Gregório (QSP – Quarteira)
4. Miguel Raposo (ICMP – Portimão)

Feminino
1. Inês Martins (CSF – Faro)
2. Nádia Reis (CNP – Portimão)
3. Inês Pascoal (Vilamoura)
4. Marta Theriaga Gonçalves (CNP – Portimão)

Longboard
1. Luís Esteves (CSF – Faro) – campeão 2013
2. Manuel Dantas (SCP – Estoril)
3. João Carvalho (Peniche)
4. Nuno Correia (Sines Surf Clube)


Links:
Video Highlights Four Oceans 2014
Galeria de Fotos Four Oceans 2014 – Facebook
Four Oceans 2014 − 1º Dia ‘Lay Day’
Four Oceans 2014 – Divulgação
Ranking Final Circuito de Surf do Algarve 2013
Marlon Lipke Vence Última Etapa do Circuito de Surf do Algarve 2013

///

Surf – Algarve Circuit 2014
JOSÉ FERREIRA WINS IN FARO

The Algarve Surf Circuit 2014 started today at Praia de Faro with 66 competitors and an unusual strong swell, too much powerful for the age group Under-12 to go into the water. José Ferreira, surfer from nearby Lisbon ranked 3rd in the Portuguese National 2013, won the event, followed by Marlon Lipke, surfer from the Algarve and European Champion 2012, who this year will try to qualify for his WTC return.

Six feet waves and a strong quality line up of surfers gave an intense 8 hours surf show in Faro Beach. This Event 1 of the Algarve Surf Circuit 2014 was called Four Oceans 2014, organised by the Clube de Surf de Faro. It was the first event of a regional circuit in Portugal to benefit with the new support of the Portuguese Surf Federation, wich brought computers for fast judgment and immediate announcement of the scores by the speaker in the beach.

The youngest surfers and the girls took a lot of punishment to paddle out and were all heroes in a very strong sea. A special word must be given for the Longboard final, played by the surfers almost as if they were riding short boards. 

The Algarve Surf Circuit 2014 will resume in Quarteira, for Event 2, on the 1st and 2nd of February.


Comentários