Filipe Silva vence campeonato

Vitória Caseira no Nacional de Finn em Vilamoura

Algarvio Filipe Silva venceu com autoridade, numa frota maioritariamente composta por velejadores espanhóis (®JoaoCostaFerreira(CIMAV)

O velejador algarvio Filipe Silva (Clube Internacional Marina de Vilamoura) venceu o Campeonato Nacional da Classe Finn, disputado em Vilamoura, nos dias 16 a 19 de março. O novo campeão venceu com boa margem e foi o único algarvio numa frota maioritariamente composta por velejadores espanhóis.

O campeonato teve 11 velejadores inscritos, oito (8) dos quais espanhóis. As regatas na água foram efetivamente disputadas por nove (9) embarcações, seis (6) das quais espanholas. Estiveram em prova apenas três (3) velejadores de clubes portugueses; Filipe Silva do CIMAVilamoura e Jorge Pinheiro de Melo e Nuno Espírito Santo Silva do Clube Naval de Cascais. A estes soma-se o português Vítor Serrano, que competiu pelo clube espanhol Islas Menores.

Filipe Silva ganhou com autoridade, ao vencer três das seis regatas disputadas e registar como pior resultado um 3º lugar, que descartou. O velejador algarvio foi o único português no pódio.

As embarcações Finn são monocascos de 15 pés, para um único velejador. Os Finn foram criados em 1949 pelo designer sueco Richard Sarby, no âmbito de um concurso para selecionar um novo monotipo para os Jogos Olímpicos de 1942, em Helsínquia. Os Finn são hoje em dia a mais antiga Classe de Vela Olímpica no ativo.

Pódio Campeonato Nacional Finn | Vilamoura

  1. Filipe Silva (CIMAVilamoura) | 7 pts
  2. Alvaro Ballesteros (ESP) | 12 pts
  3. Jesus Pintos (ESP) | 15 pts

Comentários