Martim Monteiro (Windsurf Portugal Club) sagrou-se Campeão Nacional de Slalom Windsurfing 2019. O modelo e ator de Carcavelos obteve o melhor resultado Português (2º geral) no campeonato nacional, disputado na Praia do Martinhal, em Sagres, Vila do Bispo, nos dias 13 a 16 de junho. O brasileiro Mateus Isaac, competidor no circuito mundial venceu a prova. O algarvio Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão), ex-campeão nacional, terminou em 3º geral e sagrou-se Vice-Campeão Nacional na Classe.
O Campeonato Nacional de Slalom Windsurfing foi disputado este ano em prova única, ao contrário dos anos anteriores, então estruturado em circuito de (poucas) provas, quase todas no Algarve. A prova na Praia do Martinhal foi organizada pela APWind (Associação Portuguesa de Windsurf) e Clube Naval de Portimão, com o apoio logístico Wind4All e First Aid e o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Participaram no campeonato 22 velejadores, nove (9) dos quais algarvios.
—
—
O Campeonato foi dominado por Mateus Isaac. O brasileiro confirmou o seu estatuto de competidor no circuito mundial e no Martinhal só perdeu uma (para Martim Monteiro) das onze (11) regatas disputadas em quatro dias. “Gosto muito de Portugal. Ajuda falar a língua, claro, mas também porque tenho muitos amigos aqui. A prova em si foi muito boa e gostei muito de competir aqui. O Martim competiu comigo no circuito mundial há uns anos e foi bom vê-lo a andar bem novamente. Depois, o Martinhal foi maravilhoso, muito bonito, sempre com vento. Gostei muito e espero voltar para o ano“, comentou Mateus Isaac.
Martim Monteiro andou sempre em 2º, à excepção da regata que venceu e de outra que terminou em 3º. O velejador de Carcavelos recuperou o título nacional que havia conquistado em 2014, ano em que iniciou uma longa pausa para se dedicar à carreira de modelo e ator. “O meu principal objetivo era ser campeão nacional depois de 5 anos ausente. Tenho estado muito ocupado a seguir uma carreira de ator e modelo mas disse a toda a gente que voltaria a ser campeão nacional e consegui“, declarou Martim Monteiro.
O algarvio Miguel Martinho voltou a perder o duelo contra Martim Monteiro, tal como em 2014 (ver notícia). O velejador de Portimão é especialista em Formula Windsurfing, Classe em que conquistou há poucos dias o seu 21º título nacional em 22 anos (ver notícia). No entanto, o algarvio foi Campeão Nacional de Slalom em 2018 e esteve no Martinhal a lutar pela revalidação do título. ““Foi uma boa experiência. Na verdade, venho para o Nacional de Slalom sem treinar muito esta modalidade pelo que ser vice-campeão acaba por ser bastante positivo. Tenho de dar os parabéns ao Martim, que se bateu bastante bem”, comentou Miguel Martinho.
—
—
Nas contas nacionais do campeonato, destaque ainda para o terceiro melhor resultado Português (5º geral) alcançado por Bruno Bértolo (AlhandraSC), campeão nacional em 2016 (ver notícia). Referência ainda para o algarvio Carlos Clímaco (CNPortimão), decano do windsurf nacional, que aos 61 anos de idade conseguiu o 4º melhor resultado Português / 2º melhor algarvio (7º geral).
O Campeonato Nacional de Slalom Windsurfing 2019 foi a segunda de três provas que fazem do Algarve a capital do windsurf nacional durante o mês de junho (ver notícia). A sequência termina com a realização do Campeonato Nacional de Formula Foil 2019, em Portimão, nos dias 20 a 23 de junho. Será o primeiro título nacional de Formula Foil alguma vez atribuído em Portugal.
—
Pódio Campeonato Nacional Slalom 2019
- Mateus Isaac (BRA) | 8 pts
- Martim Monteiro (WPC) | 15 pts | Campeão Nacional
- Miguel Martinho (CNPortimão) | 25 pts | Vice-Campeão Nacional
Algarvios
- 7. Carlos Clímaco (CNPortimão) | 54 pts
- 9. Vasco Chaveca (CNPortimão) | 70 pts
- 11. Luís Fonseca (CNPortimão) | 85 pts
- 12. Nuno Catarino (CNPortimão) | 86 pts
- 14. Ricardo Magalhães (CNFuzeta) | 113 pts
- 15. Pedro Cardoso (CNDJoaoII) | 116 pts
- 17. Pedro Nené (CNFuzeta) | 119 pts
- 22. Tiago Segundo (CNFuzeta) | 157 pts
Comentários