Os ex-juniores algarvios Francisco Duarte e Jakob Lilienweiss vão fazer a sua estreia no circuito mundial ‘Qualifying Series’ (QS) da World Surf League (WSL) no Pro Zarautz, País Basco. O evento QS 1.000 começou esta quinta-feira e decorre até domingo. O primeiro dia foi cancelado. O terceiro mosqueteiro ex-junior algarvio, Frederico ‘Martim’ Magalhães também está na prova basca, mas para ele é já o segundo QS. O Algarve vai estar representado por mais dois surfistas, os experientes Marlon Lipke e Eduardo Fernandes, do Algarve Surf Clube.
Os mosqueteiros do surf algarvio são os três ex-juniores que mais se destacaram na sua última época Esperanças, no ano passado. Com a entrada em vigor da nova regra WSL que reduz a idade júnior dos 20 para os 18 anos, Francisco, Jakob e ‘Martim’ deixaram de poder continuar a competir no Pro Junior e estão este ano a fazer a estreia no QS.
—

Frederico ‘Martim’ Magalhães, numa sessão de surf livre na Praia da Rocha, em dezembro do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
Frederico ‘Martim’ Magalhães estreou-se no QS em janeiro, no Seat Pro Netanya presented by Billabong, em Israel (ler notícia). ‘Martim’ é surfista do Clube Naval de Portimão e treina-se com José Maria Pyrrait, na Ericeira. É surfista local de Portimão e vice-campeão regional Open do Sul. Foi o 5º melhor Sub-18 nacional da época passada.
—

Francisco Duarte, numa sessão livre na Praia da Bordeira, em agosto do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
Francisco Duarte é o campeão regional Sub-18 do Sul em título. É atleta do Clube Naval de Portimão e treina-se há 4 anos com a Academia Profissional de Surf, em Lisboa.
—

Jakob Lilienweiss na 1ª Etapa do Regional Sul deste ano, na Praia da Falésia, em fevereiro (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
Jakob Lilienweiss é atleta federado pelo Algarve Surf Clube e vice-campeão regional Sub-18 do Sul em título. Mudou-se esta época para Lisboa, para se treinar com a Academia Profissional de Surf.
—

Marlon Lipke, em ação em Carcavelos, no Montepio Cascais Pro, etapa da Liga Moche em outubro do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
Marlon Lipke é o melhor surfista algarvio. Está dentro do Top 100 mundial (com entrada direta nos ‘prime’ QS 10.000) e já foi surfista do Championship Tour. O surfista de Lagos, atleta do Algarve Surf Clube, está ainda a ganhar ritmo competitivo após lesão num ombro e vem de um 5º lugar na etapa de abertura da Liga Moche 2016, há duas semanas. Marlon foi 6º no ‘ranking’ final Liga Moche 2015.
—

Eduardo Fernandes num momento de pausa na etapa Liga Moche do ano passado em Carcavelos (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
Eduardo Fernandes é surfista do Algarve Surf Clube, apesar de residir em Carcavelos. Foi Top 8 Liga Moche 2015 e chegou a vencer uma etapa da Liga no ano passado.
O ‘quinteto algarvio’ integra uma extensa comitiva lusa em Zarautz, composta também por Pedro Henrique (Campeão Europeu 2015 e vencedor do Seat Pro Netanya, em Israel), Miguel Blanco (acaba de vencer a prova da Volcom na Caparica), Ruben Gonzalez (já foi 3 vezes campeão nacional), José Ferreira (ex-Top 100 mundial), Francisco Carrasco, Luís Perloiro (finalista Pro Junior na Caparica), Guilherme Fonseca, Pedro Coelho, Henrique Pyrrait, Camilla Kemp e Carol Henrique.
—
Video Teaser Pro Zarautz
—
Além dos 16 surfistas portugueses estão ainda em Zarautz três atletas ‘quase portugueses’: o espanhol Gony Zubizarreta (vencedor da 1ª Etapa Liga Moche 2016, amigo e sócio de Marlon e residente na Ericeira) e os britânicos Arran Strong e Keshia Eyre.
O primeiro dia do Pro Zarautz, esta quinta-feira, 31 de março, foi cancelado. O novo ‘call’ está marcado para amanhã, às 07h15 (hora portuguesa) e é só para os homens. O primeiro algarvio a entrar em ação vai ser Jakob Lilienweiss, na terceira bateria. Logo de seguida entra Frederico ‘Martim’ Magalhães na água. Os resultados podem ser acompanhados no site da World Surf League.
—
‘Heat Draw Algarvio’ para Zarautz
—
Ronda de 96 (masculina)
H3: Jonathan Gonzalez (CNY); Gearoid McDaid (IRL); Killian God (FRA); Jakob Lilienweiss (DEU)
H4: Frederico Magalhães (PRT); David Noy (ISR); Jose Maria De Paz (ESP); Kasperi Turkia (FIN)
H9: Juanjo Fernandez (ESP); Kalani Da Silva (CNY); Francisco Duarte (PRT); TBD
H11: Eduardo Fernandes (PRT); Dani Gonzalez (ESP); Bryan Picon (FRA); Angus Scotney (GBR)
Ronda de 64 (masculina)
H5: Marlon Lipke (PRT); Charly Quivront (FRA); 1.5; 2.6
Comentários