Pro Zarautz | País Basco | QS 1.000 | 31 março - 3 abril

Ex-Juniores Algarvios Fazem Estreia QS

Francisco Duarte (à esquerda) e Jakob Lilienweiss vão fazer, no Zarautz Pro, a sua estreia no circuito QS (®PauloMarcelino/Arquivo)

Os ex-juniores algarvios Francisco Duarte e Jakob Lilienweiss vão fazer a sua estreia no circuito mundial ‘Qualifying Series’ (QS) da World Surf League (WSL) no Pro Zarautz, País Basco. O evento QS 1.000 começou esta quinta-feira e decorre até domingo. O primeiro dia foi cancelado. O terceiro mosqueteiro ex-junior algarvio, Frederico ‘Martim’ Magalhães também está na prova basca, mas para ele é já o segundo QS. O Algarve vai estar representado por mais dois surfistas, os experientes Marlon Lipke e Eduardo Fernandes, do Algarve Surf Clube.

Os mosqueteiros do surf algarvio são os três ex-juniores que mais se destacaram na sua última época Esperanças, no ano passado. Com a entrada em vigor da nova regra WSL que reduz a idade júnior dos 20 para os 18 anos, Francisco, Jakob e ‘Martim’ deixaram de poder continuar a competir no Pro Junior e estão este ano a fazer a estreia no QS.

Frederico 'Martim' Magalhães, numa sessão de surf livre na Praia da Rocha, em dezembro do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

Frederico ‘Martim’ Magalhães, numa sessão de surf livre na Praia da Rocha, em dezembro do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

Frederico ‘Martim’ Magalhães estreou-se no QS em janeiro, no Seat Pro Netanya presented by Billabong, em Israel (ler notícia). ‘Martim’ é surfista do Clube Naval de Portimão e treina-se com José Maria Pyrrait, na Ericeira. É surfista local de Portimão e vice-campeão regional Open do Sul. Foi o 5º melhor Sub-18 nacional da época passada.

Francisco Duarte, numa sessão livre na Praia da Bordeira, em agosto do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

Francisco Duarte, numa sessão livre na Praia da Bordeira, em agosto do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

Francisco Duarte é o campeão regional Sub-18 do Sul em título. É atleta do Clube Naval de Portimão e treina-se há 4 anos com a Academia Profissional de Surf, em Lisboa.

Jakob Lilienweiss na 1ª Etapa do Regional Sul deste ano, na Praia da Falésia, em fevereiro (®PauloMarcelino/Arquivo)

Jakob Lilienweiss na 1ª Etapa do Regional Sul deste ano, na Praia da Falésia, em fevereiro (®PauloMarcelino/Arquivo)

Jakob Lilienweiss é atleta federado pelo Algarve Surf Clube e vice-campeão regional Sub-18 do Sul em título. Mudou-se esta época para Lisboa, para se treinar com a Academia Profissional de Surf.

Marlon Lipke, em ação em Carcavelos, no Montepio Cascais Pro, etapa da Liga Moche em outubro do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

Marlon Lipke, em ação em Carcavelos, no Montepio Cascais Pro, etapa da Liga Moche em outubro do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

Marlon Lipke é o melhor surfista algarvio. Está dentro do Top 100 mundial (com entrada direta nos ‘prime’ QS 10.000) e já foi surfista do Championship Tour. O surfista de Lagos, atleta do Algarve Surf Clube, está ainda a ganhar ritmo competitivo após lesão num ombro e vem de um 5º lugar na etapa de abertura da Liga Moche 2016, há duas semanas. Marlon foi 6º no ‘ranking’ final Liga Moche 2015.

Eduardo Fernandes num momento de pausa na etapa Liga Moche do ano passado em Carcavelos (®PauloMarcelino/Arquivo)

Eduardo Fernandes num momento de pausa na etapa Liga Moche do ano passado em Carcavelos (®PauloMarcelino/Arquivo)

Eduardo Fernandes é surfista do Algarve Surf Clube, apesar de residir em Carcavelos. Foi Top 8 Liga Moche 2015 e chegou a vencer uma etapa da Liga no ano passado.

O ‘quinteto algarvio’ integra uma extensa comitiva lusa em Zarautz, composta também por Pedro Henrique (Campeão Europeu 2015 e vencedor do Seat Pro Netanya, em Israel), Miguel Blanco (acaba de vencer a prova da Volcom na Caparica), Ruben Gonzalez (já foi 3 vezes campeão nacional), José Ferreira (ex-Top 100 mundial), Francisco Carrasco, Luís Perloiro (finalista Pro Junior na Caparica), Guilherme Fonseca, Pedro Coelho, Henrique Pyrrait, Camilla Kemp e Carol Henrique.

Video Teaser Pro Zarautz

Além dos 16 surfistas portugueses estão ainda em Zarautz três atletas ‘quase portugueses’: o espanhol Gony Zubizarreta (vencedor da 1ª Etapa Liga Moche 2016, amigo e sócio de Marlon e residente na Ericeira) e os britânicos Arran Strong e Keshia Eyre.

O primeiro dia do Pro Zarautz, esta quinta-feira, 31 de março, foi cancelado. O novo ‘call’ está marcado para amanhã, às 07h15 (hora portuguesa) e é só para os homens. O primeiro algarvio a entrar em ação vai ser Jakob Lilienweiss, na terceira bateria. Logo de seguida entra Frederico ‘Martim’ Magalhães na água. Os resultados podem ser acompanhados no site da World Surf League.

‘Heat Draw Algarvio’ para Zarautz

Ronda de 96 (masculina)

H3: Jonathan Gonzalez (CNY); Gearoid McDaid (IRL); Killian God (FRA); Jakob Lilienweiss (DEU)

H4: Frederico Magalhães (PRT); David Noy (ISR); Jose Maria De Paz (ESP); Kasperi Turkia (FIN)

H9: Juanjo Fernandez (ESP); Kalani Da Silva (CNY); Francisco Duarte (PRT); TBD

H11: Eduardo Fernandes (PRT); Dani Gonzalez (ESP); Bryan Picon (FRA); Angus Scotney (GBR)

Ronda de 64 (masculina)

H5: Marlon Lipke (PRT); Charly Quivront (FRA); 1.5; 2.6

Comentários