A tripulação algarvia João Pinto & Guilherme Ribeiro (Iate Clube Marina de Portimão) sagrou-se este domingo, 14 de Junho, Campeã Nacional da Classe Access em 303 Duplos. João Pinto venceu ainda o campeonato na categoria 303 Singulares e o vianense José Cavalheiro (Clube de Vela de Viana do Castelo) conquistou o título de Campeão Nacional da Classe Access em 2.3 (individual). O Campeonato Nacional Access 2015 foi disputado em Portimão e o terceiro dia da prova, hoje, ficou marcado por duas fortes chuvadas e pelos bons resultados alcançados pelas duas duplas do Clube Naval de Cascais.
Hoje foi o dia do campeonato com mais forte intensidade média de vento, na casa dos 13 a 14 nós, com variações na direção de Sul-Sudoeste e de Oeste-Sudoeste, uma das quais obrigou mesmo à anulação de uma regata logo após a largada. Foram realizadas 3 regatas em 303 Duplos e 3 regatas em 2.3, todas no interior da barra de Portimão. Durante a manhã entraram duas frentes de tempestade no campo de regatas. A primeira atrasou uma largada; a segunda, mais forte, aconteceu a meio da 2ª regata e os velejadores persistiram em continuar, apesar de o vento ter subido até aos 20 nós de intensidade.
—

Em dia cinzento, ventoso e chuvoso, foram disputadas 3 regatas 303 Duplos e 2.3 no interior da barra de Portimão (®PauloMarcelino)
—
O último dia do campeonato foi dominado na categoria 303 Duplos pelas duas tripulações de Cascais: André Bento & Pedro Reis (vice-campeões nacionais 2014) e Ana Cunha & Carlos Araújo (campeões nacionais 2014), que estrearam em Portimão barcos e velas novas.
—

Dupla Ana Cunha & Carlos Araújo, de Cascais, venceu a primeira regata de hoje, a única vitória em regatas no campeonato (®PauloMarcelino)
—
A dupla campeã nacional em titulo venceu a primeira regata deste domingo, com André Bento & Pedro Reis em 2º lugar. A dupla algarvia João Pinto & Guilherme Ribeiro fez 3º lugar nessa regata. Foi o pior resultado da dupla de Portimão em todo o campeonato. Nas seis regatas realizadas nos dois dias anteriores, a tripulação algarvia tinha conseguido 5 vitórias e um 2º lugar, numa regata ganha ontem por André Bento & Pedro Reis.
Com vento mais forte e debaixo de chuva, hoje, a dupla algarvia andou pior que as tripulações de Cascais. A dupla André Bento & Pedro Reis venceu as outras duas regatas realizadas este domingo, nas quais os algarvios João Pinto & Guilherme Ribeiro ficaram sempre em 2º lugar.
—

Duas regatas foram afetadas por fortes chuvadas e subida da intensidade do vento (®PauloMarcelino)
—
O campeonato terminou com emoção extrema na categoria 303 Duplos. Na última regata, a dupla algarvia seguia em 3º lugar a meio do percurso, posição em que perdia o título nacional para André Bento & Pedro Reis. Foi só na última popa que João Pinto & Guilherme Ribeiro conseguiram passar Ana Cunha & Carlos Araújo, garantindo o 2º lugar na regata e o título nacional, com 2 pontos de vantagem sobre André Bento & Pedro Reis.
João Pinto cumpriu “a missão”, mas mostrou-se bastante insatisfeito com a sua prestação no último dia do campeonato, atribuindo a melhor navegação das tripulações de Cascais à superior qualidade dos barcos e das velas novas, factores que terão sobressaído com vento mais forte e, sobretudo, debaixo de chuva (que foi intensa).
—

Duelo entre as duplas de Portimão e de Cascais foi uma constante em todo o campeonato (®PauloMarcelino)
—
Pedro Reis admitiu que “as velas novas fazem diferença” debaixo de chuva, mas salientou que a sua dupla anda melhor com vento forte. “Estou satisfeito com este dia. Foi pena não termos chegado ao título”, disse o velejador da Cascais, ao Swell-Algarve.
Na categoria 2.3 (barco mais pequeno e para um único tripulante), José Cavalheiro sucedeu a João Pinto como Campeão Nacional. O velejador algarvio foi campeão nacional em 2.3 dois anos consecutivos (2013 e 2014), mas este ano trocou para os 303.
Em Portimão, José Cavalheiro (Clube de Vela de Viana do Castelo) dominou por completo o campeonato em 2.3, vencendo as 9 regatas realizadas nos três dias. O velejador vianense, com 56 anos de idade e 6 anos de vela, estreou-se este ano nos 2.3, depois de ter sido 4º no ‘ranking’ 2014 em 303 Duplos e Campeão Nacional nessa mesma categoria em 2013.
—

José Cavalheiro, de Viana do Castelo, venceu todas as regatas na categoria 2.3 (®PauloMarcelino)
—
“Correu tudo muito bem. Fomos recebidos de forma espetacular. Dentro do campo de regatas foi tudo bom”, disse José Cavalheiro, ao Swell-Algarve. O velejador vianense tinha ganho as duas provas de apuramento nacional em 2.3 e estabeleceu como objetivo para o campeonato nacional “ganhar todas as regatas”. Cumpriu.
A vitória de José Cavalheiro tem um ‘sabor amargo’ devido à recente exclusão da categoria 2.3 do Campeonato Europeu Access, que vai ser disputado apenas em 303 Duplos e 303 Singulares. “A classe em Portugal tem de encontrar uma solução. Possivelmente a minha participação no Europeu em 303 Singulares”, propôs José Cavalheiro, em declarações ao Swell-Algarve. José Cavalheiro realizou uma única regata 303 Singulares em Portimão. Foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas tinha feito uma largada irregular e foi-lhe atribuído o último lugar na regata.
As provas de apuramento nacional Access não incluem 303 Singulares. Esta modalidade foi estreada a título experimental no Campeonato Nacional em Portimão. Foram realizadas 3 regatas (duas no primeiro dia, sexta-feira; e uma ontem, sábado); todas elas ganhas pelo algarvio João Pinto. A expectativa do Iate Clube Marina de Portimão e da Vela Solidária é que Portugal esteja representado no Europeu Access 2015 por João Pinto & Guilherme Ribeiro em 303 Duplos e por João Pinto em 303 Singulares.
—

Algarvio João Pinto ‘número um’ em 303 Singulares (®PauloMarcelino)
—
O Campeonato Nacional Access 2015 foi organizado pelo Iate Clube Marina de Portimão e pela Vela Solidária, projeto social da associação Teia d’Impulsos, que angariou 27 patrocínios para a prova, oferecendo jantar de convívio a todos os participantes nos dois primeiros dias.
O campeonato terminou com uma cerimónia de entrega de prémios, esta tarde, na qual estiveram presentes a presidente da Câmara de Portimão, o presidente da Junta de Freguesia de Portimão e uma representante da Administração da Marina de Portimão. A associação portuguesa da Classe Access não esteve presente.
—

Foto de grupo no encerramento do Campeonato Nacional Access 2015, na Marina de Portimão (®PauloMarcelino)
—
Resultados Campeonato Nacional Access 2015
—

Pódio 303 Duplos (®PauloMarcelino)
303 Duplos (9 regatas)
1. João Pinto & Guilherme Ribeiro (ICMPortimão) : 11 pts
2. André Bento & Pedro Reis (CNCascais) : 13 pts
3. Ana Cunha & Carlos Araújo (CNCascais) : 22 pts
4. Sofia Machado & Benjamin Machado (CNPovoense) : 33 pts
5. José Flores & Luís Martins (CNPovoense) : 40 pts
6. Jorge Gonçalves & Sérgio Cadilha (CVVianaCastelo) : 42 pts
—

Pódio 303 Singulares (®PauloMarcelino)
303 Singulares (3 regatas)
1. João Pinto (ICMPortimão) : 3 pts
2. Pedro Reis (CNCascais) : 6 pts
3. Ana Cunha (CNCascais) : 16 pts
4. Jorge Gonçalves (CVVianaCastelo) : 16 pts
5. Guilherme Ribeiro (ICMPortimão) : 21 pts
6. José Cavalheiro (CVVianaCastelo) : 27 pts
—

Pódio 2.3 (®PauloMarcelino)
2.3 (9 regatas)
1. José Cavalheiro (CVVianaCastelo) : 8 pts
2. Licio Silva (CNHorta) : 20 pts
3. Rui Dowling (CNHorta) : 28 pts
4. Luísa Graça (SCPorto) : 33 pts
5. Luís Ramalho (ICMPortimão) : 43 pts
6. Libério Santos (CNHorta) : 44 pts
7. Pedro Carvalho (SCPorto) : 48 pts
8. António Nóbrega (CNFunchal) : 56 pts
9. Noel Coelho (ICMPortimão) : 65 pts
10. Mónica Mendonça (CNFunchal) : 82 pts
11. João Silva (ICMPortimão) : 84 pts
—
Links
Comentários