Portimão foi durante três dias a capital portuguesa da Vela Adaptada. A cidade algarvia recebeu o Campeonato Nacional da Classe Hansa 2018, disputado na Foz do Arade, nos dias 1 a 3 de junho. A organização Vela Solidária esteve bem na mistura perfeita entre eficiência desportiva e bom ambiente de convívio e o atleta da casa Guilherme Ribeiro destacou-se, ao sagrar-se vice-campeão nacional em 303 individual e também em 303 duplo com Luís Ramalho.
O campeonato foi disputado nas categorias 2.3 e 303 individual e 303 duplo, num total de 27 regatas, com vento moderado a forte nos dois primeiros dias e mais suave no último. Pedro Reis & Ana Bento (Clube Naval de Cascais) lideraram sempre a sagraram-se Campeões Nacionais em 303 duplo.
A dupla cascalense foi sempre perseguida pela dupla portimonense Guilherme Ribeiro & Luís Ramalho (Iate Clube Marina de Portimão / Vela Solidária), que terminou vice-campeã nacional. As duas tripulações têm dominado – nas mesmas posições – a época de apuramento nacional em 303 duplo.
—
—
A competição foi mais renhida nas categorias individuais, nas quais o título só ficou decidido na última regata. André Bento (ENVA – Escola Nacional de Vela Adaptada) em 2.3 e Gonçalo Ribau (Sporting Clube de Aveiro) em 303 individual conquistaram título nacional nas respetivas categorias.
O algarvio Guilherme Ribeiro (ICMPortimão/VSolidária) lutou até ao fim pela título nacional em 303 individual. O título só ficou decidido na última bóia rondada. O velejador portimonense terminou vice-campeão nacional.
A APCA – Associação Portuguesa da Classe Access – era o nome da anterior classe de vela adaptada, que passou de Access para Hansa – elogiou a organização do Campeonato Nacional em Portimão, a cargo da Vela Solidária.“Ficou pois a certeza de que, o Campeonato Europeu da classe que terá lugar também em Portimão, organizado e liderado por esta mesma equipa, sendo uma das provas mais importantes de Vela realizadas em Portugal, será um enorme sucesso”, concluiu a associação.
—
Pódios Finais Campeonato Nacional Hansa 2018 | Portimão
2.3
- André Bento (ENVA)
- Rui Dawling (CNHorta)
- Daniel Cunha (CNCascais)
303 individual
- Gonçalo Ribau (SCAveiro)
- Guilherme Ribeiro (ICMPortimão)
- Luís Martins (CNPovoense)
303 duplo
- Pedro Reis & Ana Bento (CNCascais)
- Guilherme Ribeiro & Luís Ramalho (ICMPortimão)
- Mihail Botnari & Domingos Cadgembe (CNCascais)
Comentários