A organização do Campeonato Nacional Access 2015, que está a decorrer em Portimão, optou por montar o circuito de regatas, este sábado 13 de Junho, fora da barra. Os 23 velejadores participantes no campeonato de Vela Adaptada enfrentaram mar agitado e vento moderado a forte, cumprindo um segundo dia de prova mais exigente, que terminou sem alterações na liderança. A tripulação portimonense João Pinto & Guilherme Ribeiro comanda em 303 Duplos e João Pinto lidera também em 303 Singulares. O vianense José Cavalheiro continua invicto na frota 2.3.
—

Ao largo da Praia da Rocha foram hoje realizadas 3 regatas 303 Duplos e 2 regatas 2.3 (®PauloMarcelino)
—
O dia começou manso, sem vento no rio, e a Comissão de Regatas decidiu atrasar o início da jornada de competição, previsto para as 11h00, e procurar melhores condições fora da barra de Portimão. Em mar alto, o vento soprava do quadrante Sudoeste, com intensidade ‘na casa’ dos 10 nós, e o circuito de regatas foi montado ao largo, em frente à Praia da Rocha. O primeiro sinal de largada foi dado pouco depois do meio-dia.
—

Agitação marítima e vento em crescendo de intensidade dificultaram a navegação fora da barra (®PauloMarcelino)
—
Os velejadores navegaram em condições mais exigentes do que na véspera, dia em que não saíram da barra. A ondulação persistente e a maior força do vento testaram as capacidades dos atletas e dificultaram a navegação. Na segunda regata de 303 Duplos ocorreu mesmo uma colisão entre dois barcos, que motivou um protesto e a desclassificação de uma tripulação nessa regata.
—

Missão cumprida. Tripulação algarvia João Pinto & Guilherme Ribeiro concluiu o dia mantendo a liderança em 303 Duplos (®PauloMarcelino)
—
O agravamento da agitação marítima e a subida da intensidade do vento, até cerca dos 15 nós, levaram a Comissão de Regatas a transferir a prova para o interior da barra após a realização de 3 regatas 303 Duplos e de duas regatas 2.3. A tripulação ‘da casa’ e líder do ranking nacional, João Pinto & Guilherme Ribeiro (Iate Clube Marina de Portimão / Vela Solitária) venceu duas regatas 303 Duplas e foi 2º na primeira regata do dia.
—

Tripulação André Bento & Pedro Reis, de Cascais, venceu hoje uma regata 303 Duplos (®PauloMarcelino)
—
João Pinto & Guilherme Ribeiro cederam os primeiros pontos no campeonato para os adversários diretos André Bento & Pedro Reis (Clube Naval de Cascais), que venceram a primeira regata 303 Duplos deste sábado. “Estava no máximo, mas eles andavam mais”, comentou João Pinto.
—

José Cavalheiro, de Viana do Castelo, venceu todas as regatas em 2.3 até agora realizadas em Portimão (®PauloMarcelino)
—
José Cavalheiro (Clube de Vela de Viana do Castelo) venceu as duas regatas em 2.3 realizadas em mar alto e ganhou também a regata realizada depois já no interior da barra e que completou o programa diário de 3 regatas. O velejador vianense tem dominado em absoluto a frota 2.3, com vitórias em todas as regatas (6) realizadas nos dois primeiros dias do campeonato. Hoje, dia com descarte, José Malheiro ‘deitou fora’ um 1º lugar.
No interior da barra e além da regata em 2.3 foi também realizada uma única regata em 303 Singulares. Esta modalidade não é praticada nas provas nacionais de apuramento, mas existe no Europeu da Classe Access e a organização do Campeonato Nacional em Portimão decidiu incluí-la também no programa da prova.
—

João Pinto no limite durante a única regata 303 Singulares do dia, que venceu (®PauloMarcelino)
—
O algarvio João Pinto venceu de forma categórica a única regata do dia em 303 Singulares. O velejador de Portimão cruzou a linha de chegada com larga vantagem sobre o 2º classificado, Pedro Reis, de Cascais. Guilherme Ribeiro, que faz dupla com João Pinto em 303 Duplos, estreou-se hoje em 303 Singulares e fez 3º lugar na regata. A frota é comandada por João Pinto, que venceu as 3 regatas até agora realizadas no campeonato.
—

A satisfação de João Pinto após a vitória na regata 303 Singulares, que concluiu o segundo dia de campeonato (®PauloMarcelino)
—
O Campeonato Nacional Access 2015 termina amanhã, domingo 14 de Junho, com mais uma jornada de regatas e a cerimónia de entrega de prémios, prevista para cerca das 17h30, na Marina de Portimão. O talentoso João Pinto tem ao seu alcance a consagração como Campeão Nacional em 303 Duplos (com Guilherme Ribeiro) e em 303 Singulares.
Comentários