O algarvio João Pinto, multicampeão nacional na classe Access e melhor português em provas internacionais 2.4mR abandonou a Vela Adaptada. “A vela está completamente fora dos meus planos e não vou voltar”, confirmou João Pinto, ao Swell-Algarve.
O velejador de Portimão, de 32 anos de idade, dominou a Vela Adaptada Portuguesa nos últimos três anos. “Cresci a fazer vela”, justifica João Pinto, que teve uma entrada fulgurante na Vela Adaptada, no final de 2012, cerca de um ano após o acidente de mota que o deixou paralisado dos membros inferiores.
—
—
Em 2013 e 2014, João Pinto foi bicampeão nacional na classe Access 2.3 (singulares). Em 2015 mudou-se para o Access 303 Duplos e foi campeão nacional e vice-campeão europeu, em dupla com Guilherme Ribeiro, pelo Iate Clube Marina de Portimão / Vela Solidária. No ano passado integrou também o programa olímpico da Federação Portuguesa de Vela; estreou-se nos 2.4mR (singulares) e foi à Austrália disputar o Mundial de Vela Paralímpica, ficando a escassos 33 pontos da qualificação para os Jogos Paralímpicos Rio de Janeiro 2016. (ver palmarés abaixo)
—
—
O Campeonato Nacional de Vela Adaptada vai começar este ano, em março, sem a presença do grande campeão de Portimão. “Abandonei a vela e não vou voltar. Desentendi-me com o meu treinador. Não estou contra ele e só lhe desejo sucesso”, explicou João Pinto, ao Swell-Algarve.
“Não sei muito bem porque ele deixou de andar à vela. Tenho pena por ele, enquanto pessoa e enquanto atleta e vou ter de pedir desculpa aos patrocinadores”, comentou Luís Brito, que era o treinador de João Pinto no projeto Vela Solidária.
—
—
João Pinto confessou ao Swell-Algarve que vai agora dedicar-se a fundo à sua outra paixão, a natação. Há dois anos fez um campeonato e conseguiu lugares no pódio em mais do que uma distância, na categoria S5. Este ano vai estar concentrado no campeonato nacional de natação adaptada, que vai começar já no início de março.
“Agora é bola para a frente”, diz João Pinto, que tem ainda o sonho de um dia conseguir ter uma ‘hand bike’ (bicicleta adaptada) e participar também em provas desta modalidade. Quem o conhece sabe que João Pinto não pára e o atleta, que todos os dias está no ginásio ou na piscina, vai agora descobrir um novo rumo no desporto.
—
—
Para trás ficam três anos de sucesso na Vela Adaptada, que o Swell-Algarve aqui regista:
2013
- Campeão Nacional Access 2.3 (singulares)
- Vice-Campeão Europeu Access 303 Singulares
2014
- Campeão Nacional Access 2.3
2015
- Campeão Nacional Access 303 Duplos (com Guilherme Ribeiro)
- Campeão Nacional Access 303 Singulares
- Vice-Campeão Europeu Access 303 Duplos (com Guilherme Ribeiro)
- Medalha de Bronze Europeu Access 303 Singulares
- 17º (melhor português) Campeonato Europeu de Vela Paralímpica (classe 2.4mR)
- 26º (melhor português) Campeonato do Mundo de Vela Paralímpica (classe 2.4mR)
Comentários