#4 Circuito Regional do Sul 2015 | Categorias Extra

Joackim Guichard Vence na Ponta Ruiva

Joackim Guichard em acção na final Open na Ponta Ruiva, que venceu (®paulomarcelino)

Joackim Guichard venceu o Open na 4ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015, disputada na Praia da Ponta Ruiva, concelho de Vila do Bispo, sexta-feira e sábado, dias 1 e 2 de Maio. Miguel Mouzinho fez 2º lugar e conquistou o título de campeão regional Open. Ambos os surfistas são atletas do Algarve Surf Clube, que organizou a prova e conseguiu reunir um elenco de competidores de luxo para o evento, denominado Chiringuito Open sponsored by Vazva.

A categoria Open teve um ‘prize money’ de 500€ (oferecido pelo Restaurante e Bar Chiringuito ‘Praia da Mareta’ e pela marca espanhola de surf Vazva) e máquinas de café Lavazza para os 3 primeiros classificados. A premiação, o local da prova e o clube organizador contribuíram para juntar um lote de competidores portugueses, brasileiros e espanhóis de grande nível.

MIguel Mouzinho foi 2º na etapa e sagrou-se campeão regional Open 2015 (®gansophotos)

MIguel Mouzinho foi 2º na etapa e sagrou-se campeão regional Open 2015 (®gansophotos)

O Algarve Surf Clube teve presente a quase totalidade da sua fantástica equipa de competição profissional: Joackim Guichard, Luca Guichard, Miguel Mouzinho, Tomás Alcobia, Alex Botelho e Jakob Lilienweiss (Sub-18). Faltaram Eduardo Fernandes e Marlon Lipke, este último ausente do País devido a compromissos no circuito mundial QS. Esteve também presente Basile Belime, atleta do clube que raramente temos oportunidade de ver competir.

Além da ‘prata da casa’, o Open foi abrilhantado pelos pro-surfers Paulo Almeida (Clube Naval de Portimão) e Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube), competidores Liga Moche; e pelos jovens Sub-18 Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) e Francis Gregório (Portimão Surf Clube), que mostraram muito bom surf na Ponta Ruiva. Destaque ainda para o regresso à competição de Francisco Canelas, surfista que se tem dedicado ao treino dos jovens atletas do Portimão Surf Clube.

Francisco Canelas regressou à competição, na Ponta Ruiva. Perdeu em 4º nos quartos-de-final Open (®gansophotos)

Francisco Canelas regressou à competição, na Ponta Ruiva. Perdeu em 4º nos quartos-de-final Open (®gansophotos)

A este grupo Open juntaram-se três ‘outsiders’ de grande nível; John Junior, Joan Fernandez e Nicola Giacomucci, que deram espectáculo na Ponta Ruiva. Depois de um primeiro dia (sexta-feira) com ondas pequenas, durante o qual realizou-se a primeira ronda Open e assistimos à surpreendente eliminação de Alex Botelho, o segundo dia da prova (sábado) foi servido por mar maior e proporcionou um autêntico show de surf na praia.

Francisco Canelas e Tomás Alcobia perderam nos quartos-de-final, num ‘heat’ ganho Paulo Almeida, que superou Luca Guichard com uma exibição forte. Paulo Almeida (7º) não manteve o mesmo ritmo e ‘caiu’ nas meias-finais, fase em que também foram eliminados Ivan Bailote (7º), o Sub-18 Jakob Lilienweiss (brilhante 5º lugar!) e o atleta surpresa Joan Fernandez (5º), que havia ganho o seu ‘heat’ na primeira ronda, à frente de Joackim Guichard (apurado) e Alex Botelho (eliminado).

John Junior, brasileiro residente em S. Pedro do Estoril, foi finalista na Ponta Ruiva (®paulomarcelino)

John Junior, brasileiro residente em S. Pedro do Estoril, foi finalista na Ponta Ruiva (®paulomarcelino)

A final Open – Luca Guichard, Miguel Mouzinho, John Junior e Joackim Guichard – foi de excelente nível técnico e muito renhida, disputada a meio da tarde de sábado, durante a vazante e com boas ondas. Luca Guichard foi mais selectivo nas ondas e a estratégia acabou por não compensar. John Junior tentou impor o seu jogo aéreo e manteve-se muito activo na luta pelas ondas. Mas foi o intenso duelo de ‘rail’ entre Joackim Guichard e Miguel Mouzinho que ditou o vencedor.

Joackim Guichard venceu por margem mínima, na única prova em que participou no Circuito Regional do Sul 2015. Miguel Mouzinho, que tinha sido superior a Joackim nas meias-finais, foi 2º na final e juntou mais um troféu à sua extensa galeria de títulos de campeão regional. Mouzinho disputou 3 das 4 etapas do circuito; venceu duas e foi 2º na última. Joackim Guichard dedicou a vitória na etapa à sua mãe, que lhe ofereceu a primeira aula de surf.

Yolanda Hopkins venceu a final Open Feminino (foto) e sagrou-se campeã regional (®paulomarcelino)

Yolanda Hopkins venceu a final Open Feminino (foto) e sagrou-se campeã regional (®paulomarcelino)

O Open Feminino foi disputado por 8 atletas e ganho por Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão), com Inês Martins (Clube de Surf de Faro) em 2º lugar na final. Um desfecho esperado. Yolanda e Inês sagraram-se, respectivamente, campeã e vice-campeã regionais Open Feminino. Martha Theriaga (Clube Naval de Portimão), que ganhou a 2ª Etapa e falhou a final na Ponta Ruiva, perdeu o título de vice-campeã por 240 pontos. Yolanda sagrou-se campeão com vitórias em 3 etapas e 2º lugar em Quarteira/Vilamoura.

A categoria Longboard não contou com Luís Esteves (Clube de Surf de Faro), vencedor das três etapas anteriores. Luís Esteves já era campeão regional definido por antecipação e optou por participar numa prova que decorreu em simultâneo na Costa de Caparica, juntamente com José Mestre (CSFaro), que também faltou à etapa regional.

Atleta espanhol de elite Alberto Fernandez em acção na final Longboard, que venceu (®paulomarcelino)

Atleta espanhol de elite Alberto Fernandez em acção na final Longboard, que venceu (®paulomarcelino)

Apesar das ausências de dois fortes competidores, a categoria Longboard contou com a presença de Alberto Fernandez, atleta espanhol de elite patrocinado pela Rip Curl, que já havia discutido a etapa anterior do circuito, em Faro, perdendo na altura para Luís Esteves. Este sábado, na Ponta Ruiva, Alberto Fernandez triunfou. O 2º lugar foi para Isaac Felizardo (Iate Clube Marina de Portimão), jovem algarvio que tem vindo a mostrar grande evolução no Longboard e que conquistou o título de vice-campeão regional.

Destaque ainda na categoria Longboard para o ‘shaper’ Ferox Octávio Lourenço (Albufeira Surf Clube), que conseguiu chegar à final, e para a participação do histórico Paulo Jorge (‘Carica’), do Clube de Surf de Faro, que estava na praia com a família e não resistiu à tentação. ‘Carica’ foi 3º na sua meia-final (5º na classificação final), à frente de Rafael Pozzati (Albufeira Surf Clube), 4º na mesma meia-final e 7º na geral da etapa.

Ponta Ruiva ofereceu boas ondas, sábado, para a conclusão do circuito regional 2015 (®paulomarcelino)

Ponta Ruiva ofereceu boas ondas, sábado, para a conclusão do circuito regional 2015 (®paulomarcelino)

Open, Open Feminino, Longboard e Sub-10 foram as quatro categorias extra disputadas no evento. A ‘expression session’ Sub-10 realizou-se no primeiro dia, sexta-feira, com 10 pupilos de Sérgio Brandão a mostrarem boas indicações para o futuro do surf algarvio.

Como etapa de circuito regional, a prova na Ponta Ruiva teve como categorias oficiais os escalões Esperanças Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-18 Feminino. A luta regional nestas categorias decidiu o apuramento para as 23 vagas Sul nas três finalíssimas nacionais Esperanças que vão ser disputadas em Julho, Setembro e Outubro/Novembro (ler notícia).

Finais 4ª Etapa Circuito Regional do Sul | Ponta Ruiva | Open e Longboard

Pódio Open: John Junior, Joackim Guichard, Luca Guichard e Miguel Mouzinho (®paulomarcelino)

Pódio Open: John Junior, Joackim Guichard, Luca Guichard e Miguel Mouzinho (®paulomarcelino)

Open Masculino

1. Joackim Guichard (AlgarveSC)

2. Miguel Mouzinho (AlgarveSC) – Campeão Regional 2015

3. John Junior (Surfing Clube de Portugal)

4. Luca Guichard (AlgarveSC)

Pódio Open Feminino incompleto: Concha Balsemão e Charlotte (®paulomarcelino)

Pódio Open Feminino incompleto: Concha Balsemão e Charlotte (®paulomarcelino)

Open Feminino

1. Yolanda Hopkins (CNPortimão)

2. Inês Martins (CSFaro)

3. Concha Balsemão (Portimão Surf Clube)

4. Charlotte (AlgarveSC)

Pódio Longboard incompleto: Octávio Lourenço e Isaac Felizardo (®paulomarcelino)

Pódio Longboard incompleto: Octávio Lourenço e Isaac Felizardo (®paulomarcelino)

Longboard

1. Alberto Fernandez (ESP)

2. Isaac Felizardo (ICMPortimão)

3. Octávio Lourenço (AlbufeiraSC)

4. Inês Martins (CSFaro)

Ranking Final Circuito Regional Sul 2015 (categorias extra | Top 5)

Open Masculino

1. Miguel Mouzinho (AlgarveSC) : 2860 pts

2. Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão) : 2200 pts

3. Tomás Alcobia (AlgarveSC) : 2170 pts

4. Francisco Duarte (CNPortimão) : 2140 pts

5. Ivan Bailote (AlbufeiraSC) : 1895 pts

Open Feminino

1. Yolanda Hopkins (CNPortimão) : 3000 pts

2. Inês Martins (CSFaro) : 2580 pts

3. Marta Theriaga (CNPortimão) : 2340 pts

4. Inês Pascoal (CNPortimão) : 2070 pts

5. Madalena Cabral (CNPortimão) : 1835 pts

Longboard

1. Luís Esteves (CSFaro) : 3000 pts

2. Isaac Felizardo (ICMPortimão) : 2260 pts

3. Inês Martins (CSFaro) : 2010

4. Alberto Fernandez (ESP) : 1860 pts

5. José Mestre (CSFaro) : 1400 pts

Links:

4ª Etapa CRSSul 2015 – Ponta Ruiva | Esperanças

4ª Etapa CRSSul 2015 – Ponta Ruiva | Dia 1 | Galeria de Imagens | Pictures

4ª Etapa CRSSul 2015 – Ponta Ruiva | Dia 1

3ª Etapa CRSSul 2015 – Praia de Faro (Março)

3ª Etapa CRSSul 2015 – Praia de Faro | Dia 2 | Esperanças

3ª Etapa CRSSul 2015 – Praia de Faro | Dia 1

2ª Etapa CRSSul 2015 – Praia da Falésia (Fevereiro)

1ª Etapa CRSSul 2015 – Praia da Rocha (Janeiro)

Comentários