O Chiringuito Open sponsored by Vazva, 4ª Etapa (última) do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 começou esta sexta-feira, 1 de Maio, na Praia da Ponta Ruiva, concelho de Vila do Bispo, organizado pelo Algarve Surf Clube. O primeiro dia ficou marcado por forte competição nas categorias Esperanças, com os jovens atletas a lutar pelos lugares de acesso às finais nacionais. Sábado, 2 de Maio, vai ser o dia das decisões.
A Ponta Ruiva foi inteiramente ocupada, esta sexta-feira, pelo campeonato. Sentia-se o nervosismo na praia. Em jogo estão os lugares de acesso do Sul às finais nacionais Esperanças, nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-18 Feminino. Apesar de já haver campeões regionais definidos por antecipação nas categorias Sub-12 (João Maria, Portimão Surf Clube) e Sub-18 (Francisco Duarte) e Sub-18 Feminino (Yolanda Hopkins), ambos do Clube Naval de Portimão, há ainda lugares em aberto para poder lutar pelos títulos nacionais nas finalíssimas que irão acontecer após terminarem os seis circuitos regionais portugueses.
O ‘palco’ foi servido por ondas de ‘meio-metrinho’, que não quebraram o entusiasmo dos Esperanças do Sul, apostados em conquistar o ‘passaporte’ para as finais nacionais. As categorias Sub-12 (8 atletas), Sub-14 (6 atletas), Sub-16 (12 atletas) e Sub-18 (8 atletas) realizaram hoje as primeiras rondas e definiram o elenco para as finais do campeonato regional, que irão ser disputadas amanhã, sábado 2 de Maio.
A categoria Sub-18 Feminino vai ter uma final directa. Os finalistas regionais apurados hoje nas restantes categorias categorias Esperanças são os suspeitos do costume, exceptuando nas categorias Sub-12 e Sub-18, que não contou com a presença dos líderes. O Sub-18 Francisco Duarte foi competir na 4ª Etapa do Circuito Regional da Grande Lisboa, onde luta pela vitória em Sub-18. Na categoria Sub-16 causou alguma surpresa a eliminação, nas meias-finais, do campeão regional 2014, António Dionísio.
Outra ausência notada foi a de Luís Esteves (Clube de Surf de Faro), que já é campeão regional por antecipação em Longboard e optou por participar numa prova na Costa de Caparica, já em preparação para o arranque do nacional de Longboard, a 30 de Maio (Ericeira).
O primeiro dia do Chiringuito Open sponsored by Vazva ficou ainda marcado por uma bateria de exibição com 10 ‘benjamins’ Sub-10, que se arriscaram para lá das ‘espumas’, mostrando um bom sinal para o futuro. Ficaram também decididos os finalistas Longboard, com o ‘shaper’ da Ferox, Octávio Lourenço, a mostrar mais fôlego e a conseguir a sua primeira final desde o regresso à competição.
Realizaram-se ainda as meias-finais directas do Open Feminino e a primeira ronda do Open, com um elenco de luxo: Miguel Mouzinho, Alex Botelho, Luca Guichard, Joackim Guichard, Tomás Alcobia, Paulo Almeida, Ivan Bailote, Basile Belime, entre outros, e ainda alguns ‘outsiders’, com destaque para o talentoso John Junior. Destaque nesta categoria para Francisco Canelas, que hoje regressou à competição e passou a primeira ronda, atrás do seu ex-pupilo Frederico Magalhães (‘Martim’).
—
Finais a Disputar Sábado
Sub-12
Bruno Marçal
Valentino Miguel
Salvador Catarino
Yannik Moritz
—
Sub-14
Michael Conlan
Diogo Pereira
Joaquim Machaz
Henrique Poucochinho
—
Sub-16
Tomás Abreu
Michael Conlan
Ricardo Augusto (‘Ricky’)
Bruno Gregório
—
Sub-18
Francis Gregório
Frederico Magalhães (‘Martim’)
Jakob Lilienweiss
António Silveira
—
Sub-18 Feminino
Yolanda Hopkins
Concha Balsemão
Marta Cabral
Marta Theriaga
—
Longboard
Alberto Fernandez
Inês Martins
Isaac Felizardo
Octávio Lourenço
—
Links
Comentários