#2 Circuito Regional de Surf do Sul 2015

Alcobia Vence Open na Falésia

Tomás Alcobia venceu o Open na 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015, que decorreu ontem e hoje, na Praia da Falésia, em Vilamoura, organizada pelo Quarteira Surf Project, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. A etapa fica marcada pela primeira vitória do surfista de Lagos num Open regional e pela vantagem conquistada por três surfistas na luta pela qualificação para as finais nacionais de Esperanças, ao repetirem vitórias nas respectivas categorias: Francisco Duarte (Sub-18), Yolanda Hopkins (Sub-18 Feminino) e João Maria Mendonça (Sub-12).

Nesta segunda etapa do circuito regional destacaram-se ainda outros dois surfistas, por terem disputado duas finais cada: ‘Martim’ Magalhães, 2º classificado em Sub-18 e Open; e Luís Esteves, vencedor em Longboard e 4º classificado Open. Yolanda Hopkins e João Maria Mendonça também realizaram duas finais cada. Yolanda foi 2º classificada no Open Feminino e João Maria 3º em Sub-14.

Os seis circuitos regionais portugueses, incluindo o do Sul, qualificam os atletas federados até Sub-18 para as finais nacionais de Esperanças. Por esta razão, as etapas regionais têm seis categorias denominadas oficiais: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino. Na Praia da Falésia, tal como na 1ª Etapa na Rocha, não foi disputada a categoria Sub-16 Feminino, por falta de inscrições. Também à semelhança da 1ª Etapa, a organização desta 2ª Etapa decidiu incluir duas categorias extra: Open (Masculino e Feminino) e Longboard.

Tomás Alcobia, vencedor Open (@pedropires)

Tomás Alcobia, vencedor Open (@pedropires)

“Estou bastante feliz. Foi a minha primeira vitória num Open regional. Mas esta vitória sabia melhor se o Mouzinho tivesse estado presente”, disse Tomás Alcobia, ao Swell-Algarve, referindo-se ao seu amigo e multicampeão regional Miguel Mouzinho, que venceu a 1ª etapa na Rocha mas faltou à prova na Praia da Falésia, por estar ausente no estrangeiro. Marlon Lipke e Eduardo Fernandes, finalistas na 1ª Etapa, também faltaram a esta 2ª Etapa devido a compromissos profissionais.

Numa final Open com poucas oportunidades, o ‘esperança’ Martim Magalhães entrou mais forte, com duas boas ondas logo no início. “Eu só tinha uma onda e estava a precisar de uma de 5 pontos para liderar. Encontrei uma ondinha e fiz um 6”, comentou Tomás Alcobia, estudante da Universidade do Algarve (UALg), na área de Desporto, a propósito da sua vitória na final Open. Nesta categoria importa ainda referir a surpreendente eliminação precoce de João Serafim, atleta da Arrifana e especialista em ondas pequenas, que este ano se federou pelo Clube de Surf de Faro.

‘Martim’ Magalhães teve sorte semelhante à do Open na final Sub-18, liderada desde o início por Francisco Duarte. Na fase final dessa bateria, ‘Martim’ Magalhães estava a precisar de um 6.25 e fez um 6.50; mas Francisco Duarte arrancou na onda logo atrás e fez um 6, que lhe assegurou a vitória juntamente com a onda de 7 pontos feita no início do ‘heat’. “O objectivo foi cumprido. Foi a primeira vez que surfei na Falésia e gostei. Alta ondinha”, comentou Francisco Duarte, ao Swell-Algarve. O surfista de Portimão, a residir na Grande Lisboa, iniciou a final Sub-18 “irritado” pela eliminação nas meias-finais Open, onde considera ter sido “mal julgado”.

Francisco Duarte, vencedor Sub-18 (@pedropires)

Francisco Duarte, vencedor Sub-18 (@pedropires)

Com duas vitórias consecutivas em Sub-18, Francisco Duarte ‘descolou do pelotão’ na corrida pela qualificação para a final Esperanças, que está agora, praticamente, assegurada. O mesmo acontece com João Maria Mendonça, o jovem prodígio da Arrifana, com 9 anos de idade, que repetiu a vitória em Sub-12. Yolanda Hopkins também alcançou a segunda vitória consecutiva em Sub-18 Feminino e tem a qualificação ‘na mão’.

Os resultados das finais na Praia da Falésia evidenciam alguns atletas que, apesar de não competirem pelo Quarteira Surf Project, iniciaram nesse clube a aprendizagem da modalidade. São os casos de Yolanda Hopkins, Michael Conlan (vencedor Sub-14) e Bruno Gregório (2º classificado, melhor algarvio, Sub-16). “Dá orgulho ver que os miúdos chegam lá”, comentou Fábio Fragoso, presidente da associação Dinamika, na qual está inserido o QSP. Fábio adiantou, aliás, que o QSP vai anunciar em breve um projecto para aperfeiçoamento de atletas de surf, que irá decorrer no verão.

O QSP optou por realizar a etapa no domingo e na segunda-feira, devido a previsões de boas ondas para hoje, o que se verificou. Foi a primeira etapa regional disputada em dia útil de semana. A sequência da prova foi a seguinte: no domingo foram disputadas, até ao apuramento de finalistas, as categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-18. As finais e o concurso completo nas restantes categorias foram disputadas hoje, segunda-feira 16 de Fevereiro.

As finais registaram duas faltas. Jakob Lilienweiss não compareceu à final Sub-18, para a qual se apurou no domingo, porque tinha marcado para hoje o início de uma viagem a Lanzarote. José Mestre faltou à final direta Longboard por razões profissionais. Segundo as regras e apesar de faltarem, ambos os atletas registam 4º lugar na classificação final das suas categorias.

A etapa na Praia da Falésia foi organizada pelo Quarteira Surf Project com os patrocínios IF Vilamoura e Ericeira Surf & Skate e os apoios Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Federação Portuguesa de Surf.

A 3ª (penúltima) Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 realiza-se na Praia de Faro, inserida no evento Four Oceans, dias 14 e 15 de Março, organizado pelo Clube de Surf de Faro.

—–

Finais Etapa 2 Circuito Regional de Surf do Sul 2015 – Praia da Falésia

Open

1. Tomás Alcobia (Algarve Surf Clube)

2. ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão)

3. Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube)

4. Luís Esteves (Clube Surf Faro)

—–

Sub-18

1. Francisco Duarte (CNPortimão)

2. ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão)

3. Francisco Carrasco (ESC, Ericeira)

4. Jakob Lilienweiss (AlgarveSC) – Faltou

—-

Sub-16

1. Tomás Abreu (CRCQL, Carcavelos)

2. Bruno Gregório (Portimão Surf Clube)

3. Ricardo Augusto (PortimãoSC)

4. António Dionísio (CNPortimão)

—–

Sub-14

1. Michael Conlan (PortimãoSC)

2. Diogo Pereira (Iate Clube Marina Portimão)

3. João Maria Mendonça (PortimãoSC)

4. Joackim Machaz (PortimãoSC)

—–

Sub-12

1. João Maria Mendonça (PortimãoSC)

2. André Dias (CSFaro)

3. Diogo Brasil (ICMPortimão)

4. Valentino Miguel (CNPortimão)

—–

Sub-18 Feminino

1. Yolanda Hopkins (CNPortimão)

2. Marta Theriaga (CNPortimão)

3. Concha Balsemão (PortimãoSC)

4. Madalena Cabral (CNPortimão)

—–

Open Feminino

1. Inês Martins (CSFaro)

2. Yolanda Hopkins (CNPortimão)

3. Marta Theriaga (CNPortimão)

4. Inês Pascoal (CNPortimão)

—–

Longboard

1. Luís Esteves (CSFaro)

2. Gil Rita (Quarteira)

3. Isaac Felizardo (ICMPortimão)

4. José Mestre (CSFaro) – Faltou

 

Links:

1ª Etapa CRSSul 2015 – Praia da Rocha, Portimão (Janeiro)

Comentários