#1 Circuito Regional de Surf do Sul 2015

Mouzinho Vence na Praia da Rocha

Miguel Mouzinho durante a final Open (@paulomarcelino)

Miguel Mouzinho venceu o Open na Etapa 1 do Circuito Regional de Surf do Sul 2015,  na Praia da Rocha. O surfista de Lagos provou, mais uma vez, ter uma relação especial com a esquerda do molhe de Portimão. Francisco Duarte e Yolanda Hopkins foram as duas figuras do segundo dia de competição, hoje. Yolanda, que na véspera vencera a final Sub-18 Feminino, ganhou o Open Feminino com uma exibição de luxo. Francisco Duarte venceu a final Sub-18 e chegou à final Open, juntamente com Marlon Lipke e Eduardo Fernandes.

A Etapa 1 do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 foi organizada pela escola de surf Playsurf e Iate Clube Marina de Portimão, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. A prova foi disputada no fim-de-semana 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, em dois dias com condições bastante diferentes, e contou como qualificação oficial para o Nacional Esperanças (até Sub-18), ao abrigo do novo modelo que a Federação Portuguesa de Surf está a estrear este ano com seis circuitos regionais.

Estavam estipuladas seis categorias oficiais de qualificação Esperanças – Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino – mas não foi disputada a categoria Sub-16 Feminino porque só tinha uma atleta inscrita. A organização incluiu na etapa mais três categorias extra: Open (24 atletas), Open Feminino (final direta) e Longboard (final direta).

Francisco Duarte venceu em Sub-18 e chegou à final Open (@paulomarcelino)

Francisco Duarte venceu em Sub-18 e chegou à final Open (@paulomarcelino)

No sábado, 31 de Janeiro, dia com muito, muito vento, alguma chuva e condições difíceis no mar foram concluídas as categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18 Feminino; e foram apurados os finalistas Sub-12 e Sub-18. Hoje, domingo, 1 de Fevereiro, o vento deu tréguas, o sol brilhou e o mar ofereceu melhores condições para um dia de luxo, quase todo ele dedicado ao Open, no qual participou a elite do surf algarvio.

A atletas competentes como Marlon Lipke, Eduardo Fernandes (representa um clube algarvio), Pedro Tomás Alcobia, Miguel Mouzinho, Paulo Almeida e Ivan Bailote, juntaram-se ‘free surfers’ experientes como André Mouzinho, Basile Belime e Yuri Wentik, todos eles desafiados por jovens atletas promissores como Francisco Duarte, Martim Magalhães, Jakob Lilienweiss (de regresso após lesão), António Silveira, André Lang e António Duarte (Alentejo). Até o ‘longboarder’ Luís Esteves entrou na luta Open. O resultado foi um domingo de surf de alta qualidade na Praia da Rocha.

Miguel Mouzinho venceu o Open, fortemente pressionado por Marlon Lipke, numa final em que as ondas se mostraram menos generosas. Eduardo Fernandes, top 8 Liga Moche 2014, foi terceiro classificado, após uma prova em que impressionou pela fluidez e progressão do seu surf. Francisco Duarte integrou o quarteto finalista Open, depois de vencer a final Sub-18, categoria rainha de qualificação Esperanças. O jovem surfista de Portimão mostrou grande fluidez e garra, competências reforçadas após mais de um ano de treino com a Surftechnique.

Yolanda Hopkins venceu as finais diretas Sub-18 Feminino e Open Feminino (@paulomarcelino)

Yolanda Hopkins venceu as finais diretas Sub-18 Feminino e Open Feminino (@paulomarcelino)

A final Sub-18 foi disputada entre amigos. Jakob Lilienweiss foi 2º classificado, excelente resultado para um atleta que está a recuperar de uma rutura de menisco e que só há duas semanas regressou à água. José Montez alcançou um motivador terceiro lugar. Martim Magalhães realizou uma final modesta depois de ter vencido todas as baterias que tinha disputado na categoria Sub-18.

Yolanda Hopkins já tinha ganho a final direta Sub-18 Feminino na véspera e, hoje, domingo, venceu de forma categórica a final direta Open Feminino com duas ondas excelentes (8+9) e deixou todas as adversárias em combinação. João Maria Mendonça, um jovem talento da Arrifana, venceu uma final Sub-12 em que todos os competidores lutaram no ‘outside’, mostrando coragem e talento surpreendentes para a idade. Luís Esteves, um dos melhores ‘longboarders’ nacionais, foi o vencedor esperado em Longboard, numa final dominada por atletas de Faro.

Finais Etapa 1 Circuito Regional de Surf do Sul 2015 – Praia da Rocha

 

Pódio Open

Pódio Open

Open

1. Miguel Mouzinho (Algarve Surf Clube)

2. Marlon Lipke (AlgarveSC)

3. Eduardo Fernandes (AlgarveSC)

4. Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão)

Pódio Sub-18

Pódio Sub-18

Sub-18

1. Francisco Duarte (CNPTM)

2. Jakob Lilienweiss (AlgarveSC)

3. José Montez CNPTM)

4. Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPTM)

Pódio Sub-16 (incompleto)

Pódio Sub-16 (incompleto)

Sub-16

1. Michael Conlan (Portimão Surf Clube)

2. Tomás Abreu

3. Tomás Couto

4. Gustavo Matos (Alentejo)

Pódio Sub-14

Pódio Sub-14

Sub-14

1. Henrique Poucochinho (PTMSC)

2. Michael Conlan (PTMSC)

3. Joackim Machaz (PTMSC)

4. João Maria Mendonça (PTMSC)

Pódio Sub-12

Pódio Sub-12

Sub-12

1. João Maria Mendonça (PTMSC)

2. André Dias (Clube Surf Faro)

3. Bruno Marçal (CNPTM)

4. Valentino Miguel (CNPTM)

Pódio Sub-18 Feminino

Pódio Sub-18 Feminino

Sub-18 Feminino

1. Yolanda Hopkins (CNPTM)

2. Concha Balsemão (PTMSC)

3. Madalena Cabral (CNPTM)

Pódio Open Feminino

Pódio Open Feminino

Open Feminino

1. Yolanda Hopkins (CNPTM)

2. Inês Martins (CSFaro)

3. Inês Pascoal (CNPTM)

4. Madalena Cabral (CNPTM)

Pódio Longboard

Pódio Longboard

Longboard

1. Luís Esteves (CSFaro)

2. Ricardo Couto (CSFaro)

3. Inês Martins (CSFaro)

4. Isaac Felizardo (Iate Clube Marina Portimão)

Comentários