#2 Inter-sócios ABS 2015

Francisco Pinheiro Vence no Tonel

Francisco Pinheiro na primeira bateria do dia (@paulomarcelino)

A Praia do Tonel recebeu este sábado e com boas ondas a 2º Etapa do Circuito Inter-sócios 2015 da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS). O presidente e treinador do clube, Francisco Pinheiro, venceu a final Open com uma autêntica lição de tática, ao ‘espremer’ as ondas quase até à areia, numa altura em que a maré estava cheia e as ondas ofereciam menos potencial. Joana Schenker e Tomás Rosado voltaram a ganhar, respectivamente, nas categorias Feminino e Sub-18.

Depois da 1ª Etapa no Beliche, em Janeiro, a Associação de Bodyboard optou pelo Tonel para realizar a 2ª Etapa do Inter-sócios 2015. Os atletas do clube encontraram condições excelentes no arranque da prova, com ondas de metro no ‘set’ e boa formação, quase sem vento, a permitirem um autêntico festival de tubos nas primeiras baterias. A melhor onda do campeonato foi um ‘tubaço’ feito por Diogo Sousa (Esperanças Sub-14) logo na primeira bateria do dia e que lhe valeu 9,5 pontos.

Diogo Sousa no tubo de 9,5 pontos, a melhor onda da etapa (@paulomarcelino)

Diogo Sousa no tubo de 9,5 pontos, a melhor onda da etapa (@paulomarcelino)

Sem a presença dos irmãos Duarte – Luís (Bajolo) e Teresa (vice-campeã nacional) – o elenco para esta 2ª Etapa contou com as principais estrelas ABS, incluindo 16 competidores na categoria Open, 5 na categoria Sub-18 (final direta) e 3 na categoria Feminino (final direta). A prova decorreu, sensivelmente, entre as 09h30 e as 14h30, acompanhado a fase de enchente da maré.

Na final direta Feminino, Joana Schenker, campeã europeia e nacional, repetiu a vitória alcançada na 1ª Etapa. Neusa Mochacho repetiu também o 3º lugar e o registo de melhor onda na bateria, que não conseguiu reforçar com um ‘backup’ forte, tal como lhe tinha acontecido na final da 1ª Etapa.

Joana Schenker em acção na final Feminino (@paulomarcelino)

Joana Schenker em acção na final Feminino (@paulomarcelino)

Tomás Rosado esteve em destaque durante toda a manhã e provou estar em grande forma para a estreia na categoria Esperanças Sub-16 esta época. Ainda com 14 anos (completa 15 anos de idade em Março), Tomás Rosado dominou a competição na categoria Sub-18 e conseguiu mesmo chegar à final Open, juntamente com Francisco Pinheiro e com os irmãos João Pinheiro (top 9 nacional) e Gonçalo Pinheiro (top 4 nacional e campeão nacional Sub-20).

Tomás Rosado venceu em Sub-18 e foi finalista Open (@paulomarcelino)

Tomás Rosado venceu em Sub-18 e foi finalista Open (@paulomarcelino)

João Pinheiro, que venceu o Open na 1ª Etapa deste inter-sócios, bateu-se forte pela vitória, hoje, entrando no despique de ARS que marcou a final. Mas Francisco Pinheiro foi quem ‘esticou’ mais as ondas, insistindo em continuar a marcar pontos nas espumas porque as ‘paredes de água’ já não ofereciam, naquela fase da maré, potencial para decidir a onda na primeira manobra. A táctica do ‘professor’ compensou e deu a vitória ao conhecido ‘rider’ de Sagres.

A 3ª (última) Etapa do Inter-sócios ABS 2015 está marcada para o fim-de-semana 7 e 8 de Março.

Francisco Pinheiro venceu na praia que diz ser "a melhor do mundo" (@paulomarcelino)

Francisco Pinheiro venceu na praia que diz ser “a melhor do mundo” (@paulomarcelino)

 

 

Finais 2ª Etapa Inter-sócios ABS 2015 (Tonel)

 

Open

1. Francisco Pinheiro

2. João Pinheiro

3. Gonçalo Pinheiro

4. Tomás Rosado

——-

Sub-18

1. Tomás Rosado

2. Ricardo Mendonça

3. Diogo Sousa

4. Nuno Cabral

5. Rafael Cabral

———-

Feminino

1. Joana Schenker

2. Lara Schenker

3. Neuza Mochacho

 

Links:

Galeria de Imagens

Etapa 1

Comentários