Entrevista a Joana Schenker

Fiquei em Estado Zen

Joana Schenker com a sua prancha e a taça de campeã europeia de bodyboard 2014
(fotos:DireitosReservados)
 
Aos 27 anos de idade, Joana Schenker venceu o circuito europeu de bodyboard ETB e está em vias de vencer o circuito nacional português Pro Tour pelo segundo ano consecutivo. Os resultados apontam a atleta da Associação de Bodyboard de Sagres como a melhor ‘bodyboarder’ portuguesa da actualidade e o Swell-Algarve foi saber como se prepara e como lida com o sucesso desportivo.
 
Duas palavras definem na perfeição a atleta algarvia: simpatia e humildade. Joana Schenker é uma pessoa disponível e que fala do seu sucesso com alegria e simplicidade. No passado dia 12 de Outubro sagrou-se campeã europeia de bodyboard e esse foi o ponto de partida para a conversa:
 
 
 
Swell-Algarve: O que sentiste ao vencer o título europeu?
Joana Schenker: Já faço o Europeu há muitos anos e já fiquei em segundo por duas vezes. Ganhar foi como fechar este assunto. Fiquei feliz e senti-me realizada por ter alcançado o objectivo. É uma página que já está. Fiquei em estado zen.
 
Swell-Algarve: Estás à beira de ser bi-campeã Pro Tour (última etapa, prime, em Novembro). Imaginavas esta situação quando começaste a época?
Joana Schenker: Não. Quando comecei estava sem pressão porque tinha ganho no ano passado. Depois de ganhar até fiquei sem vontade de competir. Comecei a época descontraída, do tipo ‘vamos ver o que dá’. Afinal até corre melhor (risos).
 
Swell-Algarve: Qual foi o teu melhor momento de surf no Pro Tour?
Joana Schenker: Foi a vitória nos Açores, apesar de o Miss Sumol (que venceu) também ter corrido bem. Nos Açores estavam boas ondas para mim; médio para pequeno mas perfeito e off-shore. Era só apanhar.
 
Swell-Algarve: Qual foi a tua melhor surfada do ano?
Joana Schenker: Foi um dia no início do ano, em Janeiro ou Fevereiro, no Beliche. Metro a metro e meio off-shore, com esquerdas perfeitas e eu, praticamente, sozinha, com o Xico (Francisco Pinheiro) a fotografar. Foram 40 minutos perfeitos e raros.
 
Swell-Algarve: Como te preparas para a competição?
Joana Schenker: Tento surfar o máximo possível e em todas as condições. Durante o ano faço também treino fora de água, de resistência e flexibilidade. Mas nunca faço mais treino fora de água do que dentro de água. Além disso, sou vegetariana há 17 anos. Faço uma alimentação muito saudável e isso também ajuda. Acho mesmo que é por isso que nunca estou doente.
 
 



Ficha
Nome: Joana Schenker
Data de nascimento: 1 Outubro 1987
Início no Bodyboard: 2002 (“todos os meus amigos na escola faziam bodyboard e eu quis experimentar…”)
Spot favorito: Zavial e Beliche 
‘Quiver’: Science Rigby 39,5 em ‘loaded core’
Apoios: Câmara Municipal de Vila do Bispo, Science Bodyboards, Surfplanet, Dakine




Links:
Joana Schenker Campeã Europeia 2014
Joana Schenker Segura Liderança no Pro Tour


Comentários