Diogo Sousa (Albufeira Surf Clube / Team NSP Portugal) venceu a 2ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Race Técnico 2018 na categoria 14′. Foi a segunda vitória consecutiva do atleta algarvio no nacional da modalidade. A prova foi disputada em simultâneo com a etapa nacional de SUP Wave, na Praia Internacional do Porto, domingo 13 de maio, inserida no programa do Log Surf Fest powered by Mazda, no âmbito do Porto & Matosinhos Wave Series 2018.
“Foi uma boa prova, com muitas ondas, o que é ótimo para o Race Técnico”, comentou Diogo Sousa, ao Swell-Algarve. A etapa de SUP Race Técnico teve 40 atletas inscritos e foi disputada num circuito de, aproximadamente, 3,5 km com partida no areal, passando a rebentação e rondando as bóias colocadas ao longo da praia e na rebentação.
“Comecei bem, depois tive alguns azares e ainda andei pelo 4º ou 5º lugar, mas após apanhar uma ‘onda vassoura’, que varreu muitos dos atletas, consegui recuperar muito e passado um bocado alcancei a liderança. A partir deste ponto preocupei-me em aumentar a distância e depois quando já tinha vantagem confortável foi só gerir o esforço e tentar apanhar o máximo de ondas e cansar-me o mínimo possível”, recordou Diogo Sousa.
O atleta algarvio mudou este ano da categoria 12’6” para a 14′ e alcançou a sua primeira vitória nacional logo na etapa de estreia do atual circuito (ver notícia), a primeira que disputou já com uma prancha maior.
Tiago Dinis, ‘team leader’ NSP Portugal e atleta do Albufeira Surf Clube concluiu a etapa em 4º lugar 14′. Na etapa anterior, o atleta algarvio tinha subido à 3ª posição do pódio, mas em Matosinhos teve alguns azares durante o percurso e não conseguiu repetir a presença no pódio.
Simão Manuel venceu a etapa de SUP Wave, disputada por 24 atletas. No SUP Race Técnico, o pódio 12’6” foi ocupado pelos líderes do ‘ranking’ nacional: Filipe Meira (1º), Ruben Afonso (2º) e Renato Queirós. Os dois primeiros terminaram com menos de um minuto de diferença.
Diogo Sousa venceu destacado em 14′, mais rápido que o 3º em 12’6” e com uma vantagem superior a 2m30 sobre o 2º classificado 14′, Jano Rodrigues. O atleta algarvio completou prova abaixo dos 40 minutos. Ângela Fernandes foi a vencedora na categoria 12’6” Feminino e Ricardo Maciel no ‘All Around’.
—
Links:
Comentários