A Praia das Bicas, no Meco, recebeu a 5ª Etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa 2017 powered by Seventy One Percent, disputada nas categorias Sub-12, Sub-18, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino. A prova foi organizada pelo Surf Clube de Sesimbra, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf, no fim-de-semana 20 e 21 de maio. Foram dois dias de emoções fortes no Meco.
Ondas de meio-metro no sábado e domingo de manhã, um metro domingo à tarde e muito sol e calor nos dois dias foram as condições com que a Mãe Natureza brindou a consagração de campeões no Circuito Regional Surf da Grande Lisboa em Sesimbra.
Foi a última etapa do circuito, que já estava concluído nas restantes categorias (Sub-14 e Sub-16). Recorde-se que o algarvio João Mendonça, Campeão Regional Sub-12 da Grande Lisboa e Campeão Nacional Sub-12 em 2016, competiu este ano na categoria Sub-14, no mesmo circuito e conseguiu apuramento para a finalíssima nacional.
Em jogo esteve o apuramento dos atetas, para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças. Na categoria Sub-12 estava tudo por decidir no topo do ‘ranking’ da Grande Lisboa. Santiago Graça bateu a concorrência, depois de ter faltado à etapa anterior. O jovem surfista do Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos conseguiu a sua segunda vitória em três etapas e saltou do 11º para o 4º lugar no ‘ranking’ final Sub-12, consolidando a presença na finalíssima nacional.
Francisco Ordonhas (Surfing Clube Costa do Sol) terminou em 3º e manteve o 2º lugar no ‘ranking’. Simão Silva, do mesmo clube, fez 2º lugar na etapa em Sesimbra e segurou o 1º lugar no ‘ranking’, sagrando-se Campeão Regional de Surf Sub-12 da Grande Lisboa.
Na categoria Sub-18 também nada estava decidido no topo da tabela e a etapa em Sesimbra foi determinante para apurar o campeão regional. João Moreira (CRCQL) venceu a etapa e subiu do 3º para o 1º lugar no ‘ranking’, sagrando-se Campeão Regional de Surf Sub-18 da Grande Lisboa.
Francisco Almeida (SCCS) liderava o ‘ranking’, mas fez 4º lugar na etapa e terminou como vice-campeão regional… a 25 pontos do campeão. Foi um final de circuito emocionante na categoria. Dylan Groen (GDSC), que era vice-líder regional, faltou à etapa e ‘caiu’ para o 6º posto no ‘ranking’ final, ainda dentro da janela de apuramento da região para a finalíssima nacional.
Na divisão feminina, Mafalda Lopes (ASCC) era a grande favorita em Sub-16 Feminino, após ter vencido as duas etapas anteriores. Em Sesimbra foi diferente. A vice-líder Matilde Passarinho (ASCC) alcançou a sua vitória de honra. Mafalda Lopes é Campeã Regional e Matilde Passarinho Vice-Campeã Regional.
A maior conquista em Sub-16 Feminino foi alcançada por Beatriz Carvalho (ASCC). A surfista da Costa de Caparica foi finalista na etapa e saltou do 7º para o 4º posto no ‘ranking’ final, conquistando o último lugar de apuramento regional na categoria, para a finalíssima nacional.
Mafalda Lopes não ganhou a etapa em Sub-16 Feminino, mas ganhou em Sub-18 Feminino, ‘ranking’ que também liderava. Mafalda Lopes foi coroada em Sesimbra Campeã Regional da Grande Lisboa nas duas categorias femininas.
Beatriz Santos (ASCC) fez 2º lugar na etapa e subiu ao 3º lugar ex-aquo, garantindo presença no Campeonato Nacional de Surf Esperanças em Sub-18 Feminino. Mariana Brandão (ASCC) não conseguiu chegar à final e perdeu o acesso à finalíssima nacional.
Finais 5ª Etapa CRSGL 2017 | Praia das Bicas, Sesimbra
Sub-12
1º Santiago Graça (CRCQL)
2º Francisco Ordonhas (SCCS)
3º Simão Silva (SCCS) | Campeão Regional
4º Nuno Sampaio (GDSC)
Sub-18
1º João Moreira (CRCQL) | Campeão Regional
2º Tomás Ribeiro (ASCC)
3º Tomás Abreu (CRCQL)
4º Francisco Almeida (SCCS)
Sub-16 Feminino
1º Matilde Passarinho (ASCC)
2º Mafalda Lopes (ASCC) | Campeã Regional
3º Beatriz Carvalho (ASCC)
4º Marta Madeira (SCCS)
Sub-18 Feminino
1º Mafalda Lopes (ASCC) | Campeã Regional
2º Beatriz Santos (ASCC)
3º Camila Costa (PPSC)
4º Matilde Passarinho (ASCC)
—
Fonte: Nota de Imprensa Surf Clube de Sesimbra (excepto referência ao algarvio João Mendonça, da responsabilidade da redação)
Comentários