#1 Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa

João Mendonça Triunfa em S. Pedro do Estoril

Algarvio João Mendonça, segundo surfista a contar da esquerda, venceu em S. Pedro do Estoril pelo segundo ano consecutivo (®SCP)

O surfista algarvio João Mendonça venceu a 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa na categoria Sub-14. O jovem atleta da Arrifana, federado este ano pela Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC), teve uma prestação demolidora na final, abrindo com duas ondas muito fortes, que deixaram os adversários a contas com requisito acima dos oito pontos.

João Mendonça é uma das fortes promessas do surf nacional. O algarvio foi campeão nacional Sub-12 em 2016, então com 11 anos de idade e no mesmo ano em que foi também campeão regional Sub-12 da Grande Lisboa, na altura federado pelo Surfing Clube Costa do Sol. Em 2017, o ‘grom’ algarvio foi o terceiro melhor Sub-14 nacional. O prodígio da Arrifana já é ‘team rider’ Billabong e só em abril vai completar 13 anos de idade.

São Pedro do Estoril parece ser um talismã para o jovem surfista algarvio. João Mendonça repetiu este ano a vitória conquistada na abertura do Regional da Grande Lisboa o ano passado. A prova de abertura este ano disputou-se no fim-de-semana 10 e 11 de fevereiro, só para as categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16 masculinos.

Nota de Imprensa Surfing Clube de Portugal:

No sábado, de manhã, as ondas apresentavam uma formação perfeita no pico da Ponta do Sal e as primeiras baterias demonstraram que a técnica dos jovens surfistas lisboetas está apurada. Várias ondas foram surfadas desde o pico até à praia com curvas bem marcadas e manobras com grau de dificuldade elevado. Começou também a notar-se a falta de conhecimento, por parte de alguns atletas, da forma como a onda corre na bancada da baia de S. Pedro e este facto causou alguns dissabores.

Com a chegada da maré cheia o mar começou a subir e ao longo da tarde apareceram várias séries com 2 metros. As notas também começaram a subir e alguns atletas obtiveram classificações excelentes. Martim Nunes, João Mendonça, Rodrigo Chaves, Guilherme Costa mostraram o seu surf mas foram os atletas João Vidal, Guilherme Ribeiro e Afonso Candeias que se destacaram com as melhores notas do primeiro dia.

João Mendonça fez pelo menos uma onda acima dos 7 pontos em todas as fases, excepto nas meias-finais (®SCP)

Como previsto, no domingo o mar desceu. Embora ainda entrassem algumas séries interessantes, a grande maioria tinha apenas um metro, o que obrigou os atletas a ajustarem o seu repertório de manobras e a escolher muito bem as ondas para poder aplicar o seu Surf.

Na primeira bateria do dia, João Vidal que tinha sido um dos melhores de sábado, não encontrou ondas com potencial e foi eliminado. Afonso Candeias dá show na segunda meia-final de Sub 16 pontuando 8.75 e 7 pontos e confirma que o seu back side é muito forte e bonito. Em Sub 14 Rodrigo Lebre destaca-se com um excelente onda surfada até à areia que lhe rendeu 8 pontos. A categoria de Sub 12 foi a última a entrar na água antes de a organização decidir alterar o local de competição para a Bafureira.

Com a maré a subir, a final de Sub 16 começou com uma troca de ondas pouco significativa. Quando a segunda série entrou, Afonso Candeias destruiu uma das maiores ondas da bateria que lhe valeu 8.50 pontos e ficou destacado na liderança. As séries entravam e os outros atletas, nem sempre bem colocados, perdiam oportunidades óptimas para ameaçar a liderança. Martim Paulino, Guilherme Ribeiro e Vasco Cordeiro lutaram até ao fim, mas apenas entre si pelos lugares secundário ficando por esta ordem classificados.

Em Sub 14 dois atletas da casa tinham reais aspirações á vitória. Rodrigo Lebre já tinha mostrado que conseguia obter notas de excelência e Francisco Mittermayer tinha sido muito regular ao longo do campeonato nas duas categorias em que competiu (Sub 12 e Sub 14).

No entanto, João Mendonça começou fortíssimo. Com um 7.10 e um 8.75 pontos nas suas primeiras ondas, o João colocou os outros atletas a necessitarem de notas acima de 8.60 pontos para lhe roubarem a liderança. Rodrigo Lebre ficou em segundo, Francisco Mittermayer em terceiro e Guilherme Costa em quarto lugar.

No próximo fim de semana realiza-se a segunda etapa deste circuito na praia de Carcavelos.

A 1ª Etapa do Circuito Regional da Grande Lisboa foi organizado pelo Surfing Clube Portugal com os apoios da Câmara Municipal de Cascais, da Federação Portuguesa de Surf, Junta de Freguesia do Estoril/Cascais, Fundação o Século, Rollei Action Cam, Pizzaria/Bar Praia de S. Pedro, o Boteco da Linha, Restaurante/Bar Casa da Praia, Mar D´Sal, Guincho Surf Shop, Clinica Rident, Original Lanyards, Surfset, Beachcam, Culto da Imagem e Surftotal.

Comentários