O surfista algarvio João Mendonça é o novo Campeão Regional Sub-14 da Grande Lisboa. O jovem prodígio da Arrifana, federado pela Associação de Surf da Costa de Caparica, conquistou o título este domingo, 29 de abril, ao vencer, na categoria, a 4ª etapa do circuito da região da capital Portuguesa, na Praia do Marcelino, Costa de Caparica. Em 2016, João Mendonça foi Campeão Nacional Sub-12 e também Campeão Regional Sub-12 na Grande Lisboa.
A etapa na Praia do Marcelino foi organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Almada e Federação Portuguesa de Surf. A etapa era decisiva para João Mendonça. O algarvio comandava o ‘ranking’ regional Sub-14 em igualdade pontual com Martim Nunes e os dois lideres tinham cinco adversários a menos de 400 pontos de distância. Não havia margem para erros.
Depois de ter perdido a oportunidade de se destacar na liderança, há uma semana atrás, ao ser eliminado nas meias-finais da 3ª etapa (ver notícia), João Mendonça não vacilou na hora da verdade. Martim Nunes, vencedor da 3ª etapa, falhou este fim-de-semana a final e deu alguma margem ao adversário algarvio.
O algarvio Henrique ‘Piki’ Gomes (Clube Naval de Portimão) também competiu nesta última etapa Sub-14 do Regional da Grande Lisboa. O jovem surfista de Portimão tinha como objetivo chegar às meias-finais e conseguiu atingir essa meta. ‘Piki’ perdeu em 4º na sua bateria de meias-finais e concluiu a prova em 7º.
Na final Sub-14, João Mendonça enfrentou mais um adversário direto na luta pelo título, Santiago Graça, 2º classificado na etapa anterior. O algarvio impôs-se na hora da verdade e venceu a final, com 11,75 pontos (em 20 possíveis), deixando Santiago Graça (6,60) na 2ª posição. Francisco Mittermayer (6,35) terminou em 3º e Tiago Faria (5,85) em 4º.
Na contas finais, João Mendonça sagrou-se campeão regional, com 2610 pontos. Martim Nunes sagrou-se vice-campeão regional, em igualdade pontual (2220 pontos) com Santiago Graça, 3º no ‘ranking’. Francisco Mittermayer terminou o circuito em 4º, com 2070 pontos.
Algarvia Matilde Passarinho em destaque
A 4ª etapa do Circuito Regional da Grande Lisboa 2018 foi disputada nas categorias Sub-14, Sub-18, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino, por um total de 80 atletas inscritos e em condições de mar que variaram entre ondas de 0,5 a 1,5 metros.
Além de João Mendonça (Sub-14), os restantes vencedores da etapa foram: Diogo Martins (Sub-18), Gabriela Dinis (Sub-16 Feminino) e Mafalda Lopes (Sub-18 Feminino). Foi a última etapa para os Sub-14, mas para as restantes categorias falta disputar mais uma etapa, em Sesimbra, dias 26 e 27 de maio.
Diogo Martins, com duas vitórias consecutivas está bem lançado na conquista do título regional Sub-18, mas Guilherme Ribeiro, duas vezes segundo classificado, é um perseguidor próximo. Gabriela Dinis e Maria Chaves, com uma vitória cada, estão na luta pelo título Sub-16 Feminino, com Camila Cardoso a escassos dez pontos de distância.
No ‘ranking’ Sub-18 Feminino, a algarvia Matilde Passarinho intrometeu-se nas contas do título ao conseguir 2º lugar na etapa deste fim-de-semana. Matilde nasceu em Portimão, viveu em Lagos e disse ao Swell-Algarve ser uma “algarvia de nascença e coração” (ver notícia).
A algarvia, que já foi vice-campeã regional Sub-16 em Lisboa está agora a 195 pontos do 2º lugar no ‘ranking’ Sub-18 Feminino, que dá acesso direto à finalíssima Feminino no Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018.
—
Links João Mendonça:
Comentários