Os atletas algarvios Oleksandr Olefirenko e Tiago Dinis subiram ao pódio na 2ª Etapa dos circuitos nacionais SUP Maratona e SUP Race Técnico 2017, disputadas em simultâneo na Costa de Caparica, no fim-de-semana 6 e 7 de maio. Oleksandr fez 2º lugar na prova de longa distância e Tiago terminou em 3º no ‘beach race’, ambos na categoria pranchas de 14′. Os dois algarvios são atletas do Albufeira Surf Clube e do Team NSP Portugal, com sede em Vila do Bispo, Algarve.
As segundas etapas simultâneas dos nacionais SUP Maratona e SUP Race Técnico foram organizadas por Windriders – Associação Portuguesa de Desportos Aventura e Federação Portuguesa de Surf. A etapa SUP Maratona decorreu sábado, em condições de vento e de ondulação no mar muito difíceis.
“O mar estava muito agressivo. Demoramos muito tempo a conseguir passar a rebentação e quem o conseguia primeiro tinha vantagem. Devo ter estado mais de 20 minutos a lutar na rebentação, até conseguir passar”, comentou Tiago Dinis, ‘team leader NSP Portugal’, ao Swell-Algarve.
—
—
Oleksandr Olefirenko (‘Alex’) fez na Caparica a sua estreia no nacional SUP e conquistou um brilhante 2º lugar 14´na prova Maratona, a menos de um minuto de distância do vencedor na categoria, Rui Meira (Windriders). A prova foi disputada num percurso de 12 quilómetros, a partir da Praia da Nova Vaga até à Praia de São João. Os dois primeiros na geral competiram em pranchas mais leves e pequenas (12’6). Rui Meira e ‘Alex’ foram 3º e 4º na geral, respetivamente.
Tiago Dinis fez 12º na geral Maratona, 6º na categoria 14′. Diogo Sousa e Sebastian Wolff, também atletas Albufeira Surf Clube / Team NSP Portugal terminaram a prova de longa distância, respetivamente, em 13º (6º 12’6 masculino) e 16º (7º 14′). Tiago Dinis ocupa o 3º lugar no ‘ranking’ Nacional SUP Maratona 14′ após duas provas.
Na prova Race Técnico, domingo, Tiago Dinis subiu ao 3º lugar do pódio na categoria 14′. Foi uma prova muito disputada, num percurso de 3 quilómetros com rondagens de bóia na rebentação. O atleta algarvio conseguiu o 3º lugar no sprint final a correr já na areia, terminando com 1 segundo de vantagem sobre o 4º classificado.
—
—
Oleksandr Olefirenko e Sebastian Wolff terminaram a etapa SUP Race Técnico 14′ em 6º e 7º, respetivamente. Diogo Sousa fez 8º lugar na categoria 12’6 masculino.
O grande vencedor SUP Maratona (geral) foi Filipe Meira, do Surf Clube de Sesimbra, com o madeirense Rúben Afonso, do Clube Naval de São Vicente, a conquistar o segundo lugar, e o terceiro, por Rui Meira, da Associação Windriders.
Na prova SUP Race Técnico (geral), em primeiro lugar ficou Rúben Afonso, Filipe Meira terminou em segundo, e em terceiro lugar, Diogo Queimada, especialista da vertente SUP Ondas, do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré.
—
Links:
1ª Etapa Nacional SUP 2017 | Maratona + Race | Madeira (março)
Comentários