Joana Schenker ainda não perdeu uma bateria este ano. A atleta da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS) venceu a categoria Open Feminino na 2ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open 2016, disputada ontem, 20 de março, na Costa de Caparica, no âmbito do Caparica Primavera Surf Fest. A bicampeã nacional e europeia em título repetiu a vitória do ano passado na prova e alcançou a segunda vitória consecutiva no CNBBO 2016.
A atleta algarvia está a preparar-se para entrar este ano no circuito mundial e tem mostrado no nacional um nível irrepreensível. Joana Schenker repetiu, nesta 2ª Etapa, a dose da 1ª Etapa (na semana anterior, na Figueira da Foz): venceu todas as baterias e sempre com notas ‘na casa’ do bom (6 e 7), ou mesmo excelente (8 e 9).
As condições do mar na Costa de Caparica não estavam fáceis, com picos múltiplos imprevisíveis, o que dificultou a tarefa de encontrar o sítio certo para apanhar as boas ondas que surgiam. O treinador e companheiro da atleta algarvia, Francisco Pinheiro, não deu indicações a partir da praia, reforçando a autonomia da ‘bodyboarder’ já a pensar no mundial. Joana Schenker superou o desafio com uma prestação segura e bom uso da prioridade. “Estou super feliz com a segunda vitória consecutiva no Circuito Nacional de Bodyboard”, comentou a atleta.
A Associação de Bodyboard de Sagres competiu na Costa de Caparica com dois atletas – Francisco Pinheiro e Gonçalo Pinheiro – no quadro Open Masculino. Os dois algarvios entraram no mesmo ‘heat’ da ronda de 48 e seguiram em frente; Francisco em 1º e Gonçalo em 2º. Na ronda seguinte (oitavos-de-final) perderam ambos em 3º, nas respetivas baterias, concluindo a prova no grupo dos 17ºs.
“As minhas ondas não chegaram para as deles”, comentou Francisco Pinheiro, para o Swell-Algarve. O carismático ‘bodyboarder’ de Sagres está mais habituado às esquerdas poderosas do ‘seu quintal’ do que às direitas da Caparica.
Ricardo Rosmaninho venceu, com surpresa, o Open Masculino, impondo-se ao 9 vezes campeão mundial Manuel Centeno. Presente na final esteve também o ‘super’ Pedro Fernandes, que eliminou o campeão nacional, Hugo Pinheiro, nas meias-finais. Nuno Leitão, ‘Batata’, foi o vencedor na categoria Dropknee. O evento incluiu ainda uma exibição de Tow Out, com Edmundo Veiga a rebocar alguns ‘riders’ para um ‘show’ de saltos.
O Circuito Nacional de Bodyboard Open inicia agora uma longa pausa, até agosto. A 3ª Etapa Feminino está agendada para o dia 19 de agosto, em Ílhavo (Aveiro), e a 3ª Etapa Masculino e Dropknee está marcada para os dias 27 e 28 de agosto, na Ericeira.
—
Finais 2ª Etapa CNBBO 2016 | Costa de Caparica
—
Open Masculino
1. Ricardo Rosmaninho (CNP)
2. Manuel Centeno (AON)
3. Hélio Conde (PPSC)
4. Pedro Fernandes
—
Open Feminino
1. Joana Schenker (ABS)
2. Ana Adão (ABFM)
3. Marta Leitão (ESC)
4. Madalena Valério (CRCQL)
—
Dropknee
1. Nuno ‘Batata’ Leitão (ESC)
2. Hélio Conde (PPSC)
3. David Rafachinho
4. Tiago Pimentão (ESC)
—
Links:
Comentários