Segundo QS 10000 da temporada

Armada Portuguesa em Saquarema

Marlon Lipke ainda na California, onde fez 25º no primeiro QS 10000 da temporada (®)

O 2015 Quiksilver Pro Saquarema iniciou em espera o período de realização da prova, de 5 a 10 de Maio. O segundo QS 10000 Word Surf League da temporada realiza-se na Praia de Itaúna com 7 portugueses entre 96 dos melhores surfistas do mundo. Entre os 7 Magníficos da Armada Lusa está o algarvio Marlon Lipke, que vai competir no Heat 6 da ronda de abertura, onde vai estar o brasileiro Alejo Muniz, actual líder do circuito mundial Qualifying Series (QS).

O QS é o circuito mundial onde surfistas de todas as paragens competem para concluir a época dentro do Top 10 que dá directo acesso ao ambicionado Championship Tour (CT). Os eventos QS 10000 (antes conhecidos como ‘prime’) são aqueles que dão mais pontos para o ‘ranking’ QS e onde apenas têm entrada directa os surfistas Top 100 da época anterior.

Portugal tem este ano um número recorde de sete surfistas com acesso aos QS 10000: Marlon Lipke, Tiago Pires, Vasco Ribeiro, Frederico Morais, Nicolau Von Rupp, José Ferreira e Tomás Fernandes. A estes atletas junta-se Gony Zubizarreta, competidor Liga Moche com residência em Portugal, tal como Pedro Henrique, que não tem entrada directa nos QS 10000 mas tem disputado outros QS e tentou um lugar pelos ‘trials’ no primeiro QS 10000 da temporada, o Oakley Lowers Pro, em Trestles, California, EUA.

Tiago Pires no Oakley Lowers Pro, onde fez 25º, tal como o algarvio Marlon Lipke (®rowland/wsl)

Tiago Pires no Oakley Lowers Pro, onde fez 25º, tal como o algarvio Marlon Lipke (®rowland/wsl)

O Oakley Lowers Pro terminou sábado, dia 2 de Maio, e foi ganho por Filipe Toledo, numa final contra Jeremy Flores. Entre os 7 Magníficos Portugueses, Marlon Lipke e Tiago Pires foram os melhores classificados (25º), recebendo cada um 1100 pontos para o ‘ranking’ QS. Vasco Ribeiro e Frederico Morais fizeram 37º lugar (1000 pontos). Nicolau Von Rupp e Tomás Fernandes foram 49ºs (600 pontos) e José Ferreira fez 73º (550 pontos). Estes três atletas perderam na Ronda 1 (ronda de 96). Os restantes portugueses chegaram à Ronda 2 (ronda de 48).

A Armada Lusa está agora em Itaúna, município de Saquarema, estado do Rio de Janeiro, Brasil, para disputar o segundo QS 10000 da temporada. A organização manteve a prova em espera durante o primeiro dia, terça-feira 5 de Maio. As previsões apontam para um ligeiro pico de swell amanhã de manhã (quarta-feira), voltando a cair até sexta-feira à noite, altura em que o mar vai subir e lançar um sábado de ondulação consistente acima de 1 metro.

O 2015 Quiksilver Pro Saquarema pode ser acompanhado em directo na Internet, através do site da Word Surf League, no seguinte endereço: http://www.worldsurfleague.com/events/2015/mqs/1230/quiksilver-pro-saquarema/live.

‘Heats Tugas’ – Ronda 1 (96 atletas) | 2015 Quiksilver Pro Saquarema

Heat 1: Adrain Buchan (AUST); Torrey Meister (HAW); Alex Ribeiro (BRA); Tomás Fernandes (POR)

Heat 6: Alejo Muniz (BRA); Yadin Nicol (AUST); Ramzi Boukhiam (MAR); Marlon Lipke (POR)

Heat 8: Glenn Hall (IRL); Vasco Ribeiro (POR);Connor O’Leary (AUST); Takumi Yasui (JAP)

Heat 14: Jonathan González (CNY); Thomas Hermes (BRA); Nic Von Rupp (POR); Thiago Camarão (BRA)

Heat 18: Michael Dunphy (EUA); Willian Cardoso (BRA); Tom Whitaker (AUST); José Ferreira (POR)

Heat 21: Matt Banting (AUST); Frederico Morais (POR); Ezequiel Lau (HAW); Steven Pierson (PYF)

Heat 24: Jeremy Flores (FRA); Tiago Pires (POR); Mitch Crews (AUST); Soli Bailey (AUST)

Comentários