#3 Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa

Francisco Duarte 2º no Regional de Lisboa

Francisco Duarte já é campeão regional do Sul Sub-18, com vitórias em 3 etapas, e tem dois 2ºs lugares no regional da Grande Lisboa (@paulomarcelino/Arquivo/PraiaFaro-Março2015)

Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) sagrou-se esta terça-feira, 31 de Março, vice-campeão Sub-18 da 3ª Etapa do Circuito Regional da Grande Lisboa, disputada na Praia do Paraíso, Costa de Caparica. Dois outros surfistas algarvios, Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão) e Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube), participaram na mesma prova. Jakob foi 5º classificado e ‘Martim’ 9º, no que constituiu um treino importante para a 1ª Etapa do Pro Júnior Europeu, que começa amanhã, quarta-feira 1 de Abril, na mesma praia.

Francisco Duarte repetiu o resultado alcançado na etapa anterior do Circuito Regional da Grande Lisboa, no qual participa em registo de treino, uma vez que se qualifica para as finais de Esperanças através do Circuito Regional do Sul, onde já tem assegurado o título de campeão regional.

Da esquerda: Jakob Lilienweiss, 'Martim' Magalhães e Francisco Duarte. Pódio Sub-18, 1ª Etapa Regional Sul, Fevereiro, Praia da Rocha (@paulomarcelino/arquivo)

Da esquerda: Jakob Lilienweiss, ‘Martim’ Magalhães e Francisco Duarte. Pódio Sub-18, 1ª Etapa Regional Sul, Fevereiro, Praia da Rocha (@paulomarcelino/arquivo)

A categoria Sub-18 na 3ª Etapa do CRGLisboa teve 29 atletas em prova. O percurso de Francisco Duarte cruzou-se com o de Jakob Lilienweiss depois de ambos avançarem nos oitavos-de-final.

O primeiro encontro entre os dois surfistas algarvios, em baterias de quatro atletas, foi nos quartos-de-final. Jakob venceu a bateria e Francisco apurou-se em 2º. Nas meias-finais, os dois algarvios voltaram a participar na mesma bateria, ganha por Francisco Duarte, com duas ondas que o catapultaram do 3º para o 1º lugar na bateria. Jakob perdeu em 3º e concluiu a prova no 5º lugar da geral Sub-18.

Na final, Francisco Duarte impôs-se a Lourenço Alves (3º) e João Maló (4º), mas não conseguiu roubar o 1º lugar a Luís Perloiro, que foi um justo vencedor da etapa.

‘Martim’ Magalhães teve um percurso mais discreto na etapa do regional de Lisboa, que concluiu no 9º lugar da classificação final Sub-18. O surfista algarvio venceu a sua bateria dos oitavos-de-final e acabou por perder em 3º nos quartos-de-final, numa bateria ganha por Luís Perloiro, seguido pelo açoriano Jácome Correia.

Comentários