Decorreu no passado sábado, dia 8 de junho, a 1ª Etapa do BILLABONG ERICEIRA 2019, by AÇAÍ AMAZON, circuito organizado pelo Ericeira Surf Clube. A prova foi realizada numa autêntica maratona de cerca de 10 horas, com uma ondulação constante entre os 0,5/1m e contou com cerca de 60 inscritos, repartidos pelas categorias Open, Masters e Feminino. O algarvio Martim Magalhães (Clube Naval de Portimão) terminou em 2º lugar Open, à frente do atual líder da Liga MEO 2019, Tomás Fernandes, 3º classificado.
Entre muitas presenças a destacar as referências do Clube e da Ericeira, como o Tomás Fernandes ou a Carina Duarte, regressaram ao Circuito que os iniciou na competições, demonstrando estarem sintonizados com o trabalho desenvolvido pelo Clube em prol de todos os seus atletas. Quem teve a oportunidade de os enfrentar foi a nova vaga de surfistas mais novos que se foram empenhando ao máximo para dificultarem (e muito) a vida aos mais velhos.
No Open, a prova contou com a presença de 45 inscritos, na busca não só da premiação, como também das ondas de Ribeira d’Ilhas. Até à Final a prova contou sempre com ondas consistentes, podendo a grande maioria desfrutar ao máximo do seu potencial.
—
—
Na final, já com as ondas a escassearem, o Caina Barletta (atualmente a residir e a trabalhar na Ericeira) obteve a vitória que lhe escapara na etapa anterior para o Gony Zubizarreta, fruto de todo o seu talento e qualidade demonstrada em toda a prova. Em 2º lugar, ficou o Martim Magalhães, que liderou grande parte da final, ficando os restantes lugares do pódio para o Tomás Fernandes e para o Derek Gomes, 3º e 4º, respectivamente.
No Feminino, o nível esteve muito alto com o regresso da Carina Duarte (e também da Leonor Fragoso ao circuito), juntando à nova geração liderada pela Beatriz Carvalho. Na Final, a Leonor Fragoso empenhadíssima na sua carreira de surfista, levou a melhor, aguentando as fortes investidas de backside da Carina Duarte que ficou em 2º lugar, deixando a Beatriz Carvalho em 3º e a Sofia Moreno Silva em 4º.
Nos Masters, a categoria ficou marcada também com a estreia de alguns atletas, em que se destaca claramente a do vencedor final: Davi Neves. Esteve muito bem durante toda a prova, deixando em 2º o André Almeida, em 3º o Luís Pedro Martins e o Penta Campeão do Circuito, Gonçalo Dias em 4º.
Finais #Billabong Ericeira 2019
Open
- Caina Barletta
- Martim Magalhães
- Tomás Fernandes
- Derek Gomes
Feminino
- Leonor Fragoso
- Carina Duarte
- Beatriz Carvalho
- Paula Fraga
Masters
- Davi Neves
- André Almeida
- Luís Pedro Martins
- Gonçalo Dias.
—
Fonte: Nota de Imprensa do Ericeira Surf Clube (editada)
Comentários