Alex Botelho (Algarve Surf Clube) venceu a categoria Open na 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Centro, disputada no fim-de-semana 21 e 22 de Março, em condições de gala na Praia de Ribeira d’Ilhas, Ericeira. Marlon Lipke (Algarve Surf Clube) foi 3º na mesma final Open e os jovens algarvios Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) e Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) conquistaram 5º lugar na categoria Sub-18.
O Allianz Ericeira Billabong 2015, 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Centro, teve 113 surfistas inscritos, com a participação de atletas de nível internacional na categoria extra Open, como são os casos dos algarvios Alex Botelho e Marlon Lipke, entre outros como Gony Zubizarreta. Foi um treino importante para a Liga Moche, que vai arrancar na mesma praia daqui a poucos dias, de 27 a 29 de Março, com o Allianz Ericeira Pro by Ericeira Surf & Skate, 1ª etapa da nova temporada do circuito português de surf profissional.
A conhecida ‘direita’ de Ribeira d’Ilhas apresentou excelente condição durante o fim-de-semana, com ondulação de 1m a 1,5m no sábado e ‘sets’ de 2,5m ‘offshore’ no domingo. A forte subida do mar no segundo dia da prova levou mesmo a organização a mudar as finais Sub-12, Sub-14 e Sub-16 Feminino para a Praia do Sul. Os restantes surfistas, mais experientes, deram espectáculo na praia mais famosa da reserva mundial de surf na Ericeira.
Na final Open, com dois algarvios na água, Alex Botelho fez valer a sua experiência em ondas grandes e conquistou a vitória. Recorde-se que o algarvio é candidato ao Prémio ‘Billabong Ride of the Year’ – XXL Big Wave Awards deste ano com uma onda gigante surfada em Roka Puta. No ano passado, Alex Botelho venceu o prémio Melhor Onda no concurso Moche Winter Waves. Na final Open em Ribeira d’Ilhas, 50% algarvia, Marlon Lipke foi 3º classificado, atrás do ‘local’ Luis Eyre. No 4º lugar ficou Gony Zubizarreta, que é também um ‘local’ na Ericeira.

Martim Magalhães (na foto) foi 5º classificado Sub-18, tal como Jakob Lilienweiss (@ruioliveira)
No Open, Frederico ‘Martim’ Magalhães perdeu em 3º nos quartos-de-final (2º ronda após os traials, que não teve de disputar) e concluiu a categoria no 9º lugar. Jakob Lilienweiss perdeu nos oitavos-de-final Open. Na categoria Sub-18, os dois algarvios chegaram às meias-finais, nas quais foram eliminados em 3º nas respectivas baterias, concluindo a prova no 5º lugar. Os algarvios falharam por pouco o acesso a uma final que foi inteiramente composta por atletas ‘locais’ e ganha por Pedro Rua. Para ‘Martim’ e Jakob, a prova na Ericeira foi um treino também para a 1ª Etapa da Liga Moche. A qualificação dos dois algarvios para a final nacional Sub-18 é feita no Circuito Regional do Sul e está assegurada.
Jakob teve um percalço, que valoriza mais a sua prestação. O atleta do Algarve Surf Clube está na fase final de recuperação de uma grave lesão num joelho sofrida no último trimestre do ano passado. Na sexta-feira, assim que chegou à Ericeira, já tarde, quis ir surfar… e sofreu uma queda em que se magoou no joelho em recuperação e partiu a prancha.
No sábado, o atleta algarvio estava com dores, mas com muita ‘pica’, conforme confidenciou ao Swell-Algarve, durante um intervalo entre ‘heats’: “Dentro de água esqueço-me das dores”, disse Jakob Lilienweiss. E essa vontade de vencer manteve-se no domingo. Jakob foi eliminado na sua meia-final Sub-18 por uma diferença de 0.21 pontos.
Jakob fez a melhor onda da sua meia-final e precisava de uma nota 3.23 para passar. Na onda decisiva, os juízes deram-lhe 3.02, o que não chegou para ir à final Sub-18… inteiramente composta por atletas da Ericeira. Na outra meia-final Sub-18, ‘Martim’ esteve em posição de se apurar até dois minutos do fim da bateria, altura em que perdeu o 2º lugar de apuramento para Henrique Pyrrait, que acabaria por conquistar o 3º lugar na final Sub-18. ‘Martim’ desceu para 3º na meia-final quando Tiago Santos virou a bateria, subindo de 3º para 1º a dois minutos do fim.
Nas restantes categorias, os vencedores do Allianz Ericeira Billabong 2015 foram José Maria Ribeiro (Sub-12 e Sub-14), Dylan Groen (Sub-16), Camila Costa (Sub-16 Feminino) e Kathleen Barrigão (Sub-18 Feminino).
Comentários