Vasco Ribeiro avançou esta madrugada (hora portuguesa) duas rondas no Burton Automotive Pro, prova do circuito mundial Qualification Series com a categoria QS6000. O surfista português passou a Ronda 3 em 2º na sua bateria e venceu com determinação a sua bateria na Ronda 4, estando agora nos oitavos-de-final, que iniciam a fase ‘man-on-man’ da prova em Merewether Beach, Newcastle, Austrália.
Nos oitavos-de-final, que devem ser disputados durante a madrugada de sábado (hora portuguesa), Vasco Ribeiro vai defrontar o norte-americano Michael Dunphy, que foi 1º (14.93) na bateria da Ronda 3 em que Vasco se apurou em 2º (12.00 | 6.43+5.57). Essa bateria teve um final emocionante. Marco Giorgi acreditou que tinha conseguido na última onda roubar o lugar de apuramento ao português e chegou a fazer um ‘claim’ de satisfação… mas não obteve a pontuação suficiente.
Vasco Ribeiro avançou para a Ronda 4 e deu espectáculo. O português venceu a última bateria com o segundo melhor ‘score’ da ronda (16.17 | 7.50+8.67), impondo-se ao poderoso Alejo Muniz (15.63). Nessa bateria ficou eliminado – em 3º e último – o havaiano Ezequiel Lau (13.70), que havia sido o ‘carrasco’ de Frederico Morais na Ronda 3.
‘Kikas’ perdeu em 3º na Ronda 3, a precisar de um 6.75 para ‘roubar’ o apuramento a Ezequiel Lau. Frederico Morais sai do Burton Automotive Pro com o mesmo resultado alcançado há poucos dias no QS6000 Australian Open of Surfing: 25º | 700 pontos | 1300 dólares.
Vasco Ribeiro é agora o único representante português no Burton Automotive Pro. Nada mau, para um surfista que fez a viagem com o propósito principal de receber na Austrália o prémio de Campeão Mundial Junior, título recentemente conquistado em Ribeira d’Ilhas, Ericeira. José Ferreira e Tomás Fernandes perderam na Ronda 2 e Frederico Morais foi travado na Ronda 3.
Na madrugada deste sábado (hora portuguesa) deve ser disputada a Ronda 5, oitavos-de-final ‘man-on-man’, com 16 surfistas ainda em prova. Entre eles está também Pedro Henrique, brasileiro residente em Carcavelos e competidor Liga Moche. Pedro Henrique avançou em 2º na Ronda 3, venceu a sua bateria na Ronda 4 e vai agora encontrar na Ronda 5 o poderoso Nathan Hedge. Outro estrangeiro bem conhecido dos portugueses e que estava em prova na Austrália era Gony Zubizarreta, eliminado na Ronda 3, ao início da madrugada desta sexta-feira.
Comentários