Burton Automotive Pro - QS6000

Vasco nos 16 Melhores em Merewether

Vasco Ribeiro muito forte no arranque do circuito mundial de qualificação

Vasco Ribeiro avançou esta madrugada (hora portuguesa) duas rondas no Burton Automotive Pro, prova do circuito mundial Qualification Series com a categoria QS6000. O surfista português passou a Ronda 3 em 2º na sua bateria e venceu com determinação a sua bateria na Ronda 4, estando agora nos oitavos-de-final, que iniciam a fase ‘man-on-man’ da prova em Merewether Beach, Newcastle, Austrália.

Nos oitavos-de-final, que devem ser disputados durante a madrugada de sábado (hora portuguesa), Vasco Ribeiro vai defrontar o norte-americano Michael Dunphy, que foi 1º (14.93) na bateria da Ronda 3 em que Vasco se apurou em 2º (12.00 | 6.43+5.57). Essa bateria teve um final emocionante. Marco Giorgi acreditou que tinha conseguido na última onda roubar o lugar de apuramento ao português e chegou a fazer um ‘claim’ de satisfação… mas não obteve a pontuação suficiente.

Vasco Ribeiro avançou para a Ronda 4 e deu espectáculo. O português venceu a última bateria com o segundo melhor ‘score’ da ronda (16.17 | 7.50+8.67), impondo-se ao poderoso Alejo Muniz (15.63). Nessa bateria ficou eliminado – em 3º e último – o havaiano Ezequiel Lau (13.70), que havia sido o ‘carrasco’ de Frederico Morais na Ronda 3.

‘Kikas’ perdeu em 3º na Ronda 3, a precisar de um 6.75 para ‘roubar’ o apuramento a Ezequiel Lau. Frederico Morais sai do Burton Automotive Pro com o mesmo resultado alcançado há poucos dias no QS6000 Australian Open of Surfing: 25º | 700 pontos | 1300 dólares.

Vasco Ribeiro é agora o único representante português no Burton Automotive Pro. Nada mau, para um surfista que fez a viagem com o propósito principal de receber na Austrália o prémio de Campeão Mundial Junior, título recentemente conquistado em Ribeira d’Ilhas, Ericeira. José Ferreira e Tomás Fernandes perderam na Ronda 2 e Frederico Morais foi travado na Ronda 3.

Na madrugada deste sábado (hora portuguesa) deve ser disputada a Ronda 5, oitavos-de-final ‘man-on-man’, com 16 surfistas ainda em prova. Entre eles está também Pedro Henrique, brasileiro residente em Carcavelos e competidor Liga Moche. Pedro Henrique avançou em 2º na Ronda 3, venceu a sua bateria na Ronda 4 e vai agora encontrar na Ronda 5 o poderoso Nathan Hedge. Outro estrangeiro bem conhecido dos portugueses e que estava em prova na Austrália era Gony Zubizarreta, eliminado na Ronda 3, ao início da madrugada desta sexta-feira.

 

Comentários