Burton Automotive Pro - QS6000

Super Vasco em Merewether

Vasco Ribeiro

O campeão mundial junior Vasco Ribeiro estreou-se esta madrugada no circuito mundial Qualification Series com uma exibição de luxo no Burton Automotive Pro (QS6000), na Austrália. O português alcançou o segundo melhor ‘score’ do dia (17.10 | 8.50+8.60) em Merewether Beach e apurou-se em primeiro para a Ronda 3. Na ronda de 48 atletas já está também o compatriota Frederico Morais, 2º classificado na sua bateria da Ronda 2 da prova, inserida no 30º aniversário do Newcastle Surf Festival.

A Ronda 2 masculina em Merewether Beach reduziu a metade a armada lusa presente no campeonato. O jovem ‘wildcard’ Tomás Fernandes e José Ferreira tinham passado as respectivas baterias na Ronda 1, mas perderam em 3º, esta madrugada, numa ronda marcada por swell mais forte, a proporcionar pontuações mais elevadas em Merewheter Beach.

Tomás Fernandes (11.67), perdeu para Marco Giorgi (14.53) e Nathan Hedge (13.74), numa bateria em que também foi eliminado, atrás do português, o basco Aritz Aranburu (11.07), ex-WCT que, assim, poderá estar já em viagem para Portugal, para participar no Capítulo Perfeito, que se realiza amanhã (sexta-feira, 20 de Fevereiro), em Carcavelos. Nathan Hedge, a quem a organização do Capítulo Perfeito atribuiu um wildcard, continua em prova na Austrália e deverá faltar ao evento português.

José Ferreira poderá também estar em viagem esta quinta-feira, para competir amanhã no Capítulo Perfeito. O surfista português foi eliminado esta madrugada em Merewether Beach, perdeu em 3º na Ronda 2 (score: 11.50) para Zeke Lau (16.20) e David do Carmo (13.07). Zé Ferreira bateu-se bem, mostrou bom surf mas não foi suficiente.

Vasco Ribeiro foi mesmo a estrela portuguesa do dia, com uma estreia de luxo no circuito e na prova, ao ponto de descartar uma onda de 8 pontos. O português ‘varreu’ a sua bateria com um super score e deixou Mathews Navarro (15.10) no 2º lugar de apuramento. Na bateria ficaram eliminados dois ‘pesos pesados’: Jesse Mendes (15) e Conner Coffin (13.90).

Frederico Morais apurou-se em 2º na sua bateria (15.43 | 8.10+7.33), atrás de Alejo Muniz (16.17), mas com o português a controlar sempre o segundo lugar de apuramento. Ficaram eliminados na bateria Makai McNamara (11.26) e Jake Halstead (9.17).

Com estes resultados, Vasco Ribeiro, Frederico Morais e Nathan Hedge não deverão competir amanhã em Carcavelos, no Capítulo Perfeito, prova de um dia com 16 competidores. Os três surfistas escolhidos e eleitos para a prova deverão ser substituídos pelos seguintes na lista dos eleitos.

Em Merewether Beach, na Ronda 2, esta madrugada, destaque ainda para os bons resultados de dois surfistas de nacionalidade estrangeira mas residentes em Portugal. O brasileiro Pedro Henrique (16.50 | 8.00+8.50) venceu a sua bateria, na qual foi eliminado em 3´o WCT Matt Wilkinson, incapaz de juntar ‘backup’ suficiente à sua onda de 9 pontos e vítima do surpreendente 9.93 alcançado pelo brasileiro Rafael Teixeira numa das últimas ondas do ‘heat’. O espanhol Gony Zubizarreta conseguiu o apuramento para a Ronda 3, também em 2º na sua bateria, com um modesto ‘score’ de 12.50.

Comentários