Dois velejadores algarvios, ambos do Clube Naval de Portimão, representam Portugal na etapa da Taça do Mundo da ISAF (Federação Internacional de Vela) em Miami, Estados Unidos da América, nos dias 26 a 31 de Janeiro. Martim Anderson, campeão nacional em Laser Radial, e Santiago Sampaio, campeão nacional júnior, integram o grupo de 4 elementos da selecção que vão competir na classe Laser.
Martim Anderson conquistou o título nacional em Abril do ano passado, no XXV Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos, que decorreu em Tavira. Santiago Sampaio sagrou-se campeão júnior na mesma prova, tendo sido o 3º classificado em Absolutos.
A etapa da Taça do Mundo da ISAF começou hoje, segunda-feira 26 de Janeiro, e tem a participação de mais de 800 atletas, em representação de 63 países. A selecção de Portugal vai competir em 49er, Laser e 470 masculino.
Em Laser e além dos algarvios Martim Anderson e Santiago Sampaio estão também inscritos mais dois portugueses: Gustavo Lima e Rui Silveira. O australiano Tom Burton, o brasileiro Robert Scheidt e o croata Tonci Stipanovic são os mais fortes candidatos à vitória nesta classe, na qual Portugal já assegurou presença nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio
de Janeiro.
Em 470, depois da excelente 2a posição alcançada na etapa da Taça do Mundo na Austrália, os irmãos António e João Matos Rosa procuram manter o ritmo. João Villas-Boas/Miguel Nunes fazem a segunda prova enquanto dupla, depois de uma estreia prometedora nas Canárias e os jovens Diogo Pereira/Manuel Macedo enfrentam uma frota recheada de estrelas. Os australianos Mathew Belcher/Will Ryan são os grandes favoritos ao triunfo.
Em 49er, Jorge Lima/José Costa, que já garantiram a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, estão entre as tripulações que podem aspirar ao pódio. A dupla nacional está confiante mas tem adversários de peso como os britânicos Dylan Fletcher/Alain Sign, os dinamarqueses Jonas Warrer/Anders Thomsen ou os franceses Julien D’Ortoli/Noe Delpech.
Comentários