![]() |
Martim Magalhães, de branco à direita, no pódio Samadi como vencedor Sub-18 na 3ª etapa daquele circuito junior |
Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) continua a somar vitórias no seu plano de preparação para a Finalíssima do circuito nacional de surf Esperanças 2014. No passado fim-de-semana, dias 27 e 28 de Setembro, o surfista algarvio venceu a 3ª Etapa do circuito Samadi powered by O’Neill na categoria Sub-18.
Uma semana depois de ter vencido uma etapa do novo circuito regional espanhol Cadiz Dream Tour (ver link abaixo), também em Sub-18, ‘Martim’ Magalhães foi à Costa de Caparica vencer uma etapa do circuito júnior da loja local Samadi Surf & Skate, prova que coincidiu com a realização de uma etapa do circuito do Caparica Surfing Clube, na qual o surfista algarvio ainda ponderou entrar na categoria Open, o que acabou por não ser possível.
A competição Sub-18 na etapa do Samadi começou nos quartos-de-final e com a maré vazia a impor mar pequeno e com ‘quebra-cocos’. Em ondas de uma manobra só, ‘Martim’ Magalhães fez o suficiente para chegar à final, já disputada com maré a encher e ondas mais manobráveis.
A final com quatro atletas ficou marcada por um intenso duelo entre ‘Martim’ Magalhães e o local Vasco Diniz, com sucessivas trocas de liderança. O surfista algarvio chegou aos últimos minutos da bateria a precisar de uma onda 6,03 para recuperar a liderança. A dois minutos do fim, ‘Martim’ Magalhães ‘apanhou’ a sua oitava onda e conseguiu uma nota 6,67, que lhe deu a vitória.
‘Martim’ Magalhães terminou a época regular do circuito nacional de surf Esperanças 2014 no 5º lugar do ‘ranking’ nacional Sub-18. O surfista algarvio vai disputar a Finalíssima na Ericeira, no início de Novembro, e quer manter ou mesmo melhorar a sua situação, o que lhe permitirá continuar como surfista de elite da Federação Portuguesa de Surf, chamado aos estágios da Equipa Nacional Junior, da qual são seleccionados atletas para representar Portugal em competições internacionais.
O surfista algarvio, apoiado pela Ferox, Janga e Komunity, tem participado nalgumas provas para intensificar o seu ritmo competitivo até Novembro. Até lá, poderá ainda regressar a Espanha para disputar mais uma etapa no Cádiz Dream Tour, mas ainda não é certo. O mais provável é encontrarmos ‘Martim’ Magalhães numa praia algarvia, onde começa agora a época das ondas boas.
Final Sub-18 da 3ª Etapa Samadi
1. Martim Magalhães – 11.10 pontos (6.67+4.43)
2. Vasco Diniz – 10.46 (5.83+4.63)
3. Afonso Brito – 6.76 (3.83+2.93)
4. Diogo Roque – 5.67 (4.00+1.67)
Links:
Martim Vence Etapa no Cádiz Dream Tour – Setembro 2014
Comentários