Marlon 73º em Huntington Beach (Surf – Prime)

Frame do video da única onda surfada por Marlon Lipke no Vans US Open of Surfing 2014


Marlon Lipke repetiu o resultado do ano passado na edição deste ano do Vans US Open of Surfing, evento Prime do circuito mundial ‘Qualification Series’ da ASP. O atleta do Clube de Surf de Faro chegou com uma semana de antecedência a Huntington Beach, na California, para se ambientar na onda da prova. Mas ontem, na sua bateria de estreia, na Ronda 1 do Quadro Principal (ronda de 96), o surfista algarvio foi contrariado pela acalmia da maré cheia e quase não surfou, sendo eliminado em 4º na bateria, o que lhe dá o 73º lugar na prova, ao qual corresponde um prémio monetário de 750 dólares e 380 pontos para as contas do circuito masculino QS.

“Dia duro para mim; o oceano não teve muito para oferecer na minha bateria”, comentou Marlon Lipke, desanimado com o resultado. Durante meia-hora, o surfista algarvio apenas conseguiu fazer uma onda (com duas manobras), que lhe valeu 4.50 pontos. Ainda pontuou num ‘drop’ inconsequente e concluiu a bateria em último, com um ‘score’ de 5.50 pontos. “É duro perder quando nem sequer se tem oportunidade de surfar”, concluiu o atleta algarvio.

Os resultados baixos mostram bem o marasmo da maré cheia durante a bateria disputada pelo algarvio, que começou cerca das 20h00 de Portugal Continental, ontem, dia 28 de Julho. Marlon perdeu em último e sem ‘back up’ quando precisava apenas de uma nota 4.41 para se apurar em 2º. A bateria foi ganha pelo energético Charles Martin (score 10.50), de Guadalupe. O ‘WCT surfer’ australiano Adam Melling apurou-se em segundo (score 9.90), com uma nota 4.57 alcançado já na fase final da bateria.

O campeão nacional português em título, Frederico Morais, entrou pouco depois na água e também foi eliminado em 4º, numa bateria onde deveria estar Kelly Slater, que faltou à prova. ‘Kikas’ concluiu o evento em igualdade com Marlon. Participaram neste Vans US Open of Surfing 2014 outros dois surfistas bem conhecidos da Liga Moche; Gony Zubizarreta e Nic Von Rupp, ambos eliminados nos ‘trials’, sem conseguir pontos para o QS.

À chegada à California, Marlon Lipke seguia na 76ª posição do circuito mundial masculino ‘Qualification Series’, com 1826 pontos em 3 eventos. Recorde-se que o surfista algarvio vinha de um excelente 17º lugar no ‘prime’ sul-africano Mr. Price Pro Ballito. O resultado agora conseguido em Huntington Beach não melhorou a sua situação. Marlon viaja agora para França, para disputar o 5 estrelas Sooruz Lacanau Pro, entre os dias 12 e 17 de Agosto. 

Links:



Comentários