![]() |
Francisco Duarte em acção durante a “ª Etapa Projunior Nacional 2014, em Santa Cruz (foto:SurfTotal) |
Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) foi semifinalista na 2ª Etapa (última) do Circuito Nacional Projunior 2014, disputada ontem, sábado 19 de Julho, em Santa Cruz. “Acaba por ser o meu melhor resultado do ano”, disse o surfista de Portimão ao Swell-Algarve, após o 5º lugar alcançado na derradeira etapa do circuito que reúne os melhores surfistas Sub-20 portugueses.
O Algarve esteve representado em Santa Cruz por mais dois surfistas: Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) e Jakob Lilienweiss (Clube de Surf de Faro). O melhor resultado algarvio foi o de Francisco Duarte, numa etapa que consagrou os campeões nacionais Projunior 2014, masculino e feminino: Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot.
Francisco Duarte passou a Ronda 1 numa bateria com três atletas, deixando para trás Dylan Groen, actual líder Sub-14 do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014. O surfista algarvio apurou-se depois na Ronda 2 (quartos-de-final) para as meias-finais, mostrando um surf cada vez mais consistente. “À medida que fui passando os heats, o meu surf foi ficando mais solto e senti mais confiança”, disse Francisco Duarte, ao Swell-Algarve.
Nas meias-finais, Francisco Duarte foi 3º na sua bateria, atrás de João Kopke e de Guilherme Fonseca mas melhor que Vasco Mónica, o que lhe deu o 5º lugar na etapa. “Foi o campeonato em que me senti mais à-vontade este ano e onde consegui mostrar melhor o meu surf”, concluiu Francisco Duarte, que na terça-feira parte para Espanha, para disputar a 2ª Etapa do Projunior Europeu, o Sopela ProJunior (24 a 27 de Julho), no País Basco.
Recorde-se que Francisco Duarte não disputou a 1ª Etapa do Projunior Europeu por estar nessa altura lesionado num joelho. Essa 1ª Etapa foi disputada em Espinho (26 a 29 de Junho), em simultâneo com a 1ª Etapa do Projunior nacional. Francisco Duarte, que desde 2013 está a treinar-se com a Surftechnique na Grande Lisboa, parte para o País Basco com a confiança reforçada pelo resultado obtido em Santa Cruz, sobretudo pelo bom surf demonstrado e que foi reconhecido pela própria Associação Nacional de Surfistas na nota de imprensa sobre a prova.
Frederico ‘Martim’ Magalhães disputou a 1ª Etapa do Projunior Europeu e Nacional, em Espinho, e conseguiu nessa altura passar a Ronda 1, eliminando dois atletas espanhóis e alcançando o 17º lugar na etapa. Ontem, em Santa Cruz, ‘Martim’ Magalhães fez melhor. O ‘pequeno grande surfista’ de Portimão disputou a Ronda 1 numa bateria de três atletas e eliminou André Faria (37º Liga Moche).
Na Ronda 2 (quartos-de-final), ‘Martim’ mediu forças com os pesos-pesados Miguel Blanco (vice-campeão nacional 2013 e vencedor da 1ª Etapa Projunior Nacional 2014), Tomás Fernandes (surfista que haveria de vencer o evento com uma fenomenal exibição… ver adiante) e Tomás Ferreira. Talvez impressionado com a concorrência, ‘Martim’ não conseguiu soltar o seu surf e foi eliminado em 4º, concluindo esta 2ª Etapa no 13º lugar, melhor que o 17º alcançado na 1ª Etapa.
Jakob Lilienweiss não foi feliz em Santa Cruz, eliminado em 3º na Ronda 1 contra Guilherme Fonseca e Jácome Correia, concluindo a etapa na 17ª posição. “Correu um bocado mal. Apanhei boas ondas e a primeira manobra até saía mais ou menos bem, mas não conseguia encaixar uma segunda manobra decente”, explicou o surfista do Clube de Surf de Faro, ao Swell-Algarve. “Agora é treinar para o próximo e surfar todos os dias”, concluiu o jovem de Tavira.
Esta 2ª Etapa do Projunior Nacional 2014 foi disputada num único dia, sábado 19 de Julho, em condições meteorológicas e de mar muito dinâmicas: mar pequeno, chuva e frio da parte da manhã; mar maior (‘meio metrão’ a ‘metrinho’), sol e calor da parte da tarde, a partir dos quartos-de-final.
Camilla Kemp venceu a etapa, mas Teresa Bonvalot sagrou-se campeã feminina, com o 4º lugar em Santa Cruz e a vitória alcançada em Espinho. No quadro masculino, Miguel Blanco aspirava ao título depois de ter vencido em Espinho, mas não conseguiu chegar à final.
Tomás Fernandes sagrou-se campeão nacional Projunior 2014, beneficiando da derrota de Miguel Blanco nas meias-finais e vencendo a final num duelo apertado com o bi-campeão nacional 2011 e 2012, Vasco Ribeiro, 2º classificado na etapa. Os restantes finalistas masculinos foram João Kopke (3º), que ainda lutava pelo título nacional, e Guilherme Fonseca (4º).
Tomás Fernandes sagrou-se campeão nacional Projunior 2014, beneficiando da derrota de Miguel Blanco nas meias-finais e vencendo a final num duelo apertado com o bi-campeão nacional 2011 e 2012, Vasco Ribeiro, 2º classificado na etapa. Os restantes finalistas masculinos foram João Kopke (3º), que ainda lutava pelo título nacional, e Guilherme Fonseca (4º).
Links:
Comentários