Trio Algarvio em Santa Cruz (Surf – Projunior)

Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão)
(foto:PauloMarcelino/Arquivo/Ericeira/Out2013)


Os campeões nacionais Projunior 2014 vão ser decididos no fim-de-semana, 19 e 20 de Julho, na praia de Santa Cruz, durante o festival Ocean Spirit. Na 2ª Etapa (última) deste campeonato, destinado a surfistas até aos 20 anos, o Algarve vai estar representado por três atletas: Frederico ‘Martim’ Magalhães, Francisco Duarte e Jakob Lilienweiss.


O jovem ‘Martim’ (Clube Naval de Portimão) é o atleta algavio melhor cotado a viajar para Santa Cruz, seguindo na 8ª posição do ‘ranking’ Sub-18 do Circuito Nacional Esperanças 2014 e em 46ª na Liga Moche, na qual faltou a uma etapa. Foi o único algarvio na 1ª Etapa do Projunior 2014, que decorreu em Espinho, de 26 a 29 de Junho. 

Em Espinho, ‘Martim’ passou a primeira ronda, ‘mandando dois espanhóis para casa’ e concluindo a etapa na 17ª posição. Recorde-se que essa 1ª Etapa Projunior contou em simultâneo para os circuitos nacional e europeu da categoria. Santa Cruz vai contar apenas para o circuito Projunior nacional.
Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) é 9º Sub-18 no CN Esperanças 2014 e 26º Liga Moche (principal competição portuguesa de surf). O jovem de Portimão tem estado a treinar-se, desde 2013, com a Surtechnique, na Grande Lisboa. Jakob Lilienweiss (Clube de Surf de Faro) vem de uma meia-final Sub-18 na mais recente etapa do CN Esperanças 2014, há duas semanas, e parece estar a atravessar um bom momento de forma.
Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão)
(foto:PauloMarcelino/Arquivo/Amado/Jun2014)
A tarefa dos algarvios em Santa Cruz não é fácil. Ainda que o Projunior tenha atletas muito jovens, como Afonso Antunes, o novo talento da Caparica, de apenas 10 anos de idade, tem também competidores de dimensão internacional, como o bi-campeão nacional (2011 e 2012) e actual líder da Liga Moche, Vasco Ribeiro, entre outros atletas ‘top’. Vasco Ribeiro não compete há 5 anos no Projunior, mas vai entrar em Santa Cruz como ‘wildcard’.
De acordo com o ‘heat draw’ divulgado pela Associação Nacional de Surfistas, na Ronda 1, Frederico ‘Martim’ Magalhães vai entrar numa bateria com apenas 3 atletas, medindo forças com André Faria (37º Liga Moche) e Francisco Almeida (3º Sub-16 CNEsperanças). 
Francisco Duarte também vai entrar numa bateria de 3 contra João Kopke (27º Liga Moche, um posto abaixo do algarvio mas com menos uma etapa) e Dylan Groen (actual líder Sub-14 no CNEsperanças e 48º Liga Moche 2014).
Jakob Lilienweiss (à dir) com o presidente do (seu) Clube de Surf de Faro, Manuel Mestre
(foto:PauloMarcelino/Arquivo/PraiaFaro/Jan2014)
Jakob Lilienweiss vai disputar uma bateria de 4 atletas contra o poderoso Guilherme Fonseca (líder Sub-18 CNEsperanças e 22º Liga Moche), Jácome Correia (líder Sub-16 CNEsperanças e 27º Liga Moche) e Samuel Ferreira.


Recorde-se que os vencedores, masculino e feminino da 1ª Etapa, em Espinho, foram Miguel Blanco (vice-campeão nacional 2013) e Teresa Bonvalot (actual líder feminino Liga Moche). Ambos vão disputar a 2ª Etapa em Santa Cruz.




Comentários