pub

Stand Up Paddle

Diogo Sousa Campeão Nacional de Race Técnico

Algarvio Diogo Sousa venceu as três primeiras provas Race Técnico da época. A mais recente foi em Peniche, na imagem (®PPSC)
pub

Diogo Sousa (Albufeira Surf Clube / Team NSP Portugal) é o novo Campeão Nacional de Race Técnico em Stand Up Paddle, na categoria 14′. O atleta algarvio conquistou o título a uma prova do fim do campeonato, no limite da sua disponibilidade, já que não vai conseguir estar presente na última etapa Race. Diogo está ainda na corrida para o título nacional na especialidade Maratona.

Esta é uma história de sucesso. Diogo Sousa está na equipa NSP liderada por Tiago Dinis, que o ano passado foi protagonista ao encerrar a época a  250 pontos do título nacional Maratona e vice-campeão nacional Race Técnico. Na época passada, Tiago era o único atleta na equipa a competir na categoria das pranchas de 14 pés, mas não este ano.

Diogo Sousa mudou esta época da categoria 12’6” para a 14′. “Eu faço isto por gosto e essa foi a principal razão de ter mudado para pranchas de 14′, porque é uma prancha maior, que me permite divertir-me mais”, explicou o atleta ao Swell-Algarve. A preparação foi feita durante o inverno, em Albufeira, em treinos com Tiago Dinis. “Sentimos que evoluímos mesmo muito a treinar em conjunto”, comentou Diogo Sousa.

A estreia na nova categoria não podia ter sido melhor. Diogo Sousa venceu a primeira etapa Race 2018, na Caparica (ver notícia), alcançando a sua primeira vitória de sempre no Campeonato Nacional. Logo de seguida foi chamado a um estágio da Seleção – “Foi uma excelente experiência” – e depois venceu a 2ª etapa Race, no Porto (ver notícia).

Com duas vitórias consecutivas estava à vista o título nacional. A consagração foi alcançada em Peniche, no início do mês, com a terceira vitória no campeonato. “De certa forma estava ‘obrigado a ganhar’, porque apenas falta uma prova para terminar o campeonato nacional de Race Técnico e eu não vou poder estar presente nessa por motivos pessoais”, comentou o atleta ao Swell-Algarve.

Diogo Sousa no pódio da consagração em Peniche, com o companheiro de equipa e de treinos Tiago Dinis ao seu lado, de camisola preta, no 2º lugar 14′ (®PPSC)

A prova de Race Técnico em Peniche decorreu junto ao Molhe Leste. Diogo Sousa liderou do princípio ao fim. “A prova consistia em 2 voltas de 2kms com umas viragens na rebentação (que era pequena, não houve muita ondulação) e correu-me mesmo muito bem porque, pela primeira vez desde que faço SUP Race, consegui liderar a prova do início ao fim e ser o primeiro a chegar à meta no sprint final. Foi dura, muito exigente fisicamente, mas consegui manter um bom ritmo do início ao fim e assim fugi da confusão das viragens nas bóias, o que me permitiu ganhar”, recordou o atleta. Tiago Dinis fez 2º lugar 14′.

Em Peniche também houve prova de Maratona. “Foi a travessia Berlengas-Peniche, onde apanhámos condições muito difíceis e fiquei em 2º lugar”, comentou o atleta. Diogo Sousa está ainda na luta pelo título nacional em Maratona, mas aqui as contas são mais apertadas. “A única forma de vir a ser campeão em Maratona é se ganhar as 2 provas que faltam, porque até agora tenho um 3º lugar alcançado na Madeira e um 2º em Peniche. Com dois primeiros nas próximas 2 consigo ser campeão nacional, por isso vamos ver como corre…”, explicou.

A próxima prova de Diogo Sousa será a Taça de Portugal de SUP Race por clubes, em São Martinho do Porto, dia 8 de julho. Não é uma prova do Campeonato Nacional; é uma prova de troféu por equipas, onde Diogo Sousa e Tiago Dinis vão estar a representar o Albufeira Surf Clube e o Algarve, uma bandeira que, graças a esses dois atletas, impõe cada vez mais respeito no SUP de competição.

Comentários