Circuito Nacional de Stand Up Paddle Race Técnico 2018

Diogo Sousa Conquista 2ª Vitória no Nacional

Algarvio Diogo Sousa, ao centro, no 1º lugar do Pódio 14' na etapa do Nacional SUP Técnico no Porto (®DR)

Diogo Sousa (Albufeira Surf Clube / Team NSP Portugal) venceu a 2ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Race Técnico 2018 na categoria 14′. Foi a segunda vitória consecutiva do atleta algarvio no nacional da modalidade. A prova foi disputada em simultâneo com a etapa nacional de SUP Wave, na Praia Internacional do Porto, domingo 13 de maio, inserida no programa do Log Surf Fest powered by Mazda, no âmbito do Porto & Matosinhos Wave Series 2018.

“Foi uma boa prova, com muitas ondas, o que é ótimo para o Race Técnico”, comentou Diogo Sousa, ao Swell-Algarve. A etapa de SUP Race Técnico teve 40 atletas inscritos e foi disputada num circuito de, aproximadamente, 3,5 km com partida no areal, passando a rebentação e rondando as bóias colocadas ao longo da praia e na rebentação.

“Comecei bem, depois tive alguns azares e ainda andei pelo 4º ou 5º lugar, mas após apanhar uma ‘onda vassoura’, que varreu muitos dos atletas, consegui recuperar muito e passado um bocado alcancei a liderança. A partir deste ponto preocupei-me em aumentar a distância e depois quando já tinha vantagem confortável foi só gerir o esforço e tentar apanhar o máximo de ondas e cansar-me o mínimo possível”, recordou Diogo Sousa.

O atleta algarvio mudou este ano da categoria 12’6” para a 14′ e alcançou a sua primeira vitória nacional logo na etapa de estreia do atual circuito (ver notícia), a primeira que disputou já com uma prancha maior.

Tiago Dinis, ‘team leader’ NSP Portugal e atleta do Albufeira Surf Clube concluiu a etapa em 4º lugar 14′. Na etapa anterior, o atleta algarvio tinha subido à 3ª posição do pódio, mas em Matosinhos teve alguns azares durante o percurso e não conseguiu repetir a presença no pódio.

Simão Manuel venceu a etapa de SUP Wave, disputada por 24 atletas. No SUP Race Técnico, o pódio 12’6” foi ocupado pelos líderes do ‘ranking’ nacional: Filipe Meira (1º), Ruben Afonso (2º) e Renato Queirós. Os dois primeiros terminaram com menos de um minuto de diferença.

Diogo Sousa venceu destacado em 14′, mais rápido que o 3º em 12’6” e com uma vantagem superior a 2m30 sobre o 2º classificado 14′, Jano Rodrigues. O atleta algarvio completou  prova abaixo dos 40 minutos. Ângela Fernandes foi a vencedora na categoria 12’6” Feminino e Ricardo Maciel no ‘All Around’.

 —

Links:

1ª Etapa CN SUP Race Técnico 2018 | Trafaria | Março

Comentários