pub

Praia da Rocha, Portimão | 11 e 12 fevereiro

Abertas Inscrições para a 1ª Etapa Regional

Etapa na Praia da Rocha, dias 11 e 12 de fevereiro, vai inaugurar um ciclo de novos campeões no Regional Sul (®PauloMarcelino/Arquivo)
Etapa na Praia da Rocha, dias 11 e 12 de fevereiro, vai inaugurar um ciclo de novos campeões no Regional Sul (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

O Circuito Regional de Surf do Sul 2017 vai inaugurar um ciclo de novos campeões e mostrar novos talentos nas ondas algarvias. O circuito de apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças vai começar na Praia da Rocha, em Portimão, nos dias 11 e 12 de fevereiro e as inscrições de atletas já estão abertas. A prova é organizada por Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Vai ser um ano de novidades no Circuito Regional de Surf do Sul. Apenas duas das seis categorias oficiais Esperanças vão ter campeões empenhados na luta pela renovação de título: Diogo Pereira (ICMPortimão / Playsurf) em Sub-16 e Bruno Gregório (Portimão Surf Clube) em Sub-18.

Diogo Pereira é campeão regional Sub-14 e Sub-16 e venceu as duas categorias na Rocha, em 2016. Este ano já não compete em Sub-14 (®PauloMarcelino/Arquivo)

Diogo Pereira é campeão regional Sub-14 e Sub-16 e venceu as duas categorias na Rocha, em 2016. Este ano já não compete em Sub-14 (®PauloMarcelino/Arquivo)

A campeã Sub-16 Feminino vai procurar o apuramento nacional no Circuito Regional do Centro. Concha Balsemão (Portimão Surf Clube) garante que, ainda assim, vai querer participar em etapas no Sul e deverá estar presente na da Praia da Rocha, mas vai faltar às duas seguintes por causa de um estágio na Austrália. As duas faltas comprometem as contas finais, feitas com os resultados de três das quatro etapas do circuito.

Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) atingiu o limite da idade junior e não vai defender o seu título de campeã Sub-18 Feminino. A surfista de Quarteira/Vilamoura tem dominado o surf feminino algarvio e também é campeã regional Open Feminino. A defesa deste título é uma incerteza, uma vez que a surfista vai estar concentrada nos circuitos seniores ‘Qualifying Series’ e Liga Moche e viaja todos os fins-de-semana até São Torpes, Sines, para se treinar.

Yolanda Hopkins já não tem idade para defender o seu título Sub-18 Feminino e é uma incógnita a sua defesa do título Open Feminino (®DR)

Yolanda Hopkins já não tem idade para defender o seu título Sub-18 Feminino e é uma incógnita a sua defesa do título Open Feminino (®DR)

Splinter Berkum não deverá defender o seu título Sub-12, uma vez que o Algarve Surf Clube decidiu cumprir um ano sabático, não levando atletas Esperanças a competições. Essa pausa permitiu a entrada do Portimão Surf Clube no grupo dos organizadores do circuito, responsável pela 4ª Etapa (última), em maio, o que também é uma novidade este ano.

O vice-campeão Sub-12, Diogo Brasil (ICMPortimão / Playsurf) subiu de escalão e não vai lutar pelo título que lhe escapou por muito pouco o ano passado. A categoria Sub-14 também vai renovar-se, uma vez que o campeão e o vice-campeão, respetivamente, Diogo Pereira (ICMPortimão / Playsurf) e Leon Schneider (Portimão Surf Clube) também subiram de escalão.

Gustavo 'Guga' Gouveia venceu o Open no ano passado, na 'sua' praia, e acabou por se sagrar campeão regional (®PauloMarcelino/Arquivo)

Gustavo ‘Guga’ Gouveia venceu o Open no ano passado, na ‘sua’ praia, e acabou por se sagrar campeão regional (®PauloMarcelino/Arquivo)

As categorias não oficiais – Open e Longboard – vão ter interesse acrescido. Miguel Mouzinho (Algarve Surf Clube) deverá querer recuperar o título Open a que estava habituado e que deixou fugir no ano passado para Gustavo ‘Guga’ Gouveia (Clube Naval de Portimão / Future). O exuberante Moreno Lelis vai estar em força no Open, onde também vai estar o regressado Francis Gregório e por onde costumam passar alguns talentos de nível mundial, como Marlon Lipke.

Atamay Batista vai ser uma estreia interessante em Open e Longboard. O discreto surfista brasileiro de Vale da Telha tem talento e experiência: já foi campeão local de ‘shortboard’ e estadual de longboard no Brasil. Atamay vai ser um desafio para o campeão regional de Longboard, Isaac Felizardo (ICMPortimão / Playsurf). Nesta categoria há que contar sempre com o talento dos atletas do Clube de Surf de Faro, nomeadamente o jovem José Mestre e os experientes Manuel Mestre e Luís Esteves.

O campeão regional de longboard venceu a etapa na Rocha em 2016. Este ano, Isaac Felizardo vai ter mais concorrência (®PauloMarcelino/Arquivo)

O campeão regional de longboard venceu a etapa na Rocha em 2016. Este ano, Isaac Felizardo vai ter mais concorrência (®PauloMarcelino/Arquivo)

O contexto desportivo este ano é propício a um circuito regional ainda mais competitivo. A julgar pelo empenho que temos visto na água por parte dos atletas algarvios Esperanças, tudo indica que vamos ter bons espetáculos na praia. O arranque está marcado para os dias 11 e 12 de fevereiro, na Praia da Rocha, em Portimão.

As inscrições para a 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 já estão abertas, a atletas federados, e decorrem até dia 9 de Fevereiro. Para as categorias oficiais, as inscrições terão de ser realizadas no site da federação portuguesa de surf: http://old.surfingportugal.com.

Nas categorias não-oficiais, as inscrições terão de ser enviadas para o e-mail playsurf@sapo.pt. O valor das inscrições é de 20€.

A 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 tem os apoios Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Ferox Surfboards, Iodo Surfwear, Rocha Surf Shop, Secret Spot Surf Shop e Fisiorider. O Swell-Algarve é ‘media partner’ do evento.

Vencedores da Etapa Regional na Rocha em 2016

Sub-12 | Diogo Brasil (ICMPortimão / Playsurf)

Sub-14 | Diogo Pereira (ICMPortimão / Playsurf)

Sub-16 | Diogo Pereira (ICMPortimão / Playsurf)

Sub-16 Feminino | Joana Carvalho (CNPortimão / Surf Lisbon Formação)

Sub-18 | Bruno Gregório (PortimãoSC)

Sub-18 Feminino | Yolanda Hopkins (CNPortimão)

Open | Gustavo ‘Guga’ Gouveia (CNPortimão / Future)

Open Feminino | Yolanda Hopkins (CNPortimão)

Longboard | Isaac Felizardo (ICMPortimão / Playsurf)

Links (CRSSul 2016):

Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Open (prova em atraso)

Galeria Imagens | Pictures Open em Faro

Gala CRSSul 2016 (Pousada do Infante, Sagres)

Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 2 | Esperanças + Apuramento

Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 2 | Open + Extras

Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 1

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha / Portimão) – Dia 2 | Esperanças

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Galeria Imagens / Pictures

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Dia 2 | Open + Open Feminino

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Dia 1

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Concurso de Fotografia Playsurf

Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Dia 2

Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Dia 1

Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Open Masculino Adiado

Etapa 1 CRSSul 2016 (Falésia) – Dia 2

Etapa 1 CRSSul 2016 (Falésia) – Dia 1

Etapa 1 CRSSul 2016 (Falésia) – Galeria de Imagens

Comentários