O surfista profissional italiano Roberto D’amico venceu o campeonato Open na Praia de Faro, prova em atraso do Four Oceans powered by Forum Algarve, 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2016. O evento foi organizado pelo Clube de Surf de Faro e encerrou o circuito com um dia de boas ondas e surf de elevado nível técnico, hoje, sábado 10 de dezembro, confirmando o veterano Gustavo ‘Guga’ Gouveia (Clube Naval de Portimão / Future Surfing School) como novo Campeão Regional Open do Sul.
O Open em Faro foi adiado na data original da etapa, em março, por falta de ondas. Teve um primeiro período de espera, para maio e voltou a ser adiado para novembro e depois para dezembro. O Clube de Surf de Faro decidiu avançar hoje, confiando nas previsões de combinação de dois ‘swell’, de Levante e de Oeste. A aposta foi ganha.
O check-in foi feito às 09h00, mas os atletas esperaram durante toda a manhã pela maré, que proporcionou boas condições no período da tarde. A competição reuniu um elenco de luxo. O ‘top surfer’ algarvio Marlon Lipke compareceu acompanhado por dois amigos surfistas profissionais, o italiano Roberto D’amico (Reef e Jeep) e o inglês Harry Timson (Volcom).
—
—
O exuberante surfista Moreno Lelis, brasileiro radicado há um ano no Algarve, também levou dois amigos, o brasileiro progressivo Ian Costa, que este ano deu nas vistas na ‘perna europeia’ do QS, e o guerreiro português Ivo Santos, 3º classificado nas edições do Capítulo Perfeito em 2013 e 2014.
Ao lote de dignitários juntou-se um grupo generoso de surfistas de duas gerações algarvias. Compareceram os experientes Gustavo ‘Guga’ Gouveia, Ivan Bailote, Paulo Almeida, Tomás Alcobia e Pedro Arco, visitantes, e os locais João Veríssimo, João Ventura e Luís Esteves. E a estes juntaram-se os jovens Francisco Duarte, Bruno Gregório, Michael Conlan, Leon Schneider e Egor Volkov, António Silveira e Tomás Peitz. Até o jovem Henrique ‘Piki’ Gomes e Inês Pascoal se fizeram às ondas boas, para competir com os rapazes.
—
—
A prova reuniu 31 atletas e foi disputada em palanque duplo durante as duas primeiras fases (oitavos-de-final e quartos-de-final), passando para área única de competição nas meias-finais e final. A competição decorreu em frente ao WAX Restobar e durou cerca de quatro horas, durante a vazante, com boas ondas e surf de enorme qualidade na água.
Gustavo ‘Guga’ Gouveia perdeu ‘de primeira’. O surfista de Portimão apostou num ‘pico’ que não funcionou durante o seu ‘heat’ e só fez uma onda. Foi uma despedida inglória de um circuito em que se sagrou campeão. ‘Guga’ liderava o ‘ranking’ com 2470 pontos (2º na Falésia, 1º na Rocha e 5º no Castelejo) e ficou com esses mesmos pontos, suficientes para garantir o título regional face à ausência de Miguel Mouzinho (1860 pontos em duas provas, 1º na Falésia e 2º na Rocha). Aos 43 anos de idade, o campeão nacional de 2001 regressou à competição este ano e fez prova de longevidade como exemplo para os mais novos.
—
—
Tomás Alcobia e Paulo Almeida, 3º e 4º no ‘ranking’ antes da etapa de hoje, ainda podiam fazer contas ao título, caso vencessem a etapa em Faro. Alcobia perdeu nos quartos-de-final e Paulo Almeida foi eliminado nas meias-finais. Paulo Almeida ‘roubou’ o 3º lugar a Tomás Alcobia mas não conseguiu chegar ao 2º lugar de Miguel Mouzinho, que termina vice-campeão do circuito, tendo apenas duas etapas disputadas. A diferença foi mínima. Paulo Almeida seria vice-campeão regional se hoje tivesse perdido em 3º, em vez de perder em 4º, na sua bateria de meias-finais.
—
—
Ivan Bailote realizou uma prova brilhante, conseguindo bater-se com os ‘pros’ e chegar à final com um surf seguro e sempre atento aos ‘tubinhos’ com os quais foi somando pontos em todas as rondas. Bruno Gregório foi o melhor da nova geração, ao conseguir chegar às meias-finais, onde também marcou presença o ‘local’ João Veríssimo.
A final foi uma bateria intensa, com seis dezenas de ondas surfadas. Ian Costa, que procurou sempre as manobras aéreas, tentando repetir a ‘super’ nota alcançada com um vistoso ‘reverse’ logo nos ‘oitavos’, e Ivan Bailote comprometeram as contas da final ao cometerem interferência dupla. A luta pela vitória ficou nos pés de Marlon Lipke e Roberto D’amico, que travaram um intenso duelo, com vantagem para o italiano, talvez, por ter escolhido as ondas maiores.
—
—
Final
1. Roberto D’amico
2. Marlon Lipke (Algarve Surf Clube)
3. Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube)
4. Ian Costa
—
Links:
Galeria Imagens | Pictures Open em Faro
Gala CRSSul 2016 (Pousada do Infante, Sagres)
Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 2 | Esperanças + Apuramento
Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 2 | Open + Extras
Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 1
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha / Portimão) – Dia 2 | Esperanças
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Galeria Imagens / Pictures
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Dia 2 | Open + Open Feminino
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Dia 1
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Concurso de Fotografia Playsurf
Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Dia 2
Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Dia 1
Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Open Masculino Adiado
Etapa 1 CRSSul 2016 (Falésia) – Dia 2
Comentários