Diogo Pereira já é Campeão Regional de Surf Sub-14. O atleta da Playsurf / Iate Clube Marina de Portimão conquistou o título por antecipação, este domingo 3 de abril, ao vencer a 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2016, na Praia da Rocha, nas categorias Sub-14 e Sub-16. O surfista venceu todas as baterias em que participou nas duas categorias e fez a onda com mais alta pontuação no campeonato.
É o primeiro título de campeão regional conquistado pelo surfista de Portimão. “Estou muito contente e ansioso por ir ao Nacional. O nível lá é alto e sei que vou evoluir muito”, comentou Diogo Pereira, para o Swell-Algarve. O atleta tem 13 anos de idade e repetiu este fim-de-semana a dupla vitória em categorias alcançada há três semanas na 2ª Etapa, em Faro, assumindo-se agora também como forte candidato ao título regional Sub-16.
—
—
O melhor momento de Diogo Pereira foi na final Sub-14, quando trabalhou bem uma ‘esquerda’ do Pico do Molhe e recebeu 8,25 pontos por essa onda. Em nenhuma outra categoria houve uma onda tão bem pontuada como aquela durante os dois dias do campeonato. “Podia ter feito melhor a primeira manobra”, comentou o Diogo com a treinadora, Joana Freitas, quando saiu da água, mostrando a concentração e humildade que o têm feito evoluir como atleta.
Diogo Pereira realizou um campeonato sem falhas, com um pleno de vitórias em duas categorias que começaram nos quartos-de-final. No quadro Sub-16 estavam atletas fortes, como Henrique Poucochinho, Ricardo Augusto, Bruno Gregório (vencedor da 1ª Etapa), ou Michael Conlan (campeão em 2015). Diogo Pereira superou todos os obstáculos e atrás dele andou sempre Leon Schneider (Portimão Surf Clube), 2º classificado nas duas categorias.
—
—
Henrique Poucochinho, Ricardo Augusto e Michael Conlan perderam nas meias-finais. Bruno Gregório chegou à final, mas não conseguiu mostrar na Rocha a qualidade que lhe valeu a vitória Sub-16 na 1ª Etapa, na (sua) Praia da Falésia. O surfista de Quarteira emendou a mão, depois, ao vencer a final Sub-18, resistindo aí à pressão de António Silveira (vencedor da etapa anterior nessa categoria) e de Henrique Poucochinho. Foi a segunda vitória Sub-18 de Bruno Gregório no circuito.
Em dia de finais na Praia da Rocha, este domingo, a Playsurf, escola de surf parceira do Iate Clube Marina de Portimão e organizadora desta etapa do circuito regional, teve outro atleta num primeiro lugar de pódio. Diogo Brasil venceu com surpresa mas de forma categórica a final Sub-12, onde estiveram presentes os vencedores das etapas anteriores, Splinter Berkum (Falésia) e Pedro Ulrich (Faro).
—
—
Sub-12 teve um total de 23 atletas inscritos na prova, o que a tornou bastante competitiva e deu um importante sinal positivo para o futuro do surf algarvio. A Playsurf teve um fim-de-semana feliz. Diogo Brasil venceu os Sub-12. Diogo Pereira venceu os Sub-14 e os Sub-16; e garantiu o título de campeão regional Sub-14. E Isaac Felizardo venceu em Longboard (no sábado, ler notícia), ficando muito perto de se sagrar campeão regional nessa categoria.
Este domingo realizaram-se também 3 finais femininas – Sub-16 Feminino, Sub-18 Feminino e Open Feminino. Concha Balsemão (Portimão Surf Clube) fez 2º lugar nas 3 finais. Joana Carvalho venceu a final Sub-16. A surfista é treinada pela Surf Lisbon Formação e federou-se pelo Clube Naval de Portimão, para lutar no Algarve pela qualificação para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças.
—
—
Os circuitos regionais servem de apuramento nacional na categorias Esperanças (Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-16 Feminino, Sub-18 e Sub-18 Feminino). Os Campeonatos Nacionais de Surf Esperanças deixam este ano de estar aos pares vão ter uma prova por categoria, com excepção do Feminino, que mantém os dois escalões etários numa só prova.
Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) venceu na Rocha em Sub-18 Feminino e ficou perto de renovar o seu título regional nessa categoria. Em Open Feminino, Yolanda alcançou a 3ª vitória e já garantiu a renovação do título regional nessa categoria. O Campeonato terminou com a final Open, ganha pelo veterano local Gustavo ‘Guga’ Gouveia (ler notícia).
A 3ª Etapa CRSSul 2016 foi organizada por Playsurf / Iate Clube Marina de Portimão, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e institucional da Câmara Municipal de Portimão e Junta de Freguesia de Portimão. Teve os patrocínios Ferox Surfboards, Iodo Surfing Gear, Rocha Surf Shop, Secret Spot Surf Shop, Restaurante MySelf, Fisiorider, Rotary Clube da Praia da Rocha, Portimonense Sporting Clube, NoSolo, Tivoli Marina Hotel e Grupo Prainha. Media partners: Swell-Algarve e Rádio Alvor.
—-
Finais Esperanças 3ª Etapa CRSSul 2016 | Dia 2 – Praia da Rocha (Portimão)
—
Sub-12
1. Diogo Brasil (ICMPortimão)
2. Splinter Berkum (AlgarveSC)
3. Francisco Ordonhas (SCCS)
4. Pedro Ulrich (CNPortimão – Surf Lisbon Formação)
—
Sub-14
1. Diogo Pereira (ICMPortimão)
2. Leon Schneider (PortimãoSC)
3. Valentino Miguel (CNPortimão)
4. Bruno Marçal (CNPortimão)
—
Sub-16
1. Diogo Pereira (ICMPortimão)
2. Leon Schneider (PortimãoSC)
3. Bruno Gregório (PortimãoSC)
4. Pedro Coutinho (PPSC)
—
Sub-16 Feminino
1. Joana Carvalho (CNPortimão – Surf Lisbon Formação)
2. Concha Balsemão (PortimãoSC)
3. Francisca Andrade (ASCC – Surf Lisbon Formação)
4. Laura Ferreira (CNPortimão)
—
Sub-18
1. Bruno Gregório (PortimãoSC)
2. António Silveira (CNPortimão)
3. Henrique Poucochinho (PortimãoSC)
4. Francisco Bívar (PortimãoSC)
—
Sub-18 Feminino
1. Yolanda Hopkins (CNPortimão)
2. Concha Balsemão (PortimãoSC)
3. Charlotte van Berkum (PortimãoSC)
4. Joana Carvalho (CNPortimão – Surf Lisbon Formação)
—
Links:
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Galeria Imagens / Pictures
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Dia 2 | Open + Open Feminino
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Dia 1
Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Concurso de Fotografia Playsurf
Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Dia 2
Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Dia 1
Comentários