O primeiro dia da 4ª Etapa (última) do Circuito de Surf do Sul 2016 começou pelas 09h10 e prolongou-se durante mais de 11 horas de competição contínua na Praia do Castelejo, Vila do Bispo, com períodos de autêntica gala no mar. Céu nublado, calor, pouco vento e muita ação na água com mais de 120 atletas inscritos na prova organizada pelo Algarve Surf Clube, com o apoio e direção técnica da Federação Portuguesa de Surf.
Durante o dia intenso de competição entraram em ação atletas nas categorias Sub-18 (1 ronda), Sub-16 (trial + 1 rondas), Sub-12 (trial + 1 ronda), Sub-14 (1 ronda) e Open (2 rondas). Os atletas nas restantes categorias não deram o dia por perdido, já que a zona norte da Praia do Castelejo, fora da área de competição, forneceu boas condições para surf durante todo o dia, com alguns períodos de gala com tubos durante a manhã de maré vazia a encher.
—
—
No quadro competitivo, o principal destaque vai para a eliminação precoce do vice-líder do ‘ranking’ Sub-16, Bruno Gregório, que perdeu dessa forma a luta pelo título regional. Bruno Gregório (Portimão Surf Clube) partiu a sua prancha na véspera e não se encontrou com as condições disponíveis nos quartos-de-final Sub-16, perdendo em 3º na sua bateria.
O deslize de Bruno Gregório favorece Diogo Pereira, líder do ‘ranking’ Sub-16, que já está nas meias-finais dessa categoria e também nas ‘meias’ dos Sub-14, categoria na qual já é campeão regional por antecipação, com pleno de vitórias nas etapas anteriores.
—
—
A prova contou também com a presença do jovem talento da Arrifana, João Mendonça, que se sagrou este ano Campeão Regional Sub-12 pelo Circuito de Surf da Grande Lisboa e está apurado para final mundial do circuito Totally Crustaceous Tour da Volcom. João Mendonça tem 11 anos de idade e competiu este sábado, no Castelejo, nas categorias Sub-16 e Open. Está apurado para as meias-finais Sub-16 e perdeu nos quartos-de-final Open, depois de passar uma ronda.
O surfista de Francisco Canelas (Portimão Surf Clube) regressou este sábado à competição e perdeu nos oitavos-de-final Open. Esta categoria apresenta uma autêntica parada de estrelas e proporcionou excelentes momentos de surf, esta sábado, no Castelejo. Gustavo Gouveia (Clube Naval de Portimão) está nas meias-finais, na luta pelo título regional.
—
—
Nas meias-finais Open estão também os talentosos Eduardo Fernandes (Algarve Surf Clube), Adriano de Jesus, Juanjo Fermandez, John Junior (SCP), Clayton de Valgas, o jovem algarvio Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube), que venceu a sua bateria dos quartos-de-final; e o experiente Marlon Lipke (Algarve Surf Clube), que foi, talvez, o surfista que mais se evidenciou este sábado no Castelejo. O antigo competidor CT brilhou na sua bateria dos oitavos-de-final, na melhor fase da maré; e venceu com muita garra e inteligência a sua bateria nos quartos-de-final.
Domingo entram em ação todas as categorias. As meias-finais Open estão previstas para as 12h54 e a partir daí estarão sempre finais na água. Em jogo na categoria Open está um ‘prize money’ de 750€ para os quatro finalistas, patrocinado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo. Em jogo nas categorias Esperanças estão 21 lugares de apuramento regional para as finalíssimas nacionais.
—
Comentários