pub

Formula Windsurfing | Ilha Terceira, Açores

Dois Algarvios no Mundial Absoluto

Miguel Martinho e Margarida Gil Morais são os melhores atletas, masculino e feminino, de Formula Windsurfing em Portugal (®PauloMarcelino)
Miguel Martinho e Margarida Gil Morais são os melhores atletas, masculino e feminino, de Formula Windsurfing em Portugal (®PauloMarcelino)
pub

Os velejadores algarvios Miguel Martinho e Margarida Gil Morais estão na cidade Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, para disputar o Campeonato do Mundo Absoluto de Formula Windsurfing 2016. Os dois atletas do Clube Naval de Portimão são os melhores competidores, masculino e feminino, da Classe em Portugal.

“Estou debaixo de chuva”, disse Miguel Martinho, esta manhã, em contato telefónico com o Swell-Algarve. Os algarvios cumprem hoje o dia de registos e irão participar na cerimónia de abertura do campeonato, ao final do dia. A primeira largada está prevista para amanhã, terça-feira 15 de novembro, a partir das 12h00. O campeonato termina no dia 19.

Miguel Martinho partiu a sua prancha numa sessão de treinos em Portimão, poucos dias antes de viajar para os Açores. O algarvio vai competir com uma prancha emprestada, igual à que partiu. “A minha expetativa é ficar no top 10. Ganhar seria ideal, mas estão aqui os melhores do mundo. A frota é pequena, se formos 25 será bom, mas o nível é muito alto”, disse Miguel Martinho, ao Swell-Algarve.

Recorde-se que o algarvio é Campeão Nacional FW (ver notícia), Campeão Europeu Masters FW (ver notícia) e Vice-Campeão Mundial Masters FW (ver notícia) em título. No ano passado, Miguel Martinho fez 17º lugar no Mundial Absoluto (ver notícia), que foi realizado, precisamente, no mesmo campo de regatas em que se realiza o mundial deste ano.

Margarida Gil Morais é a melhor competidora portuguesa de Formula Windsurfing. Em Setembro, a algarvia foi a melhor atleta feminino no Festival Mundial FW 2016, na Grécia, onde venceu o título feminino na prova e na Taça da Europa Helénica. Há uma semana atrás, Margarida ficou à porta do pódio Open na primeira prova do regional FW em Lagos.

Será muito difícil haver uma frota feminina, para criar divisão e pódio próprios nos Açores. Além de Margarida estava inscrita apenas mais uma mulher, a finlandesa Marianne Rautelin, mas mesmo essa parece que não irá estar presente para a largada. “Se houvesse competição feminina, o meu objetivo seria ganhar. Assim, o objetivo é aprender e ficar o melhor possível na classificação geral”, disse Margarida Gil Morais, ao Swell-Algarve.

As previsões são boas para o primeiro dia de ação no mundial, amanhã. O argentino Gonzalo Costa Hoevel vai defender o título conquistado no ano passado. O seu mais forte adversário deverá ser Janis Preiss, da Letónia, vice-campeão mundial absoluto no ano passado e tricampeão mundial Masters em título. O argentino esteve em Portimão, na semana passada, para treinar com o seu amigo Miguel Martinho (ver notícia) e depois ainda realizou treinos com o próprio Janis Preiss, já na Ilha Terceira.

Comentários