Formula Windsurfing | Gonzalo Costa Hoevel

Campeão do Mundo Treina em Portimão

Gonzalo Costa Hoevel, argentino, é o Campeão do Mundo de Formula Windsurfing em título (®PauloMarcelino)

O campeão mundial de Formula Windsurfing, Gonzalo Costa Hoevel, esteve em Portimão, para se treinar para o Campeonato do Mundo FW deste ano, que vai decorrer na Ilha Terceira, Açores, nos dias 12 a 19 deste mês. O atleta argentino esteve ontem e hoje em treinos de afinação de equipamento ao largo da Praia da Rocha, na companhia do seu amigo algarvio Miguel Martinho, multicampeão português e vice-campeão mundial Masters de Formula Windsurfing.

Gonzalo Costa Hoevel é atleta profissional de windsurf e, como tal, ‘corre’ o circuito profissional de Slalom PWA World Tour. O argentino fez 2º lugar na última etapa desse circuito, na Alemanha, e terminou o PWA World Tour na 7ª posição do ‘ranking’ final.

“Só tenho uma semana de Formula e queria preparar-me bem para o Mundial, por isso vim até ao Algarve, onde já não vinha há muito tempo, para treinar com o meu amigo Miguel (Martinho), porque o nível dele na Formula é muito alto”, explicou Gonzalo Costa Hoevel, ao Swell-Algarve.

Algarvio Miguel Martinho, à esquerda, e o argentino Gonzalo Costa Hoevel treinaram juntos durante dois dias (®PauloMarcelino)

Algarvio Miguel Martinho, à esquerda, e o argentino Gonzalo Costa Hoevel treinaram juntos durante dois dias (®PauloMarcelino)

Para os menos entendidos, importa dizer que Slalom e Formula são muito diferentes, o que implica grandes alterações no equipamento e na forma de andar no mar. O atleta argentino reside em Tarifa, Espanha, e quis reforçar a sua preparação para o mundial FW treinando com o atleta algarvio, que também vai participar no mundial absoluto.

O campeão argentino quer voltar a ganhar nos Açores, onde no ano passado conquistou o título mundial com vitórias em 9 das 11 regatas realizadas. O mundial deste ano realiza-se no mesmo campo de regatas e Gonzalo Costa Hoevel sente que isso lhe dá vantagem. “É um local onde o vento roda muito dentro da barra e é preciso estar muito atento. Um dos meus pontos fortes é a leitura do vento”, explicou o campeão, ao Swell-Algarve.

Gonzalo Costa Hoevel revelou outro segredo para o sucesso. O atleta vai competir com o mesmo equipamento (velas e prancha) com que competiu e ganhou no ano passado. Os seus patrocínios impõem obrigações no Slalom mas não na Formula, o que lhe permite escolher, por exemplo, as melhores velas, tendo diferentes marcas para diferentes tamanhos. Muitos dos seus adversários profissionais têm de competir com os novos equipamentos das marcas que os patrocinam.

Ao final desta manhã, o argentino esteve a afinar a sua vela (®PauloMarcelino)

Ao final desta manhã, o argentino esteve a afinar a sua vela (®PauloMarcelino)

O campeão do mundo estava confiante, sobretudo, depois do treino de mar realizado ontem em Portimão com Miguel Martinho. “Já me sinto como no ano passado”, disse Gonzalo Costa Hoevel, ao Swell-Algarve. Para Miguel Martinho, que no ano passado fez 17º lugar no mundial absoluto nos Açores, os treinos com o campeão do mundo também reforçam a sua própria preparação para a prova. “O que pode haver melhor do que treinar com o campeão do mundo?”, disse Miguel Martinho.

Gonzalo Costa Hoevel tem 36 anos de idade e pratica windsurf desde os 9 anos. Foi Campeão do Mundo Junior na antiga Classe Mistral em 1997, quando tinha 17 anos de idade. É profissional de windsurf há 12 anos. No Algarve conhece bem a baia de Alvor e diz que é um local de excepção para o windsurf.

Comentários