2015 Azores Formula Windsurfing World Championships

Martinho 17º no Mundial Absoluto

Miguel Martinho (POR5) competiu contra os melhores do Mundo (@ericbellande)

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) concluiu abaixo das suas próprias expectativas o ‘2015 Azores Formula Windsurfing World Championships’, Mundial Absoluto da modalidade, que decorreu na Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, nos dias 7 a 12 de Abril. O velejador algarvio foi o melhor português em prova, 17º na classificação final, liderada pelo argentino Gonzalo Costa Hoevel, novo campeão do Mundo.

“Terminei completamente fora das minhas expectativas”, admitiu o próprio atleta. Miguel Martinho tinha por objectivo terminar entre os dez primeiros. Em prova estiveram os melhores 29 atletas de Formula Windsurfing do Mundo, entre os quais os campeões nacionais de 17 países, o campeão do mundo Ross Williams (britânico), o campeão europeu Sebastien Koerdel (alemão), o multicampeão do mundo Steve Allen e o campeão sul-americano Gonzalo Costa Hoevel, que acabou por dominar o campeonato, com vitórias em 9 das 12 regatas realizadas.

O velejador algarvio não se deu bem com o vento açoriano (@ericbellande)

O velejador algarvio não se deu bem com o vento açoriano (@ericbellande)

Contra as expectativas do campeão português pesaram a força da concorrência, a idade do atleta (39 anos) e o vento açoriano. Na Ilha Terceira, o vento sopra tendencialmente forte, o que não é favorável ao peso leve do atleta (75kg) e sopra também com variações constantes de intensidade e direcção, o que impõe dificuldade acrescida a todos os velejadores.

Miguel Martinho começou mal logo na primeira regata do campeonato, quarta-feira 8 de Abril, primeiro dia efectivo de competição na Praia da Vitória. Num percurso curto (3 voltas) e dentro da baía, com vento a variar entre os 9 e os 17 ‘knots’ e rajadas fortes, o velejador algarvio teve um dia para esquecer: largou mal na 1º regata (concluiu em 12º), foi empatado pelas mudanças na direcção do vento durante a 2º regata (18º), chocou com um adversário e partiu a prancha na 3ª regata (desqualificado) e andou abaixo das suas capacidades na 4ª regata (20º).

Na quinta-feira 9 de Abril, os atletas fizeram-se à água por duas vezes, mas não foi realizada qualquer regata, por falta de vento. Na sexta-feira estavam previstas 5 regatas, mas só foram realizadas 4, porque o vento ficou demasiado forte, tendo subido progressivamente dos 12 ‘knots’ até muito acima dos 30 ‘knots’.

Miguel Martinho partiu a prancha numa colisão com um adversário logo no primeiro dia (@ericebellande)

Miguel Martinho partiu a prancha numa colisão com um adversário logo no primeiro dia (@ericebellande)

Miguel Martinho queria virar os resultados do primeiro dia e conseguiu na primeira regata de sexta-feira o seu melhor resultado no campeonato (8º), aproveitando bem o vento ainda moderado (12 a 17 ‘knows’). Mas, nas restantes regatas do dia, os resultados do velejador algarvio foram piorando à medida que o vento aumentava. Martinho foi 15º na segunda regata e 19º na terceira. Na última regata chegou com um minuto de atraso à linha de largada e conclui as 3 voltas em 24º.

No sábado não foram realizadas regatas devido à tempestade que se instalou sobre a ilha. Hoje, domingo, último dia do campeonato, Miguel Martinho voltou a não conseguir negociar bem com o vento açoriano, perdendo sempre bom posicionamento depois da primeira bóia. Foi 14º; 16º e 14º nas 3 primeiras regatas e não fez a última regata. “O vento entrou tão forte que me matou. Perdi todo o ‘power’ e fui obrigado a não ir à última regata, que já não alterava nada na classificação final”, explicou o atleta.

Miguel Martinho sai dos Açores com um resultado abaixo das suas próprias expectativas e admite: “Cometi alguns erros, mas fazem parte da pressão”. Agora é tempo de reflectir, corrigir e preparar-se para o ‘mundial em casa’, o ‘Monsaraz World Festival – Formula Windsurfing 2015’, Mundial por Categorias que vai decorrer em Lagos, nos dias 27 de Abril a 2 de Maio. Miguel Martinho vai competir em Masters, categoria na qual é Vice-Campeão do Mundo em título. “Este ano gostava de ganhar o título Mundial”, disse o velejador algarvio, ao Swell-Algarve.

Gonzalo Costa Hoevel (Argentina), novo Campeão do Mundo Absoluto de Formula Windsurfing (@ericbellande)

Gonzalo Costa Hoevel (Argentina), novo Campeão do Mundo Absoluto de Formula Windsurfing (@ericbellande)

Comentários