Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) sagrou-se Campeão Nacional de Formula Windsurfing 2016, o seu 18º título nacional sénior desde 1997. O velejador algarvio renovou o título nacional ao vencer a última etapa (5ª) do circuito nacional Formula Windsurfing Series Portugal 2016, na Ilha de São Miguel, Açores. A etapa esteve incluída no Azores Windsurf Race, evento que integrou ainda a Taça AFWP 2016, ganha também pelo atleta de Portimão, e a Taça Açores, conquistada pelo ‘herói’ local Mário ‘Sabão’ Medeiros.
A prova decorreu na Baia de Ponta Delgada com a organização do Clube Naval de Ponta Delgada, com o apoio oficial da Associação Formula Windsurfing Portugal e com o Patrocínio do Governo e Turismo dos Açores e Mutualista Açoreana. Estiveram presentes 12 competidores dos Açores, 6 competidores do continente e um competidor convidado, Fernando Martinez, multicampeão espanhol de Formula Windsurfing, elegível para vencer a Taça AFWP 2016.
—
—
O Azores Windsurf Race começou na passada quinta-feira, 29 de setembro, e terminou no domingo, 2 de outubro. Estiveram em prova quatro algarvios, todos do Clube Naval de Portimão: Miguel Martinho, Vasco Chaveca (presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal – AFWP), Luís Fonseca (diretor desportivo do CNPoritmão) e Margarida Gil Morais.
O vento esteve quase sempre fraco, instável e com muitos saltos, tendo sido realizadas um total de 5 regatas. As condições puseram à prova o nível tático e físico de todos os atletas, que apenas no terceiro dia (sábado) conseguiram competir com vento perfeito, de SW, com intensidade de 11 a 14 nós constantes.
—
—
Apesar das condições, a prova foi muito renhida. Miguel Martinho chegou aos Açores na liderança do ‘ranking’ nacional, após ter vencido todas as etapas (4) anteriores. O algarvio confirmou o favoritismo na água, mas sempre em luta apertada com o espanhol Fernando Martinez Del Cerro, que só conseguiu ultrapassar no último dia.
“Foi uma disputa bastante boa entre mim e o Fernando. Acabei por levar a melhor, mas ele está de parabéns. Já não lhe ganhava em luta direta há dois anos e agora consegui”, disse Miguel Martinho, ao Swell-Algarvw, sublinhando as fortes dificuldades que sentiu no campo de regatas, devido à enorme instabilidade do vento.
—
—
Tão renhida como a luta pelo primeiro lugar, entre Miguel Martinho e Fernando Martinez, foi a luta pelos lugares seguintes na classificação geral, entre Mário ‘Sabão’ Medeiros (3º), Bruno Bertholo (4º) e Vasco Chaveca (5º). Estes três competidores lutavam diretamente pelo 2º lugar no ‘ranking’ final, dois em igualdade pontual e o outro a um ponto de distância. O açoriano Mário ‘Sabão’ Medeiros foi mais forte e sagrou-se vice-campeão nacional FW 2016.
O 4º e 5º lugares na classificação geral (3º e 4º na classificação FW Series) também só ficaram definidos no último. “Eu estive durante todo o campeonato no terceiro lugar, mas no último dia perdi para 4º lugar devido a lesão nas costas”, disse Vasco Chaveca, ao Swell-Algarve, referindo-se à classificação FW e à derrota no duelo direto com Bruno Bertholo, campeão nacional Slalom 2016 e 3º no ‘ranking’ final FW.
—
—
O algarvio Luís Fonseca terminou a prova em 6º na geral (5º nas contas da etapa FW). Margarida Gil Morais fez 8º lugar na geral, sendo a única mulher em prova. A atleta algarvia segurou o seu primeiro lugar feminino no ‘ranking’ final FW Series Portugal 2016, tal como Pedro Pinheiro (CNCascais) , 7º na geral e único atleta Junior em prova é o melhor júnior nas contas finais do FW Series Portugal 2016.
—
—
A prova nos Açores encerrou a época desportiva portuguesa de Formula Windsurfing. Mas a competição continua, para Miguel Martinho, ‘fora de portas’. O atleta de Portimão vai disputar o Campeonato de Espanha de Formula Windsurfing, em Murcia, nos dias 13 a 16 deste mês. Miguel Martinho diz que a vitória sobre Fernando Martinez nos Açores lhe deu “mais power para disputar o campeonato espanhol”.
Miguel Martinho conquistou este ano os títulos de Campeão Nacional FW, Campeão Europeu Masters FW e Vice-Campeão Mundial Masters FW. O velejador algarvio só vai encerrar a época no Mundial Absoluto, nos dias 11 a 19 de novembro, na Ilha Terceira, Açores. “Vou fechar aí a época e quero fazer um grande resultado”, declarou o atleta, ao Swell-Algarve.
—
Pódios e Prémios Azores Windsurf Race
—
Taça AFWP 2016
1. Miguel Martinho (CNPortimão)
2. Fernando Martinez Del Cerro (CNSevilha)
3. Mário ‘Sabão’ Medeiros (CNPontaDelgada)
—
5ª Etapa FW Series Portugal
1. Miguel Martinho (CNPortimão)
2. Mário ‘Sabão’ Medeiros (CNPontaDelgada)
3. Bruno Bertholo (AlhandraSC)
—
1º Feminino: Margarida Gil Morais (CNPortimão)
1º Júnior: Pedro Pinheiro (CNCascais)
1º Master: Miguel Martinho (CNPortimão)
1º Grand Master: Bruno Bertholo (AlhandraSC)
—
Taça Açores
1. Mário ‘Sabão’ Medeiros (CNPontaDelgada)
2. Marco Soveta (CNPraiaVitória)
3. Filipe Gouveia (CNPontaDelgada)
—
Links:
4ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Peniche (junho)
3ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Portimão (maio)
Comentários