pub

Circuito europeu de bodyboard ETB | 3ª Etapa

Joana Schenker Segura Liderança Europeia

Joana Schenker na Fajã da Areia, onde fez 5º lugar na etapa europeia (®JoanaSousa/BBGE)
Joana Schenker na Fajã da Areia, onde fez 5º lugar na etapa europeia (®JoanaSousa/BBGE)
pub

Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) manteve a liderança no circuito europeu feminino de bodyboard (European Tour of Bodyboard – ETB) após a 3ª Etapa, no âmbito do evento Bodyboard Girls Experience 2016, na Ilha da Madeira. A bodyboarder algarvia, bicampeã nacional e europeia em título, fez 5º lugar na etapa, atrás de quatro finalistas de países fora da Europa.

A algarvia venceu as duas primeiras etapas femininas do ETB 2016. A 3ª Etapa, na Madeira foi disputada no fim-de-semana passado, dias 24 e 25 de setembro. “A etapa não teve grande efeito no ‘ranking’. Fiquei com a mesma vantagem que tinha sobre a Teresa”, disse Joana Schenker, ao Swell-Algarve. A atleta algarvia referia-se a Teresa Almeida, vice-líder do ‘ranking’ europeu e que também fez 5º lugar na etapa madeirense.

Joana Schenker perdeu em 3º lugar numa das meias-finais disputadas no pico da Areia da Fajã. Pior do que o resultado, a atleta algarvia lamenta a forma como perdeu. “Perdi a 5 segundos do fim do heat para a japonesa Ayaka Suzuki. Ela precisava de um sete e tal e eu não a marquei; foi uma má decisão, uma falha minha”, reconheceu Joana Schenker, em declarações ao Swell-Algarve.

Ayaka Suzuki, nº 7 do ‘ranking’ mundial, foi uma das sensações da prova, que conclui em 2º lugar numa final de luxo. A vencedora foi a brasileira Neymara Carvalho, pentacampeã mundial. Em 3º lugar ficou a brasileira Isabela Sousa, que já conquistou por antecipação este ano o seu quarto título mundial. E em 4º lugar terminou a também brasileira Patrícia Setúbal.

A prova, organizada por Carina Carvalho, é exclusivamente feminina e destina-se a promover o bodyboard na Ilha da Madeira. A organização juntou este ano um lote fortíssimo de atletas, como se comprova pelo elenco de finalistas.

Joana Schenker ocupa o 5º lugar no ‘ranking’ mundial, é bicampeã nacional e líder do ‘ranking’ nacional e bicampeã europeia e líder do ‘ranking’ europeu. A atleta algarvia está em boa posição para renovar os títulos nacional e europeu. No caso do ETB há mais duas provas femininas agendadas. Se alguma for cancelada, Joana Schenker sagra-se automaticamente (tri)campeã europeia.

Links:

2ª Etapa ETB 2016 | Nazaré, Portugal (agosto)

1ª Etapa ETB 2016 | La Salie, França (maio)

Comentários