Beatriz Gago e Marta Fortunato

Algarvias Campeãs de Portugal em 420

Beatriz Gago, de braços no ar, e Marta Fortunato festejam em Sesimbra os dois títulos nacionais femininos conquistados na Classe 420 (®LuisFraguas/CNS)

Beatriz Gago / Marta Fortunato (CIMAVilamoura / Clube de Vela de Lagos) sagraram-se Campeãs de Portugal Absoluto Feminino e Junior Feminino na Classe 420. O campeonato decorreu em Sesimbra e teve Algarve na maioria dos pódios e mais títulos nacionais algarvios. Lúcia Neto (Ginásio Clube Naval de Faro) e Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) são Campeãs de Portugal, respetivamente, em Laser 4.7 Feminino e Laser Radial Junior Feminino.

O XXIX Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto 2018 foi disputado nas Classes 420, Laser 4.7 e Laser Radial e decorreu nos dias 28 a 31 de março, organizado pelo Clube Naval de Sesimbra, com o apoio da Associação Regional de Vela do Centro e o patrocínio Fidelidade. Velejadores algarvios subiram aos pódios 420 Absoluto Feminino e Junior Feminino, 4.7 Masculino e Feminino, Radial Feminino, Radial Junior Masculino e Radial Junior Feminino.

Lúcia Neto, campeã de Portugal Laser 4.7 Feminino (®LuisFraguas/CNS)

Beatriz Gago / Marta Fortunato destacaram-se pela conquista de dois títulos nacionais. Beatriz Gago terminou a carreira em Juvenis (Optimist) com três títulos nacionais consecutivos e formou tripulação com Marta Fortunato em 420 há apenas cinco meses. A dupla treina-se com Ingrid Braga Fortunato, mãe de Marta Fortunato.

Jovem, leve e ainda ‘rookie’ na Classe 420, a tripulação Beatriz Gago / Marta Fortunato passou com distinção ‘o teste’ do dia de vento mais forte, sexta-feira 30 de março, em Sesimbra. A dupla algarvia conseguiu defender-se bem e consolidou a liderança sábado, dia com menos vento. Terminaram em 8º na geral, em 1º Feminino Absoluto e Junior. “Fiquei contente, mas quero sempre mais”, disse Beatriz Gago, ao Swell-Algarve.

Marta Fortunato, ao centro, e Beatriz Gago, à direita, com a treinadora Ingrid Braga Fortunato (®DR)

“Não é uma surpresa total”, comentou Ingrid Braga Fortunato. Em declarações ao Swell-Algarve, a treinadora da dupla campeã nacional explicou que a garra, competitividade, dedicação e intenso trabalho de treino feito pelas duas velejadoras são sinais de sucesso. “Elas têm trabalhado para isso e merecem. Para mim é um sentimento espetacular”, acrescentou a treinadora.

Ingrid Braga Fortunato é treinadora das duplas líderes dos ‘rankings’ nacionais 420 Junior Feminino e Masculino, respetivamente Beatriz Gago / Marta Fortunato e Manuel Fortunato / Frederico Baptista (CVLagos). Os rapazes não foram felizes em Sesimbra. Uma largada adiantada e um protesto no último dia comprometeram as aspirações ao pódio. A dupla masculina terminou em 7º geral, 5º Junior Masculino, mas deixou apontamentos de grande nível, vencendo quatro regatas e fazendo uma recuperação de 20º para 5º noutra regata; e manteve a liderança no ‘ranking’.

Manuel Fortunato / Frederico Baptista não foram felizes no resultado, mas venceram 4 regatas e continuam líderes do ranking nacional 420 Junior Masculino (®LuisFraguas/CNS)

Os vencedores dos ‘rankings’ nacionais 420 Junior Feminino e Masculino são apurados para o Campeonato do Mundo da Juventude da World Sailing, um dos mais importantes eventos internacionais de vela. As duas duplas algarvias têm o apuramento à vista. As contas vão ficar decididas na próxima PAN, no Porto, no início de maio.

O Algarve esteve bem no XXIX Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto 2018. Lúcia Neto tem estado a andar muito bem em 4.7 e foi a Sesimbra conquistar o título nacional feminino, terminando o campeonato em 9º na geral, 1º Feminino. Daniela Miranda, que já foi por duas vezes Campeã de Portugal Laser 4.7 Junior Feminino, conquistou agora o título em Radial Junior Feminino e partilhou o pódio em Sesimbra com Mariana Viegas (CVLagos), vice-campeã de Portugal.

Daniela Miranda, à direita, campeã de Portugal Laser Radial Junior Feminino (®LuisFraguas/CNS)

O pódio Laser 4.7 Masculino também teve duas presenças algarvias; Julien Carter (Grupo Naval de Olhão) em 2º e Martim Fernandes (GCNFaro) em 3º. Martim Fernandes sagrou-se vice-campeão nacional, uma vez que Julien Carter tem nacionalidade Sueca. O jovem Martim Sancho (GCNFaro) subiu ao 3º lugar do pódio Radial Junior Masculino.

Os novos Campeões de Portugal, além dos algarvios já referidos são: Francisco Mourão / Luís Pinheiro (CNSesimbra) em 420 Masculino, João Bolina / Rafael Rodrigues em 420 Junior Masculino, Vasco Veras (SADafundo) em 4.7 Masculino, Lourenço Mateus (SADafundo) em Radial Junior Masculino, Bernardo Loureiro (CNCascais) em Radial Absoluto Masculino e Frederica Frenchi (SADafundo) em Radial Absoluto Feminino.

Julien Carter, à esquerda, no 2º lugar e Martim Fernandes, à direita, no 3º lugar do pódio Laser 4.7 Masculino (®LuisFraguas/CNS)

Resultados Algarvios | Campeonato de Portugal em Sesimbra

420 (#35 barcos)

7. Manuel Fortunato / Frederico Baptista (CVLagos)

8. Beatriz Gago / Marta Fortunato (CIMAV/CVL) | Campeãs Feminino Absoluto e Junior

Laser 4.7 (#45)

2. Julien Carter (GNOlhão)

3. Martim Fernandes (GCNFaro)

4. Daniel Cristiano (CNPortimão)

8. Tomé Dutra (GCNFaro)

9. Lúcia Neto (GCNFaro) | Campeã Feminino

18. João Henriques (CVLagos)

19. Mara António (CNPTM) | 3ª Feminino

22. Joana Cavaco (GCNFaro)

33. Camila Poucochinho (CVLagos)

34. Leonardo dos Santos (CVLagos)

35. Bruno Tavares (GNOlhão)

36. Carlota Benedy (CNPortimão)

41. Chloe Carter (GNOlhão)

44. Rafaela Sousa (CNPortimão)

Laser Radial (#41)

4. Martim Sancho (GCNFaro) | 3º Junior Masculino

9. André Granadeiro (GCNFaro)

10. João Vargues (GCNFaro)

13. Afonso Rodrigues (GCNFaro)

17. Robin Tomaz (CVLagos)

18. Cristóvão Gonçalves (GCNFaro)

20. João Revés (ANGuadiana)

27. Lucas Sousa (CVLagos)

29. Daniela Miranda (ANGuadiana) | Campeã Junior Feminino

30. Mariana Viegas (CVLagos) | Vice-campeã Junior Feminino

33. Gonçalo Guerreiro (CVLagos)

34. Fernando Rodriguez (ANGuadiana)

36. Bruna Carvalho (ANGuadiana)

38. Ezra Wansink (CVLagos)

41. Miguel Benedy (CNPortimão)

Comentários