Atletas mais novos garantem futuro

Vau Challenge Mostra Nova Geração

Tribo local de bodyboard rejuvenescida com novos valores (®PedroNunes)

A segunda edição do Vau Challenge decorreu ontem, na Praia do Vau, em Portimão, e deixou boas indicações para o futuro do bodyboard regional. O alinhamento de atletas foi composto por uma turma de nove jovens em formação. Pode parecer pouco, mas assinala renovação, uma passagem de testemunho saudável para o desporto. O grande vencedor foi Duarte Firmino, filho de um bodyboarder veterano de Ferragudo, Nuno Firmino.

O Vau Challenge é um campeonato exclusivo de bodyboard, organizado por um grupo de amigos e históricos do bodyboard dos concelhos de Portimão e Lagoa. Os principais impulsionadores do evento são o fisioterapeuta e treinador Filipe Costa (Fisiorider) e o treinador Sandro Nóbrega (Iodo), com os apoios Secret Spot, Iodo Surfing Gear e Portimão Surf Clube.

Sandro Nóbrega, à esquerda; e Filipe Costa, os principais impulsionadores do evento (®PedroNunes)

Os nove atletas que participaram no campeonato, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos, são treinados por Filipe Costa e Sandro Nóbrega. Para os jovens competidores foi um dia importante, uma oportunidade soberana para apreender a dinâmica de um campeonato e testar o nível de evolução. Para os veteranos que assistiam foi igualmente importante, porque puderam ver na água o futuro do bodyboard local.

A chamada dos atletas foi feita às sete da manhã. Oito atletas formaram o alinhamento do campeonato e o nono, o mais novo, com nove anos de idade entrou depois na ‘expression session’, colocada na água antes da final e apenas para diversão, sem premiação. A sequência de prova desenrolou-se com duas baterias de quartos-de-final, com quatro atletas cada; uma meia final com uma bateria de quatro atletas e uma final ‘man-on-man’.

Os jovens atletas deixaram bons apontamentos nas ondas do Vau (®PedroNunes)

Duarte Firmino foi o grande vencedor da final, em duelo direto contra Fábio Silva, 2º classificado. O 3º e 4º lugares foram definidos pelo resultado da bateria única de meia-final: Ricardo Megué em 3º e Salvador Firmino em 4º. Todos estes atletas receberam prémios Fisiorider, Secret Spot e Iodo Surfing Gear. O vencedor foi também contemplado com uma mini-prancha Refresh. A entrega de prémios decorreu na Secret Spot, com almoço incluído.

Duarte Firmino tem 14 anos de idade e começou a praticar bodyboard aos oito anos de idade. O irmão Salvador Firmino é mais novo, tem 11 anos de idade e pratica bodyboard desde os seis. São ambos filhos do veterano Nuno Firmino e já partilham ondas como locais no conhecido e rápido pico de Ferragudo F-Point.

Entrega de prémios foi realizada na Secret Spot, seguida de almoço no mesmo local (®PedroNunes)

Nuno Firmino é um pai feliz. “A nova geração está a começar a dar cartas e nós estamos a passar o testemunho. Quando estou na água com eles – com os filhos Duarte e Salvador – é um orgulho; às vezes fico parado só a vê-los”, comentou, ao Swell-Algarve. Duarte Firmino apresenta já uma bonita linha de surf e o segredo da evolução, segundo o pai, é simples: “Ele tem muita força de vontade e adora o bodyboard”. Quem sai aos seus….

As condições no mar estiveram amenas, propícias para os jovens em formação, mas insuficientes para lançar a competição Open. A tribo local do bodyboard, no entanto, marcou presença e aplaudiu os mais jovens desde a bancada natural na esplanada do bar Pai Tomás. Filipe Costa lamenta apenas que treinadores de outras paragens próximas não tenham aproveitado a oportunidade para os seus atletas. “As coisas estão a acontecer; só não aparece quem não quer”, disse o organizador, ao Swell-Algarve.

Comentários