Gonçalo Pinheiro venceu a primeira edição do Vau Challenge, campeonato de bodyboard que fez a sua estreia este sábado, 17 de dezembro, na Praia do Vau, em Portimão. O atleta do circuito APB World Tour abrilhantou o evento com a sua presença e teve de se aplicar na água, para conseguir impor-se ao conhecido ‘rider’ de Ferragudo Jorge Nunes, que fez a melhor onda do campeonato.
O primeiro Vau Challenge não teve a onda que procurava, mas levou muito boa onda à Praia do Vau. O evento foi organizado a pensar na famosa ‘esquerda’ tubular que por vezes se forma sobre a laje nascente na Praia do Vau. É uma onda pesada e de consequência. A ondulação prometia, mas a ‘esquerda’ não se ergueu à medida das expetativas. No entanto, houve ondas e bom bodyboard durante toda a manhã na Praia do Vau.
—
—
O Vau Challenge teve também como objetivo revitalizar a tribo do bodyboard, em Portimão e no Algarve. Esse objetivo foi alcançado. O evento juntou na Praia do Vau caras conhecidas da cena bodyboard local e regional, estrelas do ‘free surf’ que quiseram participar na iniciativa, como competidores ou juízes. A manhã foi de grande convívio, o que é só por si um hino ao desporto.
Em manhã de sol e frente a uma esplanada com público, os catorze (14) competidores Open mostraram bom surf na água, com sucessões de 360, rollos e um, ou outro ‘chapelinho’ ocasional. Jorge Nunes fez a melhor onda do campeonato (7 pontos) na segunda ronda e venceu o Prémio Swell-Algarve, uma sessão fotográfica em local e data à sua escolha.
—
—
Gonçalo Pinheiro, sempre muito ativo e com surf mais crítico venceu o campeonato e ganhou uma bonita prancha ‘hand plane’ em madeira Leander Wave Riding. “Gosto de estar com a malta. Só tive pena que as ondas não estivessem maiores”, comentou o vencedor, para o Swell-Algarve.
Todos os participantes receberam sacos com brindes da Iodo Surfing Gear e os melhores foram também premiados com vales de desconto da loja de surf Secret Spot e do gabinete de fisioterapia e treino funcional Fisiorider, em Portimão.
—
—
Uma palavra especial de elogio para o jovem Sub-14 Ricardo Megé, que não teve competidores na sua categoria e mostrou (boa) atitude ao entrar na competição Open. De parabéns está também o veterano Francisco Santana, que depois de muitos anos a competir, sobretudo nos tempos de universidade, conseguiu hoje disputar a sua primeira final num campeonato de bodyboard.
O ‘Vau Challenge’ é organizado por um grupo de bodyboarders de Portimão e tem os apoios Fisiorider, Secret Spot, Iodo Surfing Gear, Swell-Algarve e Portimão Surf Clube. Para o ano há mais.
—
—
Final Vau Challenge 2016
1. Gonçalo Pinheiro
2. Jorge Nunes
3. Francisco Santana
4. Jeffrey Borda D’Água
—
Links:
Comentários