Algarvia vence na Ericeira e mantém pleno de vitórias

Joana Schenker É Tetracampeã Nacional

Joana Schenker chegou ao quarto título nacional consecutivo com vitórias em todas as etapas e ainda a uma do final do circuito (®AlvaroFR/EriceiraSurfClube)

Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) já é Tetracampeã Nacional de Bodyboard Feminino. A atleta algarvia conquistou por antecipação o seu quarto título nacional consecutivo ao vencer a 4ª Etapa (penúltima) do circuito feminino, disputada na Ericeira, no fim-de-semana 26 e 27 de agosto.

O anúncio da conquista antecipada do título nacional foi feito pela Associação de Bodyboard de Sagres e pelo treinador e companheiro da atleta, Francisco Pinheiro. O domínio da atleta algarvia no bodyboard feminino assume proporções históricas. Joana Schenker soma quatro títulos nacionais femininos consecutivos mas vence pela quinta vez o circuito nacional. Em 2013 não lhe foi atribuído o título porque ainda não tinha nacionalidade portuguesa.

Joana Schenker chega ao ‘tetra’ com vitórias em todas as quatro etapas femininas já disputadas este ano e a uma etapa do fim do circuito. No fim-de-semana, na Ericeira, a atleta algarvia ‘varreu’ a prova com vitórias em todas as baterias que disputou. Foi assim em quase todas as etapas.

Joana Schenker à esquerda no pódio feminino na Ericeira, onde venceu todas as baterias em que participou (®AlvaroFR/EriceiraSurfClube)

Joana Schenker à esquerda no pódio feminino na Ericeira, onde venceu todas as baterias em que participou (®AlvaroFR/EriceiraSurfClube)

A atleta algarvia está a construir um registo inédito. Joana Schenker é tricampeã europeia de bodyboard feminino em título, estatuto que nenhuma outra mulher alcançou antes e iniciou o circuito europeu este ano com uma vitória na primeira etapa (ver notícia).

A bodyboarder sagreira está também no circuito mundial e viajou esta segunda-feira, 28 de agosto, para o Japão, para disputar a sua segunda etapa mundial esta época. Em 2016, Joana Schenker foi Top 4 Mundial, em igualdade pontual com a terceira melhor do mundo.

A Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard na Ericeira, organizada pelo Ericeira Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf decorreu na Praia da Empa e foi servida com boas ondas. Foi a 4ª Etapa Feminina, mas a 3ª Etapa para as categorias Open (Masculino) e Dropknee. A Associação de Bodyboard de Sagres esteve representada pelos atletas Francisco Pinheiro e Gonçalo Pinheiro na etapa Masculino.

Francisco Pinheiro e Gonçalo Pinheiro venceram os respetivos ‘heats’ nas duas primeiras rondas – Ronda de 48 e oitavos-de-final. Foi uma entrada fulgurante, travada com a eliminação dos dois algarvios nos quartos-de-final. Gonçalo Pinheiro alcançou um registo de consolação nos ‘oitavos’, ao vencer aí Daniel Fonseca, que haveria de ganhar a etapa.

O Circuito Nacional de Bodyboard Open (Masculino) 2017 ainda tem no calendário mais duas etapas; na Praia Grande, dia 11 de setembro, e em Peniche, dias 18 e 19 de novembro. O Circuito Nacional de Bodyboard Dropknee tem apenas mais uma prova, a etapa em Peniche, em novembro. O Circuito Nacional de Bodyboard Feminino vai terminar com uma etapa exclusiva para mulheres, em Carcavelos, dia 28 de outubro.

Finais Etapa Nacional BB na Ericeira | 26 e 27 agosto

Feminino (4ª etapa)

1. Joana Schenker (ABS)

2. Teresa Almeida (CDAN)

3. Marta Leitão (ESC)

4. Teresa Padrela (AquaCarca)

Open (3ª etapa)

1. Daniel Fonseca (PPSC)

2. Ricardo Rosmaninho (CNP)

3. Dino Carmo (CDAN)

4. Manuel Centeno (AON)

(…)

9. Gonçalo Pinheiro (ABS)

11. Francisco Pinheiro (ABS)

Dropknee (3ª etapa)

1. Luís Pereira (ASFF)

2. Diogo Pimenta (AON)

3. Tiago Pimentão (ESC)

4. Bruno Dias (ESC)

Links:

3ª Etapa CNBB Feminino 2017 | Ílhavo (agosto)

2ª Etapa CNBB 2017 | Esposende (maio)

1ª Etapa CNBB 2017 | Caparica (abril)

Comentários