PAN Optimist 2017 | Almada, 26 a 28 maio

Vinte Juvenis Algarvios Lutam para Representar Portugal

Velejadores vão competir por 13 lugares para representar Portugal no Mundial e no Europeu de Optimist (®PauloMarcelino/arquivo)

Começa amanhã, sexta-feira 26 de maio, a Prova de Apuramento Nacional da Classe Optimist 2017, no campo de regatas do Mar da Palha / Rio Tejo, em Almada. A prova é organizada pelo Clube Náutico de Almada, com o apoio da Federação Portuguesa de Vela e a colaboração da Associação Regional de Vela do Centro e vai encerrar o Ranking Nacional de Apuramento para o Mundial e Europeu da Classe. Vão estar na PAN 20 velejadores algarvios, em representação de 4 clubes da região.

Apenas podem participar na PAN Optimist 2017 os velejadores que competiram, em abril, no EDP – XII Campeonato de Portugal de Juvenis 2017. A comitiva algarvia integra os vencedores masculino e feminino desse campeonato (ver notícia), atuais Campeões de Portugal: Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) e Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão).

Na comitiva algarvia estão ainda mais dois algarvios do Top 10 do Campeonato de Portugal de Juvenis 2017: Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana) e Beatriz Cintra (CNPortimão). Vladislav terminou o campeonato em 4º na geral e conquistou a Medalha de Bronze masculina. Beatriz Cintra foi 6ª na classificação geral e recebeu a Medalha de Prata feminina.

As regatas disputadas no Campeonato de Portugal mais as regatas que vão agora ser disputadas na PAN em Almada formam, no seu conjunto, o Ranking Nacional de Apuramento da Classe Optimist 2017. Os velejadores portugueses melhor classificados nesse ranking são convocados para as seleções de Portugal ao Mundial (Tailândia) e ao Europeu (Bulgária) de Optimist.

O apuramento para o Mundial foi este ano alterado pela Federação Portuguesa de Vela (ver notícia). Portugal estará representado no Mundial de Optimist, na Tailândia, por cinco (5) velejadores. Seriam os cinco primeiros no Ranking Nacional de Apuramento, mas a correção deste ano reservou um lugar feminino, para uma velejadora que se tenha classificado entre os 10 primeiros do ranking. Se entre os cinco primeiros já houver pelo menos uma rapariga serão convocados esses cinco primeiros.

Para o Campeonato Europeu de Optimist, na Bulgária, ficam apurados os velejadores melhor classificados no ranking que não tenham sido apurados para o Mundial, até perfazerem, no máximo, cinco (5) velejadores de um género e três (3) do outro.

O sinal de advertência para a primeira regata na PAN Optimist 2017 está previsto para as 11h00 de sexta-feira 26 de maio. Está prevista a realização de um total de 9 regatas e basta uma concluída para validar a prova. A competição termina domingo, 28 de maio, não podendo ser dada nenhuma largada depois das 16h00 desse dia.

Algarvios na PAN Optimist 2017

Associação Naval do Guadiana (3): Vladislav Bedlinskyy, Luís Gonçalves e Viktoriya Kononova

Clube Naval de Portimão (9): António Monteiro, Daniel Cristiano, Beatriz Gago, Francisco Dias, Diogo Faustino, Beatriz Cintra, Rafaela Sousa, Rodrigo Dias e Mara António

Ginásio Clube Naval de Faro (5): Leonor Dutra, William Risselin, Miguel Sancho, Mariana Ramos e Guilherme Cavaco

Clube Náutico de Tavira (3): Rafael Ribeiro, Filipe Lopes e Érica Porto

Links:

PAN Optimist 2016

 

Comentários