A luta pelos pontos de acesso aos campeonatos do Mundo e da Europa da Classe Optimist vai começar amanhã, em Tavira. O Clube Náutico de Tavira vai ser o anfitrião da 1ª Prova de Apuramento Nacional 2018/19 da Classe Optimist Portugal, nos dias 8 a 12 de abril. Oitenta e cinco velejadores de todo o País vão competir pelas 12 vagas nacionais nas duas mais importantes provas internacionais da Classe. Metade dessas vagas foram o ano passado conquistadas por velejadores algarvios.
A Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO) e a Federação Portuguesa de Vela (FPV) alteraram Critério de Apuramento Nacional da Classe Optimist esta época, restringindo-o a duas Provas de Apuramento Nacional. A 1ª PAN vai decorrer esta semana em Tavira; a 2ª PAN Optimist 2018/19 será realizada em Leixões, nos dias 1 a 5 de junho.
O ‘ranking’ de apuramento incluía na época passada também as regatas do Campeonato de Portugal, mas o critério mudou esta temporada. O Campeonato de Portugal de Juvenis e Infantis 2018/19 está marcado para os dias 24 a 28 de julho, em Peniche, não conta para apuramento e vai ser realizado já depois de terminados o Mundial e o Europeu da Classe Optimist.
—
—
Os resultados das regatas concluídas nas duas PAN 2018/19 vão formar o ‘ranking’ do Critério de Apuramento da Classe Optimist, que define os velejadores a selecionar para representar Portugal nos campeonatos do Mundo e da Europa. Em jogo estão cinco (5) vagas portuguesas no Campeonato do Mundo e sete (7) no Campeonato da Europa.
—
Campeonato da Europa | Crozon-Morgat, França | 22 a 29 de Junho
Campeonato do Mundo | Antígua, Antígua e Barbudas | 6 a 16 de Julho
—
Os primeiros quatro classificados do ‘ranking’ nacional (independentemente do género), mais uma velejadora do Top 10 (‘wildcard’ da Federação Portuguesa de Vela) são selecionados para o Mundial. Os restantes sete melhores classificados (num conjunto com um máximo de quatro atletas do mesmo género) são selecionados para o Europeu.
O ano passado, o Algarve ocupou metade das doze (12) vagas Portuguesas. Os algarvios Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão), Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) e Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana) estiveram no Mundial no Chipre. Os algarvios Miguel Sancho (GCNFaro), Filipe Lopes (CNPortimão) e Érica Porto (CNTavira) foram ao Europeu na Holanda.
Guilherme Cavaco vai lutar pela 4ª presença consecutiva em Mundiais de Optimist. Beatriz Cintra e Vladislav Bedlinskyy já não entram nas contas este ano porque ultrapassaram limite de idade e estão agora na Classe Laser. Miguel Sancho, que foi o melhor Português no Europeu do ano passado, vai querer este ano o passaporte para o Mundial, que perdeu o ano passado por um ponto.
—
—
Cada PAN Optimist 2018/19 vai ser disputada por 85 velejadores. A frota é composta por 80 juvenis e 5 infantis e formada por quotas regionais para juvenis e pelos ‘campeões’ infantis de cada uma das cinco zonas de apuramento. As quotas do critério de acesso por regiões para os juvenis são as seguintes: Norte 20, Centro 17, Sul 20, Açores 15 e Madeira 8.
O Algarve estará representado pelos 20 primeiros classificados no ‘ranking’ regional Sul de apuramento juvenil (ver lista abaixo) e por Jannis Tomáz (Clube de Vela de Lagos), vencedor do ‘ranking’ Infantil após as três Provas de Apuramento Regional realizadas esta época no Algarve. Esta é a quota Sul do critério de acesso às PAN, mas poderão ter aberto mais vagas para a região.
—
Juvenis Algarvios Apurados para as PAN Optimist 2018/19 *
- Guilherme Cavaco (GCNFaro)
- Miguel Sancho (GCNFaro)
- António Monteiro (CNPortimão)
- Filipe Lopes (CNPortimão)
- Nuno Figenschou (GNOlhão)
- Mick Dudek (CNPortimão)
- Érica Porto (CNTavira)
- Tiago Marques (GNOlhão)
- Maria Teresa Figenschou (GNOlhão)
- Eolann Knight (CVLagos)
- Rafael Silva (CNPortimão)
- Julia Rodriguez (ANGuadiana)
- João Ferreira (GCNFaro)
- Marta Rodrigues (CNPortimão)
- Diogo Garcia (CNTavira)
- Guilherme Quitéria (CVLagos)
- Tiago Cameirinha (ANGuadiana)
- Beatriz Nunes (ANGuadiana)
- Clementine Steenberge (CNPortimão)
- Denys Yevstafiev (ANGuadiana)
- Esta é a lista dos atletas apurados para as PAN no ‘ranking’ regional Sul. A frota final poderá estar alterada em caso de novas vagas abertas. O Swell-Algarve sabe, por exemplo, Sara Rebelo, do Grupo Naval de Olhão, está apurada para as PAN e terminou o ‘ranking’ regional em 29º.
Comentários